Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como instalar fans argb no pc?


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Opa pessoal. Então, já seguindo alguns tópicos que fiz aqui no fórum sobre o upgrade que vou fazer no meu Pc, aqui vem outra dúvida. Eu estou pensando em pegar as fans da Pcyes Sangue Frio 3 ARGB para o pc, provavelmente vou comprar o kit com 3 fans + controladora na Pichau (https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pcyes-sangue-frio-3-argb-3x120mm-preto-k3argbsf3bvbr?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwr7ayBhAPEiwA6EIGxAfAEr0XXYG1QRqwj0XHqrcnyB0gbRO24tQ7l581SPpt4QECFwd6yhoCPpYQAvD_BwE). Porém eu não sei nada sobre instalação de fans ou argb ou qualquer coisa do tipo, a única coisa que eu sei sobre as fans é a parte de parafusar elas no gabinete, depois disso não sei mais nada. Então eu queria saber, se eu for comprar essas fans + controladora, eu vou precisar só conectar as fans na controladora e depois conectar a controladora na placa-mãe ou na fonte? Ou tem mais alguma coisa que eu preciso fazer? Abaixo vou deixar a configuração com a qual essas fans vão ser usadas.

 

Ryzen 5 5600

MSI B450M Pro VDH-Max

16GB DDR4 2x8 3200MHz

PowerColor RX6600 8GB

SSD 240gb data + 512gb M.2

Gabinete DT3 HyperFlow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ericl disse:

Opa pessoal. Então, já seguindo alguns tópicos que fiz aqui no fórum sobre o upgrade que vou fazer no meu Pc, aqui vem outra dúvida. Eu estou pensando em pegar as fans da Pcyes Sangue Frio 3 ARGB para o pc, provavelmente vou comprar o kit com 3 fans + controladora na Pichau (https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pcyes-sangue-frio-3-argb-3x120mm-preto-k3argbsf3bvbr?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwr7ayBhAPEiwA6EIGxAfAEr0XXYG1QRqwj0XHqrcnyB0gbRO24tQ7l581SPpt4QECFwd6yhoCPpYQAvD_BwE). Porém eu não sei nada sobre instalação de fans ou argb ou qualquer coisa do tipo, a única coisa que eu sei sobre as fans é a parte de parafusar elas no gabinete, depois disso não sei mais nada. Então eu queria saber, se eu for comprar essas fans + controladora, eu vou precisar só conectar as fans na controladora e depois conectar a controladora na placa-mãe ou na fonte? Ou tem mais alguma coisa que eu preciso fazer? Abaixo vou deixar a configuração com a qual essas fans vão ser usadas.

 

Ryzen 5 5600

MSI B450M Pro VDH-Max

16GB DDR4 2x8 3200MHz

PowerColor RX6600 8GB

SSD 240gb data + 512gb M.2

Gabinete DT3 HyperFlow

@1lokos @Pedroou< Esses entende!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Elas vem com controladora. 

Instalar as fans no gabinete e liga as fans nessa controladora, depois vai um cabo para a fonte e 2 na placa-mãe, conforme a descrição:

Alimentação de energia via cabo SATA + 1x cabo de sinal aRGB + 1x cabo de sinal PWM.

 

O SATA é ligado na fonte e na controladora, o ARGB na entrada/saída ARGB da placa-mãe (no manual mostra onde é) e o PWM em alguma entrada/saída 4 pinos igual a do CPU_Fan (que está o processador), também mostra na manual onde é. 

 

O PWM pode ser no SYS_FAN, seja 1 ou 2:

image.png

 

Já o ARGB acredito que seja no JRGB1:

image.png

 

Mas não sei se vai funcionar para essas fans. Em todo caso, pode não ligar os leds na placa-mãe e apenas controlar as cores pelo controle.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, ericl disse:

dessa forma eu consigo controlar a rotação das fans?

 

2 horas atrás, Pedroou disse:

O PWM pode ser no SYS_FAN, seja 1 ou 2:

Para controlar a rotação.

1 hora atrás, ericl disse:

vi que a placa-mãe não tem o conector para ARGB, nesse caso o que eu faço?

 

2 horas atrás, Pedroou disse:

pode não ligar os leds na placa-mãe e apenas controlar as cores pelo controle.

Ou seja, só conecta a controladora na fonte e o do PWM na placa-mãe.

 

Eu particularmente acho melhor colocar no SYS_FAN2 que é em baixo, além de ficar mais fácil o acesso não vai ter um fio passando por cima da placa-mãe, mas aí fica a seu critério.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pro vdh max não tem conector argb, apenas RGB 12v. você não consegue conectar a controladora nela. você vai conectar as fans à controladora e mudar as cores via controle ou através do botão reset do gabinete. Nesse caso, você precisa pegar o conector reset e conectar na controladora.

Um cabo sata da fonte vai ser conectado para alimentar a controladora e o pwm que sai da controladora você conecta em qq sys_fan ou cpu_fan. Aí você controla a velocidade das fans pela curva de fans na BIOS. (Hardware Monitor no caso da pro vdh max)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ericl disse:

Opa pessoal. Então, já seguindo alguns tópicos que fiz aqui no fórum sobre o upgrade que vou fazer no meu Pc, aqui vem outra dúvida. Eu estou pensando em pegar as fans da Pcyes Sangue Frio 3 ARGB para o pc, provavelmente vou comprar o kit com 3 fans + controladora na Pichau (https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pcyes-sangue-frio-3-argb-3x120mm-preto-k3argbsf3bvbr?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwr7ayBhAPEiwA6EIGxAfAEr0XXYG1QRqwj0XHqrcnyB0gbRO24tQ7l581SPpt4QECFwd6yhoCPpYQAvD_BwE).

 

 

Como esse kit da PCYes inclui uma controladora ARGB que é também HUB PWM para ligar o cabo PWM das ventoinhas - até 9; o que tem que fazer é:

 

Ligar a controladora na fonte através de um cabo SATA.

 

Ligar o cabo PWM da controladora num SYS_FAN (CHA_FAN nas ASUS) para permitir o BIOS controlar o rotação das fans em função da temperatura do CPU.

 

Ligar o cabo ARGB (3 pinos com falha) da controladora num conector ARGB da placa-mãe, para sincronizar os LEDs. Se a placa-mãe não tiver este conector use o controle remoto IR da controladora para gerenciar o "frufru".  

 

Escolheu um kit muito bom, com preço justo, os fans tem bom fluxo de ar.

  • Máx. Fluxo de Ar: 60 CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,47 mmH2O

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!