Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

OBS: sei que o forum é sobre hardware, mesmo parecendo. não estou fugindo do tema

contextualizando: esse cliente pagou +/- 1000 reais em um pc LGA 775, com processador 32bits e DDR2, em 2022 se não me engano (ele não comprou comigo), conheci ele algum tempo depois disso, e vendi pra ele por 300 reais um kit (16gb + i5 3470 + ga q77m d2h), depois de um temo vendi uma gt 730 (provisoria, ele já quer trocar ela), agora ele quer o máximo de fps pelo menor gasto possível, indiquei pra ele uma GTX 760, que estou vendendo por 420 (garantia legal e contratual totalizando 1,5 anos e mais algumas coisas), mas o que ele não quer entender, é que pra trocar a placa de Vídeo, ele precisara trocar a fonte (uma genérica de 300w), no final disso ele ficou p da vida e disse que desistiu e quer comprar um pc na pichau por uns 1200 reais (placa mancer, fonte bomba, unica coisa que presta é o processador, um r5 4600g)

então queria saber, convenço ele a comprar a GTX 760 e uma fonte de qualidade razoável e gastar uns 600 reais, ou desisto e falo pra ele comprar logo o pc com Ryzen 5?

favor, levem o contexto como meio de comparação

• Membro VIP
Postado

Olá Bom dia 

Em primeiro lugar você não falou nada errado , pelo contrário você foi honesto e responsável com seu cliente !

Em segundo marketing está intimamente ligado a tecnologia , algo perpetua o nosso querido fórum. 

A princípio leia sobre comportamentos de compra

Citação

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade. A maioria das compras entra em uma dessas quatro categorias, mas os compradores ou as compradoras podem reagir de maneira diferente às mesmas compras.

As pessoas geralmente entram em comportamentos de compra complexos quando fazem uma compra grande, como um novo carro ou uma casa. As pessoas se envolvem muito nessas decisões e pesquisam todas as opções cuidadosamente antes de escolher uma. Esse tipo de comportamento aparece quando uma compra afetará muito a vida de uma pessoa ou ela envolve grandes riscos.

Uma pessoa que compra o mesmo produto frequentemente demonstra um comportamento de compra habitual e uma alta fidelidade. Por exemplo, um(a) consumidor(a) pode comprar habitualmente a mesma marca de protetor solar ou leite sempre que for fazer compras. Ele ou ela faz essas compras sem parar para pesquisar alternativas, pois não sente necessidade de mudar de marca.

O oposto do comportamento de compra habitual é o comportamento de compra de busca por variedade. As pessoas buscam variedade porque estão procurando por um produto favorito ou porque buscam uma novidade nas compras. Uma pessoa pode demonstrar o comportamento de busca por variedade ao experimentar restaurantes diferentes com frequência. 

Quando as pessoas têm receio de comprar errado, elas expressam o comportamento de compra de redução de dissonância. Esse tipo de comportamento de compra é frequentemente vinculado a um receio de se arrepender, o que costuma acontecer devido a experiências passadas com isso. Um exemplo de comportamento de compra de redução de dissonância é quando um(a) consumidor(a) passa muito tempo comparando várias cores de tinta mas muito menos tempo comparando marcas.

Expandir  

Assim poderiamos inferir que o seu cliente tem um comportamento de redução de dissonância , ele está "enjoado" de adquirir upgrades aos poucos e quer uma solução completa completamente diferente para ele , ou seja , ele quer uma cor diferente mesmo sem entender o significado dela .

Caso tenha interesse de convencer o seu cliente a adquirir o seu produto , você pode mudar a sua abordagem de relacionamento ao cliente , assim mudando seu comportamento de "ovelha" para "lobo" .

Mas aí você se pergunta que sentido 🤔 essa metáfora possui ? Isso não é algo errado ou dissimulado ?

Porém é apenas marketing , em específico marketing emocional 😜

Assim você tem um amplo leque de emoções para oferecer ao seu cliente 

Citação

Ganância. “se eu tomar uma decisão agora, vou ser recompensado”.

Medo. “se não tomar uma decisão agora, eu estou frito”.

Altruísmo. “se eu tomar uma decisão agora, vou ajudar os outros”.

Inveja.  “se eu não tomar uma decisão agora, minha concorrência vai sair na frente”.

Orgulho.  “se eu tomar uma decisão agora, vou parecer inteligente”.

Vergonha. “se eu não tomar uma decisão agora, vou parecer estúpido”.

Expandir  

Leia mais a respeito de marketing emocional 

Uma coisa muito interessante são os cortes do Ronaldo do TECLAB , onde as fontes bomba explodem literalmente , ou os vários vídeos de pessoas reclamando das placas mancer e white label

Em 29/05/2024 às 02:08, Pedro Vinicius G. C. disse:

então queria saber, convenço ele a comprar a GTX 760 e uma fonte de qualidade razoável e gastar uns 600 reais, ou desisto e falo pra ele comprar logo o pc com Ryzen 5?

Expandir  

Essa decisão é pessoal , assim tipo todo cliente é importante , mas um cliente não é superior em importância aos outros , então se tiver tempo e vontade convença-o .

Assim ao evitar que ele faça um mau investimento , você estará fazendo uma boa ação 😇 e contribuindo para fideliza-lo .

Mas você também pode deixar o cliente fazer o que bem entende 😐

Porém como dizia um provérbio chinês "Procure acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão"

• Curtir 1
  • Amei 2
  • Coordenador
Postado
  Em 29/05/2024 às 02:08, Pedro Vinicius G. C. disse:

mas o que ele não quer entender, é que pra trocar a placa de Vídeo, ele precisara trocar a fonte (uma genérica de 300w), no final disso ele ficou p da vida e disse que desistiu e quer comprar um pc na pichau por uns 1200 reais (placa mancer, fonte bomba, unica coisa que presta é o processador, um r5 4600g)

Expandir  

E por qual motivo ele ficou irritado? Ele acha que você tentando enrolar ele, é isso? É preciso entender a causa pra poder avaliar uma solução.

Postado

@mick 07 em geral ele acredita que estou praticando preços abusivos, que estou fazendo com que ele gaste valores exorbitantes fazendo com que ele apenas tenha que gastar um valor (por exemplo, a GTX 760 por +/- 400, mas tenho que ter lucro em cima, se não vou apenas repassar peças como em um "desapego"), depois gastar de novo. ele é o tipo de pessoa que acredita que 1000 reais é suficiente para montar um computador muito poderoso (a nivel de rodar red dead 2 ou até cyberpunk)

consegui resolver o problema do temperamento dele, ele até me deu uma outra proposta, 1200 reais para fazer o pc dele rodar cyberpunk 2077

então cheguei em outra conclusão, que ele parece ter aceitado, ao menos um pouco. comprar uma rx 5600 oem (esta por volta de 800 reais), uma fonte e continuar com o kit dele (mesmo sabendo do gargalo absurdo de processador), depois vender o kit dele e iniciar a montagem de um kit Ryzen de 3º geração

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...