Ir ao conteúdo

Posso usar uma memória RAM de 3600mhz em uma placa que suporte somente 3200mhz?

Ir à solução Resolvido por Vitoria Gabriela,

Posts recomendados

Postado

Olá! Eu tenho uma placa-mãe B560M Gaming HD e hoje estou com 16Gb de ram a uma frequência de 3200mhz. Tenho um i7-10700Kf que suporta somente 2933mhz, e tenho também o xmp ativado na BIOS...

Eu queria saber se consigo usar memórias de 3600mhz na minha placa ainda com o xmp ativado, mesmo teoricamente meu processador não suportando essa frequência. Vai ajustar automático pro tanto que ele aguentar? Eu quero comprar essas de 3600 por ser um upgrade que consigo fazer no futuro, além de ser duas de 16Gb totalizando 32Gb. Vai dar algum problema? A placa eu vi que suporta até 3200mhz em processadores de 11ª geração. Não tem problema reduzir a frequência pro máximo suportado, eu quero que funcione mesmo kkkkkkk

Obrigado pela atenção!

IMG_6413.png

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, Jp Mozer disse:

Vai ajustar automático pro tanto que ele aguentar?

Sim, o que vai limitar os MHz nesse caso vai ser o seu processador, mas para o que você planeja fazer, não tem problema.

Utilizando memória RAM de 3200, 3600 e afins em um processador que suporta menos, ele irá automaticamente utilizar somente até a frequência que suporta, mas sua usabilidade e funcionabilidade continuará normal, você apenas não irá conseguir usar todo o desempenho que sua RAM pode oferecer, mas como você mesmo diz que é para um upgrade futuro, quando você adquirir um processador que consiga usufruir dos 3600Mhz, irá servir igualmente.

• Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Jp Mozer disse:

então vai funcionar de boa mesmo teoricamente a placa-mãe "não aguentando essa frequência?"

Sim, desde que você NÃO ATIVE o xmp das memórias RAM, pois isso pode causar inconsistências na inicialização de seu computador e demais avarias de funcionamento por exceder o limite suportado de ambos os hardwares (CPU + MB), se quiser se sentir mais seguro, pode configurar elas para operar até em MHz menores como 2666mhz por exemplo.

Mas sim, é provável que funcione normalmente, desde que você não faça o que citei, que é ativar o xmp em sua máquina. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...