Ir ao conteúdo

R$ 1.500,00 para um PC super básico, quais peças seriam melhores?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Eu não vou poder montar devido a certas restrições.
Minha principal dúvida, o que teria mais prioridade? RAM DDR4, processador, GPU ou placa-mãe?

É melhor pegar uma CPU boa e deixar GPU pra depois?

Eu não tenho plano de jogar algo muito pesado, e como eu gosto de emulação, suponho que a CPU seja um pouco mais importante.

Eu não terminei de pesquisar, mas como exemplo, tem essas duas ofertas:

Este aqui possui um Core i7 870 e uma GeForce 730 4GB

https://www.mercadolivre.com.br/pc-gamer-intel-i7-36ghz-GeForce-4gb-16gb-ram-SSD-480g/p/MLB32626200?pdp_filters=category:MLB1649#reviews

Este outro possui um Core i7 3770, mas sem placa de vídeo dedicada

https://www.mercadolivre.com.br/tech-power-desktop-pc-computador-cpu-i7-SSD-480gb-m2-16gb-ram-fonte-500w/p/MLB36302127?pdp_filters=category:MLB1649|price:1400-1500#searchVariation=MLB36302127&position=2&search_layout=grid&type=product&tracking_id=de7f0e8d-e35c-4199-9bad-52a558ffd383

Qual seria melhor, por exemplo? Eu nem estou prestando atenção na placa-mãe ainda, tem muito detalhe já que eu estou tentando buscar.

Agradeço muito a quem puder ajudar.

Eu já li esse tópico aqui, e não sei se o correto seria criar um tópico novo?

Postado
3 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não compre PC no mercado livre.
São produtos pré-históricos e usados dentro de gabinetes novos, mas com preço de produtos atuais.

Você já possui alguma peça que possa reaproveitar? 

Só os periféricos, eu acho.

obrigado pelo aviso, tem algum lugar discutindo sobre esse problema no mercado livre? Não querendo duvidar, mas pra aprender mesmo.
E onde seria melhor para comprar?

Postado
27 minutos atrás, recursion disse:

tem algum lugar discutindo sobre esse problema no mercado livre? Não querendo duvidar, mas pra aprender mesmo.
E onde seria melhor para comprar?

O mercado livre é terra de ninguém, e esses PC's que selecionou usam peças antigas e usadas. 
O processador i7 870 que vem no primeiro PC é de 2009, da 1ª geração Intel Core. O que significa que não é novo, e que placa-mãe e memórias também não são novas.
Já o  i7 3770 do segundo PC, é um processador de 2012, 3ª geração.
Atualmente a Intel está na 14ª geração, e já anunciou a 15ª.

Recomendo comprar um PC com Ryzen 5 4600G, que é uma plataforma atual. Esse processador possui um vídeo integrado do nível de uma RX 550, suficientemente bom para rodar games, até mesmo os pesados em configurações modestas.
Vá no youtube e pesquise por Ryzen 5 4600G e veja vídeos dele em ação.

Um PC com esse processador, na melhor das hipóteses, custará entre 1.700 a 1.800, e com placa-mãe e fonte básicas, além de SSD pequeno, para assim melhorar o preço final. O meu PC com essa configuração sairia menos de 2 mil, pois colocaria fonte e placa-mãe melhores, além de SSD maior.
Você saberia montar se comprasse as peças separadas?

• Curtir 1
Postado

@recursion Já posso te dizer, esquece essa ideia.

Mercado Livre só vende bomba, esses PCs possuem peças de 8 anos para mais de idade.

Vá no "monte seu PC" da kabum e coloque as seguintes configurações:

Ryzen 3 3200G (O ideal é no mínimo um Ryzen 5 4600G)

MSI B450M-A Pro Max

memória RAM Rise Mode Z, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 (de preferência 2)

SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280

Fonte MSI MAG A550BN

Gabinete Gamer Rise Mode X4

O total da por volta de 1650 reais sem o frete, isso é o mais barato que da sem cair em território de lixo eletrônico.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Na minha visão e de muitos, o PC abaixo de 2 mil reais para jogos é Ryzen 5 4600G, placa-mãe A520 ou B450, 2 pentes de memória 3200mhz para fazer uso de dual channel, SSD de 1tb, fonte no mínimo decente e gabinete adequado. 
Essa é a receita.

Algumas lojas possuem PC's com essa configuração já prontos, mas optam por placas mãe, memórias, SSDs e fontes de marcas mais baratas, para assim o valor final ficar atrativo. Como exemplo esse aqui da Pichau por 1.698 reais, veja LINK

Observe que as peças que mencionei são produtos das marcas da pichau e seus parceiros, pois Mancer é uma marca do grupo Pichau. São produtos chineses genéricos white label, remarcados por empresas nacionais.

A loja Terabyte também tem uns nessa linha, como esse aqui de 1.938 LINK
Esse está consideravelmente mais caro do que o da Pichau. Conta com placa-mãe e fontes genéricas. As de mais peças são de marcas conhecidas. O SSD é muito pequeno, 240GB.

Eu pegaria as peças avulsas, e ficaria assim:
Ryzen 5 4600G = R$ 579,99 LINK
MSI A520M-A PRO = R$ 329,99 LINK
Memória XPG Gammix D35 8GB 3200MHz = R$ 135,99 LINK (são necessários 2 pentes desse)
SSD Kingston NVMe 1tb = R$ 389,99 LINK
Fonte Silverstone ET500 = R$ 229,90 LINK
Gabinete Ninja Apolo = R$ 159,90  LINK

Total 1.961,75
Se quiser cortar custo tem como colocar um SSD menor, ou então comprar o PC da Pichau por 1.698 e aceitar as condições que falei acima. 

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion @PlayerUzU

Desculpa a demora em responder, mas obrigado pelas recomendações, vou tentar comprar da Kabum ou Terabyte, queria saber qual cooler seria adequado pra build da Kabum que foi mencionada com Ryzen 3 3200?

O meu medo com essas lojas especializadas, é que com a Amazon ou ML, eles nunca deram problema com atendimento ou pra devolver itens com defeito, e aí eu vejo umas reclamações da Kabum e Terabyte.
Se alguma coisa vier errado, é confiável que vai dar pra devolver sem problema?

Aliás, na Kabum tem uma aba pra cooler e outra pra ventoinhas, qual a diferença e qual deve ser colocada?

E também, tem alguma opção mais barata de gabinete? Se tivesse como cortar gasto nisso já ajudaria.

Aliás, eu não ligo para aparência, qualquer gabinete que funcione direito ta bom.

Postado

Mais uma pergunta, se eu for pedir pra Kabum ou pra Terabyte pra montar com a build de Ryzen 5 4600G, qual placa-mãe é mais barata sem comprometer muito a qualidade em cada site?

Postado
23 horas atrás, recursion disse:

Desculpa a demora em responder, mas obrigado pelas recomendações, vou tentar comprar da Kabum ou Terabyte, queria saber qual cooler seria adequado pra build da Kabum que foi mencionada com Ryzen 3 3200?

@recursion O cooler padrão já basta, no caso escolher nenhum.

O meu medo com essas lojas especializadas, é que com a Amazon ou ML, eles nunca deram problema com atendimento ou pra devolver itens com defeito, e aí eu vejo umas reclamações da Kabum e Terabyte.
Se alguma coisa vier errado, é confiável que vai dar pra devolver sem problema?

Toda loja é a mesma coisa, tem seus problemas e as vezes não, Kabum e Terabyte são bem confiáveis.

Aliás, na Kabum tem uma aba pra cooler e outra pra ventoinhas, qual a diferença e qual deve ser colocada?

Não precisa colocar nenhum dos dois.

E também, tem alguma opção mais barata de gabinete? Se tivesse como cortar gasto nisso já ajudaria.

Infelizmente não, mais barato que aquilo você vai comprar um aquário que vai fazer as peças esquentarem de mais.

19 horas atrás, recursion disse:

Mais uma pergunta, se eu for pedir pra Kabum ou pra Terabyte pra montar com a build de Ryzen 5 4600G, qual placa-mãe é mais barata sem comprometer muito a qualidade em cada site?

A mesma build que eu mandei no monte seu PC só que com o 4600G.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzU valeu pela ajuda, acho que vou tentar dar um jeito de montar mesmo com as peças separadas, o Reclame Aqui das 3 lojas especializadas tá me dando medo.

Aliás, com o 4600G, mesma coisa em relação ao cooler? Só o que vem junto basta?

Postado
22 horas atrás, recursion disse:

Aliás, com o 4600G, mesma coisa em relação ao cooler? Só o que vem junto basta?

@recursion Sim já basta.

22 horas atrás, recursion disse:

o Reclame Aqui das 3 lojas especializadas tá me dando medo.

Comprei o meu no monte seu PC da kabum, não tive nenhum problema, inclusive já comprei algo la que tive que devolver, consegui devolver tranquilo.

• Curtir 1
Postado
Em 07/06/2024 às 10:33, recursion disse:

vou tentar comprar da Kabum ou Terabyte, queria saber qual cooler seria adequado pra build da Kabum que foi mencionada com Ryzen 3 3200?

Não foi recomendado Ryzen 3 em nenhum momento. O recomendado foi o Ryzen 5 4600G, e ele acompanha cooler, não sendo necessário comprar um.

A placa-mãe boa e barata é a MSI A520M-A PRO recomendada acima, que estava custando 329,99 na Kabum. Hoje ela está 359,99, infelizmente, mas o Cupom PLME5 derruba o preço para 341,99.
Preços mudam a toda hora para mais e também para menos, por isso manter vigília é importante. 

Lojas como Kabum, Terabyte e Pichau não enviarão errado. E se enviarem, basta entrar em contato. As peças possuem sempre 1 ano de garantia no mínimo. Alguns SSDs, memórias, placas de vídeo e fontes podem possuir até mais.
Outro detalhe é que compras feitas pela internet te dá o direito de devolver em até 7 dias por motivo de arrependimento. 

A Kabum monta de graça, Pichau e Terabyte cobram para isso.
Pela opção Monte Seu PC da Kabum, tudo o que você não quiser basta clicar em Pular. E é necessário extremo cuidado para não comprar algo sem precisar, pois a seção de montagem das lojas podem induzir o cliente ao erro de acrescentar mais coisas.
Você perguntou sobre ventoinhas, não sei se será necessário, pois há gabinetes que já vem com elas. Isso irá depender do gabinete escolhido.

Falando ainda sobre a opção Monte Seu PC (Kabum), algumas vezes as opções são meio bugadas, não sendo possível Pular algo que não precisa, como o cooler do processador, ou então não sendo possível adicionar mais de 1 pente de memória. 
Outro detalhe é que as peças e preços da seção de montagem podem ser diferentes daquelas compradas avulsas no mesmo site. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Crixus Champion disse:

Não foi recomendado Ryzen 3 em nenhum momento. O recomendado foi o Ryzen 5 4600G, e ele acompanha cooler, não sendo necessário comprar um.

@PlayerUzU havia recomendado um Ryzen 3.

3 horas atrás, Crixus Champion disse:

A placa-mãe boa e barata é a MSI A520M-A PRO recomendada acima, que estava custando 329,99 na Kabum. Hoje ela está 359,99, 

O "monte seu pc" não me deixa colocar essa placa-mãe com a Ryzen 5, mas é só um bug então?

3 horas atrás, Crixus Champion disse:

Você perguntou sobre ventoinhas, não sei se será necessário, pois há gabinetes que já vem com elas. Isso irá depender do gabinete escolhido.

Se não me engano, na Kabum tava escrito que o gabinete vinha sem ventoinhas, nesse caso eu deveria comprar?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tem alguma ferramenta pra checar compatibilidade da placa-mãe com as peças?

1 minuto atrás, recursion disse:

O "monte seu pc" não me deixa colocar essa placa-mãe com a Ryzen 5, mas é só um bug então?

Aliás, placa-mãe ASUS Prime A520M-E é boa em caso de eu não conseguir a MSI? 
E ASRock B450M-HDV R4.0?

---------------------------------------------------------------------

Tem uma fonte MSI MAG A650BN por 10 reais a mais, compensa colocar ela ou daria algum problema?

Postado
Em 09/06/2024 às 15:20, recursion disse:

Como eu disse na postagem anterior, as peças e preços que a loja disponibiliza na seção Monte Seu PC podem ser diferentes.

Se não me engano, na Kabum tava escrito que o gabinete vinha sem ventoinhas, nesse caso eu deveria comprar?

Qual é mesmo o gabinete? Sim, você deve possuir de  3 a 4 ventoinhas. As que ficam na parte frontal do gabinete devem jogar o ar fresco de fora para dentro do gabinete, e as que ficam atrás/no teto devem jogar o ar de dentro do gabinete para fora.

Aliás, placa-mãe ASUS Prime A520M-E é boa em caso de eu não conseguir a MSI? 
E ASRock B450M-HDV R4.0?

Eu evitaria essa ASRock. A MSI indicada acima continua sendo a melhor opção. 
Comprando as peças avulsas fará um melhor negócio, tanto em preço quanto em qualidade. Não existe alguém que monte na sua cidade?

Postado

@Crixus Champion Eu acho que já achei alguém pra montar e to indo comprar as peças separadas mesmo, o gabinete vem com ventoinha também.

Eu to em dúvida porque o técnico recomendou mais a placa-mãe da ASUS, o que muda de uma pra outra?

Postado
7 horas atrás, recursion disse:

Eu to em dúvida porque o técnico recomendou mais a placa-mãe da ASUS, o que muda de uma pra outra?

Não basta ver a marca, é necessário ver cada modelo específico. Como técnico, ele devia saber disso. ASUS e MSI são de mesmo nível, marcas consagradas.
Esse técnico trabalha com isso ou é apenas um curioso?

3 horas atrás, recursion disse:

Eu percebi agora que a MSI B450M-A Pro Max tá econômica, compensa pegar no lugar das outras duas a520m?

Dizem ser o mesmo projeto da MSI A520M-A PRO. Eu continuaria com a MSI A520M-A PRO, pois ela foi excelente nos testes, veja LINK
Seu valor cai de 359,99 para 341 com o Cupom PLME5 na Kabum.

Se fosse para pegar uma B450, eu iria na MSI B450M Pro-VDH Max, que custa R$ 451,24 na Kabum utilizando o Cupom PLME5 LINK 

• 3 semanas depois...
Postado

Desculpa a demora, o PC ficou pronto com essa build e tá funcionando muito bem, obrigada pela ajuda!

Em 05/06/2024 às 19:49, Crixus Champion disse:

Ryzen 5 4600G = R$ 579,99 LINK
MSI A520M-A PRO = R$ 329,99 LINK
Memória XPG Gammix D35 8GB 3200MHz = R$ 135,99 LINK (são necessários 2 pentes desse)
SSD Kingston NVMe 1tb = R$ 389,99 LINK
Fonte Silverstone ET500 = R$ 229,90 LINK
Gabinete Ninja Apolo = R$ 159,90  LINK

Total 1.961,75
Se quiser cortar custo tem como colocar um SSD menor, ou então comprar o PC da Pichau por 1.698 e aceitar as condições que falei acima. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!