Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,
Recentemente adquiri uma placa de vídeo 4060, porém minha placa-mãe é uma A520M com suporte até x3 16, enquanto meu processador é um Ryzen 5 5600. Após observar diversos testes no YouTube, constatei que a 4060 apresenta desempenho superior à RTX 3060 de 12GB em resolução Full HD. Além disso, percebi que a perda de desempenho ao utilizar a conexão PCIe x3 8 é mínima, conforme indicam os testes disponíveis. No entanto, a maioria desses testes foi realizada em resolução Full HD.

Minha preocupação é em relação ao desempenho da placa de vídeo ao rodar em resolução Quad HD. Será que a conexão PCIe x8 irá limitar ainda mais o desempenho? Vale a pena devolver a 4060 e optar por uma RTX 3060 de 12GB com conexão PCIe x16?

Agradeço antecipadamente pela orientação.

• Confuso 1
Postado
20 minutos atrás, bzin943 disse:

Vale a pena devolver a 4060 e optar por uma RTX 3060 de 12GB com conexão PCIe x16?

Não! A 4060 é uma ótima placa, e você realizou uma boa compra!

Acredito que não haja algum tipo de gargalo (se é o que está sugerindo) de usar PCIe 3.0 em quadHD, e se houvesse basta ativar o AMD SAM pela BIOS da placa-mãe que diminui esta perda de performance por usar o 3.0.

Postado

A RTX 4060 só tem 8 linhas de conexão elétrica no PCI-Express, então ela vai funcionar em PCI-E 4.0 x8 em sistemas compatíveis com PCI-E 4.0, e em PCI-E 3.0 x8 em sistemas compatíveis com PCI-E 3.0. Na prática você não verá diferença por causa da versão do PCI-E, e ela ainda será mais rápida do que a RTX 3060.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox

2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Não! A 4060 é uma ótima placa, e você realizou uma boa compra!

Acredito que não haja algum tipo de gargalo (se é o que está sugerindo) de usar PCIe 3.0 em quadHD, e se houvesse basta ativar o AMD SAM pela BIOS da placa-mãe que diminui esta perda de performance por usar o 3.0.

Então, meu receio é porque a maioria dos testes no YouTube estão avaliando os jogos em 1080p (o que é recomendado para essa placa), porém meu monitor é Quad HD e testei o Elden Ring, por exemplo, no ultra e ficou rodando tranquilamente a 60 fps.

Mas vi vários comentários mencionando que devido ao limite x8 3.0, poderia haver mais stutterings e dificuldades para a placa lidar com a carga em jogos exijam mais VRAM, coisa que a 3060 não teria problemas com os 12gbs de VRAM.

Meu resize bar já está ativo.

Postado

@bzin943 se você ultrapassar os limites da VRAM, problema de stuttering e redução de performance aconteceria até se você usasse um sistema 4.0 x8. A questão é que os problemas ficam mais intensificados em 3.0 x8, que tem metade da largura de banda para comunicação entre a placa e o restante do PC. Esse problema ocorre porque na falta de VRAM a placa começa a usar a memória RAM do PC como step. Ultrapassar os limites de VRAM da placa não é recomendado em nenhuma situação, porque corre o risco do jogo quebrar de uma hora pra outra.

Placas de 8GB para 1440p não são recomendadas, mas se você for usar, não abuse da qualidades das texturas e sombras, por exemplo, e se você puder usar o DLSS, melhor ainda. O DLSS renderiza o jogo internamente numa resolução menor, então o uso de memória de vídeo é reduzido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!