Ir ao conteúdo

Overclock: Quais são as consequências?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Olá, queria obter mais conhecimento sobre o fator ''overclock'', sei que esse tipo de função tira a vida útil do processador, mas em troca ele te oferece o uso máximo de seu processador, como se fosse o Gear 2 do Luffy (nerd moment), mas n conheço muito sobre esse assunto.

• Membro VIP
Postado

Olá Boa noite 

1 hora atrás, Katorzzu disse:

mas em troca ele te oferece o uso máximo de seu processador, como se fosse o Gear 2 do Luffy (nerd moment)

Essa analogia é bem interessante kkkk afinal é literalmente isso 

Ao realizar overclock você irá aumentar o fluxo de dados do seu processador clock , algo que consequentemente aumenta o consumo de energia tensão e a temperatura .

Porém para evitar danos ao processador devemos realizar também undervolting que consiste em reduzir a tensão de alimentação do processador para evitar o superaquecimento .

Um método relevante de overclock é o uso do Ryzen Master que permite realizar testes para definir parâmetros estáveis de tensão e clock .

Você pode escolher iniciar estes parâmetros junto do Windows ou salvar diretamente na BIOS .

Após definir os parâmetros que irá usar tente realizar testes mais intensos como blender ou aida64 a fim de verificar a estabilidade 

Leia o tópico abaixo com experiências sobre o Ryzen master

• Curtir 4
Postado

Vão me jogar pedras mas eu acho que não vale a pena.

Na maioria das vezes o ganho de clock que você vai ter não será perceptível em performance.

Isso considerando que você já tenha um ótimo sistema de arrefecimento e que saiba mexer com as tensões.

Para entusiastas imagino que é uma "área de desafio", mas para a maioria dos usuários de PCs isso só serve para diminuir a vida útil do componente e/ou colocá-lo em risco.

Postado
49 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Vão me jogar pedras mas eu acho que não vale a pena.

Na maioria das vezes o ganho de clock que você vai ter não será perceptível em performance.

Isso considerando que você já tenha um ótimo sistema de arrefecimento e que saiba mexer com as tensões.

Para entusiastas imagino que é uma "área de desafio", mas para a maioria dos usuários de PCs isso só serve para diminuir a vida útil do componente e/ou colocá-lo em risco.

Opa, valeu pela resposta, pelo visto você pensa do mesmo jeito que eu, tb acho que overclock não vale a pena não...Arriscar um bom tempo da vida útil da sua CPU em troca de quê? 10% a mais de desempenho? N vale a pena nem ferrando, de qualquer forma, obrigado aí irmão.

2 horas atrás, STAR ALPHA disse:

Olá Boa noite 

Essa analogia é bem interessante kkkk afinal é literalmente isso 

Ao realizar overclock você irá aumentar o fluxo de dados do seu processador clock , algo que consequentemente aumenta o consumo de energia tensão e a temperatura .

Porém para evitar danos ao processador devemos realizar também undervolting que consiste em reduzir a tensão de alimentação do processador para evitar o superaquecimento .

Um método relevante de overclock é o uso do Ryzen Master que permite realizar testes para definir parâmetros estáveis de tensão e clock .

Você pode escolher iniciar estes parâmetros junto do Windows ou salvar diretamente na BIOS .

Após definir os parâmetros que irá usar tente realizar testes mais intensos como blender ou aida64 a fim de verificar a estabilidade 

Leia o tópico abaixo com experiências sobre o Ryzen master

Muito bom irmão, obrigado pela explicação, mas enfim, concluindo, vale a pena ou não fazer overclock em um Ryzen 5 5600? 

• Solução
Postado

@Katorzzu Hoje com clock turbo, desde que você tenha uma placa-mãe com VRM decente e um cooler Ok, provavelmente teu processador já vai rodar no clock máximo suportado, fora que os CPUs atuais estão com margem pra overclock cada vez mais baixos, tipo antigamente era comum conseguir rodar um CPU como um core 2 duo E4400 de 2Ghz a 3Ghz (50% de OC🤪), eu mesmo usei esse processador com OC por 1 ano, depois começou as BSODs direto ao invés da ocasionais, e eu tive que recuar pra 2.6Ghz, ainda funcionou mais 6 meses ate a placa-mãe queimar e eu resolver migrar pra AMD...

Eu ja arrisquei um OC no meu R5 1600, mas não consegui passar de 3.8Ghz (~20% de OC) e isso com overvolt, e algumas instabilidades, achei que não valeria a pena e voltei para o stock, instabilidade e travamentos ja me bastam as do ®Windows mesmo.

• Curtir 3
Postado

Antigamente era mais vantajoso de fazer OC em CPU, de uns anos pra cá, as CPUs evoluriam muito, e hoje em dia geralmente são bem dimensionadas (ainda mais para games, tanto que geralmente o gargalo fica na GPU, geralmente...).

Na verdade o que percebo é que ao invés de OC o que está valendo mais a pena é fazer Undervolting, para se obter menores temperaturas, menor consumo de energia co  praticamente o mesmo desempenho original da CPU e algumas vezes até mais desempenho.

A não ser que sua CPU seja o gargalo do sistema, não acho necessário fazer o OC na CPU. Praticamente não lhe trará benefícios práticos.

• Curtir 2
Postado

São duas:

1) clocks mais altos;

2) maior consumo energético.

Hoje em dia, você tem o PBO nos Ryzen, que é um "OC" seguro, para iniciantes. Você não precisa saber de nada: apenas ligue a opção na BIOS e, se seu PC suportar, ele vai trabalhar mais rápido. Se não suportar, muda nada.

O mais vantajoso, hoje, é fazer undervolt. De novo, se for Ryzen, abre o Ryzen Master e deixa ele rodar o Curve Optimizer Per Core. Ele vai te dar valores seguros. Fácil, seguro e eficiente. Se quiser diminuir ainda mais a temperatura, aí você  vai ter que testar valores de vcore manualmente.

Overclock e undervolt são otimizações da performance da cpu. Seria como comprar um carro que faz 10km/l e mudar configurações para ele fazer 12km/l. Se do jeito que veio da loja tá bom pra você, continue feliz. Se tem algo te incomodando, configure, porque, por menor que seja, sempre há espaço para ajustes dos chips.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Katorzzu Boa tarde

Em 25/05/2024 às 18:43, F4b10 disse:

@Katorzzu Hoje com clock turbo, desde que você tenha uma placa-mãe com VRM decente e um cooler Ok, provavelmente teu processador já vai rodar no clock máximo suportado, fora que os CPUs atuais estão com margem pra overclock cada vez mais baixos, tipo antigamente era comum conseguir rodar um CPU como um core 2 duo E4400 de 2Ghz a 3Ghz (50% de OC🤪), eu mesmo usei esse processador com OC por 1 ano, depois começou as BSODs direto ao invés da ocasionais, e eu tive que recuar pra 2.6Ghz, ainda funcionou mais 6 meses ate a placa-mãe queimar e eu resolver migrar pra AMD...

Eu ja arrisquei um OC no meu R5 1600, mas não consegui passar de 3.8Ghz (~20% de OC) e isso com overvolt, e algumas instabilidades, achei que não valeria a pena e voltei para o stock, instabilidade e travamentos ja me bastam as do ®Windows mesmo.

Concordo com o colega, os processadores atuais com seu clock turbo de fábrica já são suficientes para você tira um ótimo rendimento em jogos.

Ou seja em jogos overclock só vai te gerar mais calor e desgaste do processador desnecessário.

Repare que a maioria do processadores o clock turbo varia entre 4.4Ghz á 5.6Ghz que parece ser o limite deles, antigamente era mais fácil você sair dos 2.66Ghz para 3.9Ghz que seria um aumento de 46% com muita facilidade, só mexendo no multiplicador ou FSB se a sua placa-mãe, processador, sistema de alimentação e refrigeração permitisse.

Meu antigo processador um Xeon 3450 fui um deles, meu atual processador o clock turbo dele é 5.1 e o máximo que consegui com estabilidade foi 5.5 que seria 7% de aumento do clock.

Overclock só vale a pena se você gosta de rodar benchmarks como por exemplo o 3D Mark.

https://benchmarks.ul.com/compare/best-cpus

https://benchmarks.ul.com/compare/best-gpus

• Curtir 2
Postado

Eu tenho um 5600GT e ele é de 3.6GHz à 4.6GHz. Com PBO ativo, ele pega 4.85GHz e com undervolt, ele fica mais frio do que sem undervolt com o mesmo clock de 4.85GHz, ou seja, sempre há margem para melhoria. 

A questão não é se OC/UV faz bem ou mal à CPU.  A questão é: você quer aprender a configurar sua CPU para ter um ganho de performance de até 10% e longevidade? Se você não quer aprender, simplesmente rode em stock. Se você quer um pouco mais de desempenho e durabilidade do chip, existem ferramentas que fazem de forma automática e existe a forma manual. As ferramentas automáticas requerem 0 conhecimento e são seguras, ou seja, ainda que seja pouco ganho, você está subutilizando o chip. A forma manual requer conhecimento e muitos testes e apenas esse método eu não aconselho para a maioria da população. 

Resumindo: ligue o PBO e faça o Curve Optimizer. Ou não vai dar diferença ou sua CPU vai ficar mais rápida e mais fria. Se você está em um fórum de hardware, perguntando sobre OC, fazer isso não é trabalho nenhum.

Outro exemplo: a AMD disponibiliza recurso de OC e UV no próprio app de Vídeo (Adrenalin). Comprei uma RX 7600, que tem tensão de 1.2V. Diminui para 1.13 e diminui o boost em 150MHz. Resultado: perdi uns 3% de desempenho e diminui a temperatura em 20°C. Se eu quisesse manter a temperatura inicial, eu conseguiria ter subido os clocks. Como a GPU tá sobrando, escolhi deixar mais fria. Isso levou menos de 1h de testes. Diminui consumo de energia elétrica e aumentei durabilidade da placa apenas arrastando uma barra pra esquerda.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Nito disse:

Eu tenho um 5600GT e ele é de 3.6GHz à 4.6GHz. Com PBO ativo, ele pega 4.85GHz e com undervolt, ele fica mais frio do que sem undervolt com o mesmo clock de 4.85GHz, ou seja, sempre há margem para melhoria. 

A questão não é se OC/UV faz bem ou mal à CPU.  A questão é: você quer aprender a configurar sua CPU para ter um ganho de performance de até 10% e longevidade? Se você não quer aprender, simplesmente rode em stock. Se você quer um pouco mais de desempenho e durabilidade do chip, existem ferramentas que fazem de forma automática e existe a forma manual. As ferramentas automáticas requerem 0 conhecimento e são seguras, ou seja, ainda que seja pouco ganho, você está subutilizando o chip. A forma manual requer conhecimento e muitos testes e apenas esse método eu não aconselho para a maioria da população. 

Resumindo: ligue o PBO e faça o Curve Optimizer. Ou não vai dar diferença ou sua CPU vai ficar mais rápida e mais fria. Se você está em um fórum de hardware, perguntando sobre OC, fazer isso não é trabalho nenhum.

Outro exemplo: a AMD disponibiliza recurso de OC e UV no próprio app de Vídeo (Adrenalin). Comprei uma RX 7600, que tem tensão de 1.2V. Diminui para 1.13 e diminui o boost em 150MHz. Resultado: perdi uns 3% de desempenho e diminui a temperatura em 20°C. Se eu quisesse manter a temperatura inicial, eu conseguiria ter subido os clocks. Como a GPU tá sobrando, escolhi deixar mais fria. Isso levou menos de 1h de testes. Diminui consumo de energia elétrica e aumentei durabilidade da placa apenas arrastando uma barra pra esquerda.

Sim, ainda não comprei meu PC, mas quando comprar eu vou lembrar de tudo que voce e o outro rapaz disseram. valeu pelas orientações.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...