Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

minha cpu começou a dar esse problema do nada.
meu setup é uma RTX 3070 Ryzen 7 5800x e 32gb ram 3200mhz então não é gargalo.

eu abri um jogo hoje e no começo estava normal e de repente ele começou perder fps.

no benchmark mostra que o único problema é cpu que está tendo uma performance pior do que deveria.

alguém pode me ajudar?  

image.png.2b8bca7a6f356e107b0aadb9c92b9632.png

Postado

@JACK-SORTUDO Então você encontrou o problema, seu processador está chegando na temperatura limite dele, o que faz decair o desempenho.

Qual o seu gabinete? Você utiliza um Water Cooler ou um Air Cooler nesse processador? Ou o cooler box padrão?

Postado

infelizmente é o cooler box padrão.

o gabinete é esse 

Gamer Rise Mode Glass 06X, Mid Tower, Lateral em Vidro Fumê e Frontal em Vidro Temperado, Preto - RM-CA-06X-FB

image.png.70d6cc06d3af7a135814ee0016293e68.png

• Haha 1
Postado

@Middoken realmente, cara de pau da AMD mandar a "solução de arrefecimento" deles num CPU que esquenta que nem um Ryzen 9, seria melhor que nem mandassem nada pra pessoa não ter de se estressar no futuro.

Nossa, amigo,  você tem o combo da desgraça, CPU muito quente, cooler fuleiro e gabinete forno, aí nem tem como reclamar. 

@JACK-SORTUDO remova o painel frontal e filtro de poeira da parte de cima do gabinete e veja se há alguma diferença na temperatura.

Tem ideia de como fazer undervolt pela BIOS?

O PBO está ativado?

E se for pegar um gabinete, cooler e pasta térmica novos, tem um orçamento em mente?

• Haha 1
Postado

deu uma diminuída 

mandei uma foto do gabinete errado eu confundi

ele é parecido com esse

acho q o pbo está desativado

infelizmente estou desempregado

n sei como fazer undervolt

image.png.b70c9a49a6a6b961e5938fd1a40e9e8c.png

image.png.169301b7099064c07152873a600941c3.png

Postado

@JACK-SORTUDO  Parece que de "sortudo" você não tem nada.

Eu já tive um problema parecido em uma máquina antiga porque o cooler estava sujo, mas como eu estava com preguiça de limpar e prestes a trocar de PC então eu fiz um downclock de 300 MHz, o que foi suficiente para baixar a temperatura do processador em uns 10 graus. Era um i7-870 2.93 GHz (95W). Para ser sincero não percebi perda de desempenho.

Isso é feio na BIOS do computador. No meu caso eu apenas fui diminuindo o multiplicador da CPU até que, sob estresse, ele não chegasse a 80°C. Consegui isso em 2.6 GHz.

Não sei qual a diferença entre downclock e undervolt. Eu particularmente evito mexer em qualquer coisa relacionada a tensão.

Mas tenha em mente que, para resolver o problema, no mínimo você vai precisar trocar esse cooler box para um melhor, pois o TDP do seu processador é de 105W.

Não sei se o Gammax 400 V2 segura esse TDP. Dê uma pesquisada. Se segurar deve ser o mais baratinho que você vai encontrar, em torno de R$ 150 a R$ 200.

• Curtir 1
Postado

eu mexi um pouco na BIOS pra tentar baixar a temperatura e usei o teste de desempenho do division 2 só achei estranho ele usar tão pouco do cpu

vou ver em outros jgs pra ver se resolveu

image.thumb.png.cd4e40009b8ac4ff1e6388c921f653a4.pngagr

Postado
4 minutos atrás, JACK-SORTUDO disse:

eu mexi um pouco na BIO

O que exatamente você mudou?

Só cuidado ao mexer em tensão, que se pôr um valor alto pode (também) causar danos irreversíveis a CPU.

@JACK-SORTUDO qual sua placa-mãe?

Acredito que @GuilhermeGB possa te auxiliar melhor em relação ao undervolt e mexer na BIOS.

• Curtir 1
Postado

Você pode tentar o "cuve optimizer" dentro das opções do PBO, que seria uma forma mais moderna de fazer undervolting. Mas eu não tenho nenhuma prática com isso, porque é algo que só é suportado dos Ryzen 5000 pra cima, e eu ainda uso um Ryzen 5 3600. Mexer diretamente no vcore seria meio arriscado se não souber direto o que está fazendo.

A causa do seu problema provavelmente é alta temperatura, pegar 91ºC apenas jogando é muita coisa. Olha que o consumo de energia do processador está relativamente baixo, no gráfico ali mostra só 47W, que é o consumo normal dentro de um jogo normal, e na teoria até o cooler box da AMD conseguiria segurar esse CPU abaixo de 90ºC nessas condições.

Dúvida: qual é a marca e o modelo da sua placa-mãe?

• Curtir 1
Postado

@Lord_Dracon pode, mas geralmente é menos efetivo. O curve optimzier é uma forma mais avançada que ajusta a curva de tensão do processador sem que você precise travar a tesão numa valor específico ou sem mexer nos clocks, e isso sozinho já tem o potencial de reduzir o consumo de energia/temperatura do processador sem afetar o desempenho. Claro que varia de CPU pra CPU, tem processadores que vão conseguir resultados melhores que outros.

Mas como eu disse, a temperatura está elevada demais para o nível de estresse que o processador estava sofrendo, então pode ser que nem undervolting/underclocking resolva o problema, e sim uma revisão na refrigeração do CPU.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!