Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Possuo o gabinete Cooler Master CM 690 II que pretendo usar até comprar outro.

Procuro algo simples, funcional (bem ventilado), sem RGB (não curto pc árvore de Natal) e que não custe 1 rim.

Até essa faixa de preço o Montech Air 903 Base é a melhor opção?

Ainda fabricam gabinete com as 2 laterais de metal? (sem vidro temperado). Se sim, quais as opções?

Meu setup:

Ryzen 5 7600

Gigabyte B650M Aorus Elite

Corsair Vengeance 32GB (2X16GB) 6000MHz

XFX RX 480 8GB (trocarei quando puder)

XPG Core Reactor 650W

Postado

Nesta faixa de preço Air 903 Base é o melhor "custo/benéficio" - os fans de alta performance PWM, CFM 84, pressão 2.5) incluídos custariam uns R$ 200,00 avulsos; e performance térmica, que é equivalente ao Lian Li Lancool III que custa o dobro.

Citação

Ainda fabricam gabinete com as 2 laterais de metal?

É bem raro, em geral em modelos "Silent" que são caros, e devido a proposta de serem silenciosos são ruins de airflow.

Exemplos Fractal Design Pop Mini Silent,  Fractal Design Meshify 2 Compact, Montech Air 1000 Silent, Cooler Master Silencio S400.

A pouco tempo teve o ReDragon Aeroflow no mercado, nesse modelo as duas laterais são em tela mesh como na frente*, mas as lojas não renovaram o estoque.

* O fato das laterais ser mesh não implica em melhor refrigeração porque na pratica deixa escapar ar ao invés de canalizar.

gabinete-gamer-redragon-aeroflow-mid-tow

O ASUS Prime A201 é similar, mas custa acima do seu limite. 

O Fractal Design North também é no estilo, e também mais caro.

Nesse tópico de outro forum do final de 2003 listamos os modelos de gabinete que não eram "cristaleira da vovó" disponíveis no mercado na época, agora deve ter menos.

A opção é comprar um "cristaleira" e adesivar o vidro. 😉 

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, 1lokos disse:

A opção é comprar um "cristaleira" e adesivar o vidro. 😉

Me acabei de rir com isso,kkk. Fica bom adesivar o vidro? Não sei como funciona, mas acredito que seja melhor adesivar somente a parte de fora, pra não atrapalhar a temperatura, ou estou falando besteira? E qual o tipo de adesivo recomendado?

13 horas atrás, 1lokos disse:

Nesta faixa de preço Air 903 Base é o melhor "custo/benéficio"

Acho que vou acabar comprando ele mesmo. Existe uma diferença muito grande de performance dele comparado ao Air 903 Max?

O Max vem com 4 fans e o base com 3. Pelo que estava pesquisando, acho que não é possível desligar o RGB do Max. Se fosse e a diferença de preço não fosse grande, ou a diferença de performance, talvez o Max fosse uma opção viável.

Postado
4 horas atrás, Spartan_br disse:

Fica bom adesivar o vidro? Não sei como funciona, mas acredito que seja melhor adesivar somente a parte de fora, pra não atrapalhar a temperatura, ou estou falando besteira? E qual o tipo de adesivo recomendado?

Pode usar estes adesivos para escurecer vidro de carros, não interfere na temperatura, inclusive se quiser colocar dos dois lados.

4 horas atrás, Spartan_br disse:

Acho que vou acabar comprando ele mesmo. Existe uma diferença muito grande de performance dele comparado ao Air 903 Max?

O Max vem com 4 fans e o base com 3. Pelo que estava pesquisando, acho que não é possível desligar o RGB do Max. Se fosse e a diferença de preço não fosse grande, ou a diferença de performance, talvez o Max fosse uma opção viável.

O airflow do Max é um pouco melhor porque tem mais entrada de ar - 3 fans na frente, mas não tem testes comparando os dois.

O 3 fans frontais tem LED ARGB 5v endereçáveis, então pode ficar desligados, basta não ligar a controladora.

O Max custa ~R$ 74,91 a mais  valor com o qual não compra um fan de 140mm, PWM, CFM 84, pressão 2.5 então mantem o bom custo/beneficio.

Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

O 3 fans frontais tem LED ARGB 5v endereçáveis, então pode ficar desligados, basta não ligar a controladora

Então dá pra desligar todos os rgbs do Max? Se sim, compensa pagar um pouco a mais e pegá-lo ao invés do Base.

você respondeu lá no outro tópico que eu criei, o @PedraX levantou uma 2 opção, a de aproveitar meu gabinete.

Ele está em bom estado. A questão seria em melhorar o fluxo de ar dele com a instalação de fans melhores e se isso compensa o investimento ao invés de comprar um gabinete novo.Eu ficaria restrito a VGAs até 304mm, mas acho que não seria um problema.

Pelo manual, dá pra colocar fans de 140mm na frente e no teto, e na parte de trás fan de 120mm se eu não estiver errado. manual.

Tem 6 baias para HD / SSD. Acho que dá pra remover 4 e jogar o fan da frente mais pra baixo para otimizar o fluxo de ar.

Esse gabinete veio com 2 fans originais e eu comprei mais 1. Um fan está na frente jogando o ar pra dentro, 1 na parte de trás tirando o ar e 1 no teto tirando o ar. Ele mantinha o i5 4670k abaixo de 80 graus (por volta de 70~76 graus). O cooler do processador é um Hyper 212x da Cooler Master.

Postado

Como você tem preferência por gabinete sem lateral de vidro, melhorar o airflow do que já tem é uma boa ideia.

Na frente da para colocar 3 fans de 140mm, removendo as tampas internadas das baixas ODD.

CM 690 II mod.

A proposito, eu sou suspeito para falar em reaproveitar gabinete antigo, tenho um ATX que o primeiro dono comprou por volta de 1999, já sofreu diversas modificações, como remoção dos suportes de HDD e ODD, abertura de furos para fans, mover fonte de cima para baixo, e tem em andamento (em passo de tartaruga) um painel frontal de madeira como o do Fractal Design North.

Postado

Em 2020 o hardware Canucks fez um comparativo de um CM 690 II com Corsair 4000D - gabinete moderno, com frente mesh; mostrando o que mudou em 10 anos.

Note os 9:47 que o airflow não mudou muito como possa parecer, o CPU no Corsair 4000D ficou apenas 2 graus abaixo do CM 690 II e a GPU ficou a mesma coisa.

Inclusive neste meio período o design de gabinetes teve uma piora, por volta de 2018 a maioria dos gabinetes eram pensados apenas para mostrar o "fufru" dos LEDs dos fans - eram caixas fechadas com vidro de um lado; sem muita consideração com airflow, exemplificado pelo péssimo desempenho térmico do Fractal Define 7 Compact no gráfico. 😜 

Postado

Eu tenho o MAX e te digo que dá pra desligar o RGB. É só desconectar da controladora. E o fan de trás não tem RGB. Aí os da frente vão ficar com as pás/hélices brancas e o de trás pretas. Ainda dá pra você usar a controladora como hub pwm.

Sobre o filme no vidro, vi um YTuber colocar um que reage com temperatura, aí ele ficava escuro (igual de carro) enquanto estava em uso e claro quando o pc estava desligado. Não me lembro do nome do material.

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Na frente da para colocar 3 fans de 140mm

Só através de MOD né?

2 horas atrás, 1lokos disse:

Note os 9:47 que o airflow não mudou muito como possa parecer, o CPU no Corsair 4000D ficou apenas 2 graus abaixo do CM 690 II

Interessante isso. Até que o desempenho dele não está tão ruim.

Considerando em trocar os 3 fans que tenho nele, quais as melhores opções  de fans? Seriam 2 de 140mm e 1 de 120mm.

39 minutos atrás, Nito disse:

Eu tenho o MAX e te digo que dá pra desligar o RGB

Obrigado por tirar essa dúvida. Nesse primeiro momento vou aproveitar meu gabinete antigo mesmo, mas se eu for trocar, vou levar essa informação em conta. Qual o seu setup? Como ficam as temperaturas?

42 minutos atrás, Nito disse:

Sobre o filme no vidro, vi um YTuber colocar um que reage com temperatura

Legal isso depois vou pesquisar sobre.

Postado
5 minutos atrás, Spartan_br disse:

Qual o seu setup? Como ficam as temperaturas?

É um 5600GT, com uma B450M PRO VDH MAX e uma RX 7600. Eu cheguei a pegar 2 ventoinhas que eu tinha aqui (1 de 120mm e 1 de 80mm) e testei em vários locais do topo e fundo do gabinete, tanto jogando ar pra dentro como pra fora e as temps da GPU e da CPU não mudaram nem em 1°C. Não cheguei a checar a temp do VRM, porque mesmo em teste de estresse, ela costuma ficar abaixo dos 60°C. De maneira geral, as fans que vem com o gabinete são muito boas e o fluxo de ar é ótimo (as temps não mudam nem se eu deixar sem a lateral de vidro). 

Postado
18 horas atrás, Nito disse:

De maneira geral, as fans que vem com o gabinete são muito boas e o fluxo de ar é ótimo (as temps não mudam nem se eu deixar sem a lateral de vidro).

Obrigado pela informação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!