Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, estou com um PC de 2019 que ainda dá conta de muita coisa, mas já está chegando a hora de trocar ou fazer um upgrade, e aí gostaria de saber se vale a pena comprar um PC novo, vendendo o antigo, ou tentar fazer um upgrade nele. Seguem as especificações do meu PC atual:

- Intel Core i7 8700 3.2GHZ, 6 núcleos (12 threads);

- placa-mãe ASUS B360M-Plus;

- 16 GB (2 pentes de 8GB) de memória Corsair DDR4 1200 MHz;

- Placa de Vídeo Nvidia GeForce 1060 da Gigabyte com 6 GB;

- Fonte de 500W;

- SSD de 250GB + HD de 1TB.

Dei uma pesquisada rápida na OLX, PCs com a GTX 1060 de 6 GB e processadores I5 de 8ª ou 9 ª geração estão anunciados na faixa de R$2000/R$2500, mas não tenho ideia se efetivamente há mercado pra vender nesse preço (mesmo considerando que a configuração do meu PC seria um pouco melhor que as anunciadas lá, mas não creio que isso faça tanta diferença assim posto que é tecnologia velha). 

Com algo em torno de R$5.000,00 valeria a pena dar o upgrade ou vender o PC e montar uma configuração do 0 (aí teria que somar o preço que eu for conseguir no PC com esses R$5000,00).

Agradeço desde já a ajuda.

• Membro VIP
Postado

@Alexandre Mourao Dia

Seu computador ainda da um caldo, caso queira fazer upgrade eu trocaria apenas a placa de vídeo, por exemplo um RX7600 ou RTX 4060, agora se você quiser fazer upgrade de processador já não recomendo porque a diferença da oitava para nona é tão pequena, então nesse caso eu partiria para trocar o PC por inteiro.

E que fonte é essa ela tem marca e modelo?

• Solução
Postado

Upgrade no seu PC atual não dá pra fazer muita coisa, o melhor seria voce montar uma máquina nova. Sugiro um Kit Ryzen com 5700X3D ou se puder já partir para um AM5 com um Ryzen 7600 que custa o mesmo preço do 5700X3D, porém a placa-mãe para AM5 voce gastará mais...

No seu PC atual, esse i7 8700 vai entregar uma performance próxima de um Ryzen 3600 que custa atualmente uns 400 reais no mercado de usados, então realmente não dá para pedir um valor alto nesse setup porque fica difícil de vender.

Caso queira fazer upgrade nele, voce pode colocar uma placa de Vídeo mais forte para jogar em 2K ou 4K, acredito que esse processador consiga empurrar uma RTX 4060ti ou uma RX 6700XT nessas resoluções mais altas que exigem menos do processador (porém em 1080p certamente voce terá gargalo).

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico A fonte é uma da coolermaster, mas esqueci o modelo específico, acho que na vdd é 550W, não 500, depois abro o gabinete e olho. 

@gutopereira Acho que o melhor mesmo então vai ser usar um pouco mais esse PC e vender pelo que arrumar de grana, e montar um novo do 0 mesmo. Agradeço pelas respostas.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Alexandre Mourao disse:

@Edvaldo J. Frederico A fonte é uma da coolermaster, mas esqueci o modelo específico, acho que na vdd é 550W, não 500, depois abro o gabinete e olho. 

@gutopereira Acho que o melhor mesmo então vai ser usar um pouco mais esse PC e vender pelo que arrumar de grana, e montar um novo do 0 mesmo. Agradeço pelas respostas.

Se você  já tiver a grana em mãos, á coloque o PC para vender porque esse tipo de coisa cada dia vai desvalorizando.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Até o fim do ano tô com a grana toda, e o PC ainda aguenta até lá sem maiores problemas. Aproveitando pra tirar outra dúvida, fui olhando os outros tópicos de sugestões de montagem de PC e vi que todo mundo sempre sugere Ryzen e em um dos tópicos alguém falou pra fugir do Chipset 1770, é por algum problema de desempenho/durabilidade ou é pela questão do custo-benefício mesmo?

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Alexandre Mourao disse:

@Edvaldo J. Frederico Até o fim do ano tô com a grana toda, e o PC ainda aguenta até lá sem maiores problemas. Aproveitando pra tirar outra dúvida, fui olhando os outros tópicos de sugestões de montagem de PC e vi que todo mundo sempre sugere Ryzen e em um dos tópicos alguém falou pra fugir do Chipset 1770, é por algum problema de desempenho/durabilidade ou é pela questão do custo-benefício mesmo?

Nunca ouvi falar desse chipset 1770 🙈.

O chipset hoje em dia não afeta o desempenho final, o chipset vai te dizer o quanto de tecnologia que a placa suporta.

E mesmo a placa-mãe possuindo slot PCI-E no padrão 3.0 ou 4.0 dependendo da placa de vídeo a diferença de desempenho é muito pequena.

Agora se a placa-mãe não tiver um bom VRM dependendo do processador você pode ter sim problema de desempenho.

Agora durabilidade, esse componente é algo que se não sofrer choque físico, estático ou algum surto de tensão vindo da rede elétrica dura um eternidade.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Escrevi errado, era soquete, kkkk, num tópico anterior alguém falou pra fugir do soquete  LGA1700, e por isso indicou um Ryzen, e minha dúvida é essa, se é por alguma questão de desempenho/durabilidade (se os modelos do soquete 1700 tão com algum problema), ou se é só por custo-benefício mesmo. 

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Alexandre Mourao disse:

@Edvaldo J. Frederico Escrevi errado, era soquete, kkkk, num tópico anterior alguém falou pra fugir do soquete  LGA1700, e por isso indicou um Ryzen, e minha dúvida é essa, se é por alguma questão de desempenho/durabilidade (se os modelos do soquete 1700 tão com algum problema), ou se é só por custo-benefício mesmo. 

🤦🏿‍♂️

Cara eu tenho um processador desse soquete a quase um ano e está perfeito, desempenho muito bruto, e sim esse soquete tem problema causado pela forma que o mesmo é preso acaba empenando processador fazendo com que a temperatura fique elevada.

Mais dos modelos i5 (alguns modelos), e i3 e i7 dependendo da forma que você usa, você nem tem esse problema.

Os modelos que são mais difíceis sãos os i9 de 13ªe 14ª geração, que geram muito mais calor.

Mais isso da pra contornar gastando bem pouco é só você pesquisar.

E não faz sentido você pegar um processador de alto desempenho e instalar um cooler de 100 reais e placa de mãe  de 500 reais e querer milagre.

Eu trabalho com computadores das duas marcas, e ambas são excelentes, ambos tem lado positivo e nagativo.

Se você quiser montar um PC seja de qual fabricante o processador, tem processador da empresa X que vou indicar e não vou indicar, da mesmo mesma que tem processador da empresa Y que foi indicar e não vou indicar.

O cara que te falou isso sobre o soquete LGA 1700 acha que só no soquete da intel tem esse problema, mais se você pesquisar melhor o soquete AM5 também está apresentando alguns problemas.

AMD corrige erros que levaram à queima de chips Ryzen 7000X3D

27145836694295.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!