Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, fórum.

Estou quebrando a cabeça com um problema.

Estou usando um roteador D-Link DIR-610 para tentar estender o alcançe da rede no sítio da minha mãe. Estendi um cabo Cat5e do roteador principal  conectado em uma porta LAN (esse roteador principal está na casa do vizinho) até a casa dela, e aqui conectei esse cabo na porta LAN do roteador. Desativo o DHCP no roteador secundário, configuro ele com um IP da mesma rede principal e conecto o cabo LAN. Mas não dá link. O LED da porta LAN pisca por 2 segundos e para, constantemente. Já aconteceu de dar link depois de uns 5 minutos, mas se eu reiniciar, não dá mais. É algo bem estranho. Quando conecto a um repetidor de tomada que tenho aqui, funciona. Mas esse repetidor está muito antigo e o plug da tomada está com mau contato, então não quero usar ele.

Além disso, quando conecto na porta LAN do notebook, dá link normalmente. Testei esse mesmo roteador D-Link na internet da minha casa e funcionou.

Pode ter algo a ver com eu precisar de um cabo crossover para conectar os dois?

Roteador principal: Huawei EG8145V5

Roteador secundário: D-Link DIR-610

Cabo CAT5e

Obrigado desde já!

• Membro VIP
Postado

Qual exatamente a distancia/comprimento que o cabo percorre entre os dois roteadores? E o caminho que ele percorre, esta passando por perto de outros cabos eletricos e/ou motores ou qualquer outro tipo de equipamento com motor?

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Linio Alan disse:

Qual exatamente a distancia/comrpimento que o cabo percorre entre os dois roteadores? E o caminho que ele percorre, esta passando por perto de outros cabos eletricos e/ou motores ou qualquer outro tipo de equipamento com motor?

É de ~50 metros.

Na porta de rede do meu notebook e no repetidor de tomada, dá link normalmente.

1 minuto atrás, edu.dnb disse:

Experimenta conectar na porta WAN do D-link

Eu tentei.

Ele continua piscando por 2 segundos e depois para, mas dessa vez a LED da internet (ao invés da LED da LAN).

@Linio Alan Esqueci de responder, mas não passa por motores. Porém fica a cerca de 5cm de um fio elétrico no poste.

Postado
1 hora atrás, xThiagoMatheus disse:

Não.

Qual o comprimento do cabo? Por onde passa? Tem um duto?

Usando um cabo curto ao lado do outro roteador funciona ok?

Não precisa e provavelmente não deve desligar o serviço DHCP no DIR-610.

30 minutos atrás, xThiagoMatheus disse:

É de ~50 metros.

Na porta de rede do meu notebook e no repetidor de tomada, dá link normalmente.

33 minutos atrás, edu.dnb disse:

Experimenta conectar na porta WAN do D-link

Não use a porta WAN, Procure cabo blindado.

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, arfneto disse:

Qual o comprimento do cabo? Por onde passa? Tem um duto?

Cerca de 50 metros.

Passa por um poste de madeira e depois direto pra dentro da casa.

Não possui duto.

47 minutos atrás, arfneto disse:

Usando um cabo curto ao lado do outro roteador funciona ok?

Infelizmente não consigo fazer esse teste no momento pois não tenho acesso à casa do vizinho (ele se mudou e o roteador fica dentro da casa dele).

Isso é que também dificulta bastante o meu trabalho.

Você acha que pode ter algo relacionado a MDIX?

Postado

@xThiagoMatheus

26 minutos atrás, xThiagoMatheus disse:

Você acha que pode ter algo relacionado a MDIX?

como eu disse, não.

Sem acesso ao outro aparelho vai ficar difícil. Não vejo muito o que fazer. Acho que precisa mesmo de um cabo blindado. E não pode nem trocar os terminais hoje sen acesso ao cabo.

17 minutos atrás, edu.dnb disse:

Dá uma olhada nesse vídeo. Veja se te ajuda.

Alguém me recomendou muito esse vídeo. E tem mais de 1.5 milhão de exibições. Eu assisti. Popularidade não é tudo. Tem muitos erros, umas inconsistências e é até divertido. Fora o fato de que o autor não consegue pronunciar gateway certo, e tenta de muitas maneiras diferentes.

E o autor acha que o modo AP é solução para tudo. Sem sequer considerar o que é e o fato de muitos roteadores nem oferecerem isso. Uma pena.

Não acho que ajude em nada. Escrevi até uma lista de coisas que estão eradas lá, mas achei que não ia levar a nada ficar comentando.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, xThiagoMatheus disse:

Cerca de 50 metros.

Passa por um poste de madeira e depois direto pra dentro da casa.

Não possui duto.

Infelizmente não consigo fazer esse teste no momento pois não tenho acesso à casa do vizinho (ele se mudou e o roteador fica dentro da casa dele).

Isso é que também dificulta bastante o meu trabalho.

Ok seu vizinho não está presente mas como foi o acordo de compartilhamento de internet? Já que ele se mudou, talvez ele possa te repassar a titularidade da internet e ao invés de ter que estender um cabo de 50 metros entre as propriedades, sujeito à diversas intempéries você poderia ter o link totalmente instalado direto na casa da sua mãe. Mas se o vizinho se mudou, e por exemplo ele mandar suspender temporariamente o fornecimento de energia ou não pagar a mensalidade do link, aí pronto! Seu investimento de tempo e recursos vão ralo abaixo.

3 horas atrás, xThiagoMatheus disse:

Estou usando um roteador D-Link DIR-610 para tentar estender o alcançe da rede no sítio da minha mãe. Estendi um cabo Cat5e do roteador principal  conectado em uma porta LAN (esse roteador principal está na casa do vizinho) até a casa dela, e aqui conectei esse cabo na porta LAN do roteador. Desativo o DHCP no roteador secundário, configuro ele com um IP da mesma rede principal e conecto o cabo LAN. Mas não dá link.

Poste uma foto da porta do seu D-Link tentando sincronizar o duplex, preferencialmente do momento que ele começa a negociação e o momento que ele termina (não da link).

O LED da porta LAN pisca por 2 segundos e para, constantemente. Já aconteceu de dar link depois de uns 5 minutos, mas se eu reiniciar, não dá mais. É algo bem estranho.

Curiosamente depois de + ou - 5 minutos, por padrão, também ocorre a expiração de MAC-address na tabela ARP, os leds piscam porque ambos roteadores estão estabelecendo a comunicação camada 2 e 3 com troca de tráfego de controle inicial. Procure a página de "Status" no D-Link e poste um "antes / depois" de conectado o cabo, para vermos se há incremento de frames/pacotes em TX/RX.

É algo bem estranho. Quando conecto a um repetidor de tomada que tenho aqui, funciona. Mas esse repetidor está muito antigo e o plug da tomada está com mau contato, então não quero usar ele.

Além disso, quando conecto na porta LAN do notebook, dá link normalmente. Testei esse mesmo roteador D-Link na internet da minha casa e funcionou.

Se há conectividade plena conectando direto à um notebook, por certo você tem a possibilidade de acessar a página de configuração do Huawei EG8145V5. Caso tenha, poste o plano de endereçamento, statiscas e status das demais portas. Além disso poste ainda o status de conexão da sua própria placa de rede do notebook quando conectado ao Huawei para comparação. Se possível resete as estatísticas de ambos os lados para considerar apenas os dados mais recentes.

Roteador principal: Huawei EG8145V5

Roteador secundário: D-Link DIR-610

Cabo CAT5e

Há muito tempo o cabo crossover não é mandatório dado que as interfaces de rede já operam com MDI/MDIX/Auto-sense nativamente, detectando o tipo de cabo conectado independente se "straight" ou "crossover" para estabelecer a negociação do duplex. Aliás esse Huawei se trata de uma ONT e não apenas de um roteador comum, então sua região tem chegando aí ao menos um cabo DROP 6FO saindo da OLT de algum ponto entre 2 ~ 5 quilômetros sendo assim o mais provável que o provedor tenha oferta de mais alguma posição no split já que o investimento em fibra/GPON é alto e internamente provedores tem opção de transferência de titularidade, considere fortemente essa opção. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...