Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando um PC pela primeira vez e tenho dúvidas sobre se vale a pena investir em linhas caras como Aorus Elite ou ROG Strix.

A configuração que planejo é:

Ryzen 5 5600

Placa-mãe B450 ou A520

RTX 3060 12GB

RAM Kingston Fury 1x16GB

Fonte Corsair 550W

Sei que o processador e a placa de vídeo são potentes juntos, mas não pretendo fazer overclock.

Será que realmente preciso gastar mais em uma placa-mãe ou placa de vídeo de linhas tão renomadas para ter o desempenho esperado de peças como essas?

Postado
6 minutos atrás, RodrigoGus disse:

Será que realmente preciso gastar mais em uma placa-mãe

Não... para um Ryzen 5600, na ASUS bastaria Prime ou TUF. Não faz sentido comprar uma placa-mãe cheia de firula para um processador tão sensato como o 5600. Além disso, acho que nem vai achar no mercado opções muito sofisticadas para A520, afinal é um chipset de entrada.

Placa de Vídeo, na minha opinião, qualquer coisa a mais que TUF seria frescura.

• Obrigado 1
Postado

@RodrigoGus essas placas mae ae que você está apontando, estão otimas, e se for comprar placa-mãe cara, no maximo, uma b550, não passe disso.

Estou vendo tmb que lhe falta mais um pente de 16gb. você pode economizar na placa-mãe um pouco (se não for comprar uma cara), e investir na outra memória que falta

• Solução
Postado
3 horas atrás, RodrigoGus disse:

Estou montando um PC pela primeira vez e tenho dúvidas sobre se vale a pena investir em linhas caras como Aorus Elite ou ROG Strix.

Em relação a placas mãe, deve-se olhar o modelo específico, não apenas a linha. Veja a Gigabyte B550M Aorus Elite por exemplo, que não passa de uma placa básica fantasiada de produto Aorus, fazendo feio nos testes do Hardware Unboxed e também do brasileiro Guiga Games.
Nos testes de VRM do Guiga ela ficou atrás da MSI A520M-A PRO e também da ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, que foram duas A520 que surpreenderam, principalmente o modelo de ASUS.

Ela não é ruim, mas não vale mais do que 600 reais.

Você precisa estar ciente do que quer comprar. O pcie 4.0 por exemplo, você só o encontrará em B550 e X570 decentes (não em todas, pois há muita vagabundagem no mercado). Quer pcie 4.0?

Para saber da qualidade do VRM, dependemos de testes especializados, já de mais recursos como quantidade de slots M.2, presença de botão flash BIOS, dissipadores de calor, conectores em geral, etc. podemos ver a olho nu, enquanto que informações sobre pcie tomamos conhecimento através da descrição do fabricante.

Agora se pergunte, você quer pcie 4.0? Quer 2 slots M.2 (ou mais) para múltiplos SSDs NVMe?

Como exemplos de boas B550, temos a MSI B550M PRO-VDH WIFI , ASUS TUF Gaming B550M-PLUS , MSI MPG B550 Gaming Plus
Infelizmente nenhuma está com preço promocional. 
Essa B550M PRO-VDH WIFI tinha preço padrão de 700, e em promoções 6xx, mas agora parece que 800 é o novo 700.

Mas como já disseram, qualquer placa-mãe de marca renomada levará o 5600 sem problemas.

Quanto a placas de vídeo, considere que MSI, ASUS, Gigabyte e Galax dão 3 anos de garantia. Pegue a que for acessível ao bolso.

Sobre a Fonte. Se o modelo que estiver comprando for a Corsair CV 550, não é recomendado para se usar com placa de vídeo. 

• Amei 1
Postado

@RodrigoGus Sim, infelizmente é. Colocando somente uma memória, seu pc vai ser menos fluído, haverá mais travamentos, velocidade de memória reduzida, não terá o fps que deseja, resumindo, só vai dar frustração.

um Ryzen 5 5500 consegue levar uma 3060, mas se possível mantem o 5600

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, RodrigoGus disse:

@Crixus Champion valeu maninho, esclareceu demais as coisas.

Realmente, a fonte era um Corsair CV 550. Não sabia que existiam modelos de fonte não recomendados para computadores com placa de vídeo. Será que a fonte MSI MAG A600DN 600W é uma boa escolha e tem um bom preço?

https://www.pichau.com.br/fonte-msi-mag-a600dn-600w-80-plus-preto-306-7zp6b39-809

O Cultists Network classificou a CV 550 como tier D, e segundo eles, inadequada para se usar com placas de vídeo.
Sei que muita gente usa e não tem problemas, só estou repassando informação confiável. A CV é uma linha de entrada, de baixo custo, e recentemente um usuário aqui do fórum teve problema com uma, como pode ver o tópico LINK

Eu iria na Cooler Master MWE V2 Bronze MPE-5001-ACAAB LINK , que é Tier B e foi bem nos testes do TecLab. Possui 5 anos de garantia.
Essa é uma fonte muito recomendada aqui no fórum.

O detalhe é que existe também as MWE V2 Bronze MPE-ACAAW. Porém não se tem qualquer informação sobre elas. E se procurar nas lojas por ACAAB e ACAAW, verá que as ACAAW custam muito menos.

Outro detalhe, as MWE V2 White MPE-ACAAW também são Tier B.
Ou seja, ou vai de MWE V2 Bronze MPE-ACAAB ou MWE V2 White MPE-ACAAW, independente da potência. 

Sobre a MSI MAG A600DN que tem em mente, ela possui um projeto básico, antigo, não sendo uma boa opção. Já a MSI MAG A650BN , esta foi muito recomendada por aqui num passado recente, porém descobriu-se que o capacitor principal foi alterado por um de menor qualidade. Ainda é um bom produto, com 5 anos de garantia.

Se quiser mais informações sobre fontes, além de recomendações, talvez consiga melhores informações na seção de fontes de energia.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!