Ir ao conteúdo

Placa-mãe A520M ASUS aguenta um Ryzen 7 5700X3D ?

Ir à solução Resolvido por Leandro07br,

Posts recomendados

Postado

boa tarde galera, tenho uma A520M esse modelo da foto ai, queria fazer um upgrade do meu Ryzen 5 5600 pra um 5700x3d será que essa plaquinha ai consegue aguentar ? ouvi dizer que o 5700x3d é bem frio.

Se não aguentar acho que me vejo na situação de mudar pra am5 de uma vez ja que um upgrade do meu pro AM5 ia sair quase o mesmo preço e iria me garantir na nova geração da AMD

1.png

• Membro VIP
Postado

@Leandro07br Tarde

O consumo do 5700x3d é maior que do 5600, possa ser que a sua placa-mãe sofra um pouco para alimentar esse processador.

A diferença de desempenho entre os dois processadores existe, principalmente no Fortnite.

Já que você falou que a diferença de preço para o AM5 é quase a mesma, então eu partiria para essa plataforma mais atual.

Postado

O processador 5700x3d até consta na lista de processadores suportados dessa placa-mãe, o que ocorre é que não recomendam que se utilize Ryzen 7 com poucas fazes de alimentação para o processador, que é o caso desta placa, então, funcionar vai, mas pode ser que não atinja o máximo que o processador pode chegar.

Qualquer coisa venda o conjunto Placa + CPU e pegue uma placa um pouco melhor, ou venda junto as memórias e voce pode ir pro AM5...

Porém, o 5700X3d já é suficiente para muita coisa.

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Placa-mãe A520M ASUS aguenta um Ryzen 7 5700X3D ?
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Leandro07br disse:

@Edvaldo J. Frederico  eu pensei em usar aqueles dissipadores avulsos em aluminio que cola com thermal pad você acha que seria uma boa ?

Pode até resolver o problema maior é se esses dissipadores soltar e cair em cima da placa de vídeo ou na placa-mãe ai já sabe no que vai dar 🙈.

Se essa placa-mãe tivesse alguma furação para por dissipador nos VRM eu até riscaria pegar alguma placa-mãe que tenha dissipador e tentar adaptar.

Agora colocar esse dissipadores e placa de vídeo não tem muito problema porque a placa fica na horizontal.

Vamos esperar a resposta dos colegas.

Postado

@Leandro07br o que falam sobre o 5700X3D "ser frio" é porque ele esquentam consideravelmente menos que o 5800X3D, que é um CPU bastante quente. Mas ele ainda aquece mais que outros processadores mais simples. E mesmo assim, o fato do processador ser frio ou não nada impacta no desempenho da placa-mãe, a única coisa que importa para a placa-mãe é a quantidade de energia que o processador exige. Durante jogos ele até que é tranquilo, consome entre 50-80W, para a maioria das placas-mãe com VRM decente essa quantidade de energia ainda é tranquila. Em carga máxima ele chega a consumir mais de 110W, então a placa-mãe precisa ter um VRM com boa construção para segurar bem.

• Curtir 3
Postado

@Leandro07br Mais ou menos. Já comprei desses também para tentar um OC melhor num Fx6300 hehehehe, acabou não dando muito resultado... (foi só até 4.4Ghz/4.5Ghz).

Claro que vai melhorar a temperatura nessa área, mas pode não ser o suficiente, como descrevi. (cheguei a por um cooler em cima e mesmo assim não consegui melhoria no OC)

Postado

O dissipador precisa ter um bom tamanho, precisa ser feito de bom material, a thermalpad que faz o contato entre o MOSFET e o dissipador também precisa ser de boa qualidade, tudo isso vai influenciar se o dissipador vai fazer diferença ou não. Um dissipador muito ruim pode saturar rápido demais, então a partir de um certo ponto ele não consegue mais fazer seu trabalho de dissipar o calor. Thermalpad ruim também pode atrapalhar a transferência de calor do MOSFET pro dissipador e também não faz tanto efeito.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Leandro07br disse:

vou ate perder perfomance porque o 7600 é mais fraco em jogos que o 5700x3d

De que fonte tirou essa informação? Os dois ficam tecnicamente empatados na média dos jogos atuais. 

Average-p.webp

• Curtir 1
Postado

@Leandro07br Tem jogo que se beneficia do cache 3d do 5700x3d, e tem jogo que se beneficia do desempenho por núcleo. Eu diria que no geral é quase um empate...

Dá uma olhada nos vídeos de A520 com 5700x3d ou 5800x3d já que foi lançado antes...

• Curtir 1
Postado

@Leandro07br na apresentação de ontem a AMD prometeu lançamentos para AM5 até 2027, e olha que ela tinha prometido para AM4 até 2020, depois até 2022, mas em pleno 2024 ela lançou o 5700X3D (não era exatamente algo "novo", tipo numa nova geração, mas foi um bom lançamento). O investimento em AM5 é um investimento pensando no futuro, se você pegar uma boa placa B650 agora, vai pode usar até o fim da geração.

• Curtir 1
Postado

Mais um detalhes nessa discussão...

Novos processadores e placa-mãe AMD sairão no início de 2025.

Então talvez não seja uma boa hora para comprar AM5.

Eu mesmo vou esperar um pouco, vai que eu consigo pegar uma placa-mãe mais recente, tipo uma B850 e talvez um Ryzen 5 9600...

Postado

O Guiga Games testou a ASUS Prime A520M-K com o 5800X3D - na época ele não tinha o 5700X3D; e o VRM sem dissipador ficou na casa dos 75 graus jogando o Warzone - que usa bem o CPU, já para software de renderização - Cinebench, Blender; não é recomendada.

O VRM ficando até 80 graus é OK.

Ele testou também a MSI A520M-A PRO, que é bem peladinha e foi bem até com 5900X em stock.

Em geral a diferença nas ASUS Prime, o sufixo -A, -D, -E, -K...  são os conectores no painel traseiro, de resto são iguais.

O T-Rocha HardTec colocou 5800X - que consome mais que o 5800X3D;  em placas A520, B450 Soyo e MaxSun (Chinesas) e nenhuma "explodiu" ou pegou fogo. 😜 

• Curtir 1
  • mês depois...
  • Solução
Postado

Aí galera  passando pra informar que coloquei um Ryzen 5700x3d na minha a520m com esse cooler mesmo adicionei uma fan extra no cooler pra fazer o push and pill e pasmem a temperatura ficou até mais baixo que o meu Ryzen 5600 n passa de 70° graus em jogos e no render o máximo do máximo que bateu foi 78° muito bom pra quem tá em dúvida se a a520m e esse cooler aguenta tá aí a resposta

• Curtir 2
  • 5 meses depois...
Postado

@Leandro07br

Em 15/07/2024 às 11:45, Leandro07br disse:

Aí galera  passando pra informar que coloquei um Ryzen 5700x3d na minha a520m com esse cooler mesmo adicionei uma fan extra no cooler pra fazer o push and pill e pasmem a temperatura ficou até mais baixo que o meu Ryzen 5600 n passa de 70° graus em jogos e no render o máximo do máximo que bateu foi 78° muito bom pra quem tá em dúvida se a a520m e esse cooler aguenta tá aí a resposta

amigo essas temperaturas q você informou, são do cpu ou do vrm? tenho a mesma placa e estou interessado no 5700x3d porém estou com receio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...