Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Tenho usado um notebook Avell para trabalhar com RTX 3060, 64GB de RAM e i7 11800H, porém ele não está dando conta principalmente pois migrei para uma Sony A7SIII que faz 4k120 e não roda em nenhum editor de vídeo, preciso ficar fazendo proxy e isso atrasa bem meu fluxo de trabalho, então decidi migrar pro desktop pois não tenho precisado mais da mobilidade do notebook. Meu uso principal é edição de vídeos, mas também trabalho com VFX e 3D. Eu estou bem por fora do preço de hardware, então não sei quanto seria necessário para montar um desktop que rode o que eu preciso sem problemas, por isso gostaria de indicações de peças para montar um
Valor máximo: 16k à vista 

Obrigado desde já!

Postado

16k dá para montar um computador muito poderoso, acredito que bem acima nos high end, quer mesmo gastar nesse nível de qualidade ou prefere melhor custo beneficio?

O pc é com ou sem os periféricos? (teclado, mouse, monitor, etc..)

Postado

@Swalls sem periféricos, apenas o desktop mesmo... a grana é alta mesmo porque a produtora vai me ajudar a investir nisso, a ideia é que dure por bastante tempo e agilize meu tempo de edição, mas claro que quanto mais der pra economizar melhor. Não sei se isso muda muita coisa mas utilizo mais os programas da adobe (premiere, after...), e pelo que vi a nvidia tem parceria com a adobe para funcionar melhor (mas de fato não sei se isso é marketing ou faz diferença mesmo)

• Membro VIP
Postado

Ele apenas vai precisar de uma configuração topo de linha. preferência por um Core I7 e uma Nvidia 16gb com pelo menos 32gb de RAM, idealmente 2x 32gb.

RTX 4070 TI Super ou RTX 4080 16gb. 

Não acho que com esse orçamento seja viável fazer um SLI.

Outro ponto é investir em um bom SSD, um Kigston NV2 serve para jogos, mas trabalho pesado precisa de algo melhor.

@Mikhail Kosevich Volkov

16 minutos atrás, Swalls disse:

como um servidor

Não ficou claro, você diz usar um Windows Server ou comprar processadores Xeon? Em caso de usar Xeon, não recomendo. Vai comprar produtos usados da China ou com qualidade duvidosa, por se tratar de uso profissional acredito que não vale o risco. Quanto a sistema operacional, fica a critério dele usar o que for melhor.

O que poderia ser feito em um segundo momento é ter um servidor com Xeon apenas para processamento de dados caso tenha essa necessidade.

1 hora atrás, lukpotato disse:

i7 11800H

Existe uma boa diferença de desempenho de um I7 de 11º de notebook para um I7 de desktop de 13ª ou 14ª geração. Recomendaria um I7 14700F ou 14700KF.

Se não tem objetivo estético e possivelmente vai usar um water cooler, recomendo o gabinete Montech air 903 base. Vem com com 3 boas fans sem LED.

• Curtir 3
  • Pedroou alterou o título para Computador para trabalho de edição de vídeos, VFX e 3D até R$ 16.000
Postado
7 minutos atrás, Pedroou disse:

Não ficou claro, você diz usar um Windows Server ou comprar processadores Xeon? Em caso de usar Xeon, não recomendo.

Na verdade estava me referindo a um sistema especializado, talvez um cluster ou um threadripper, se bem que o threadripper tá bem acima do preço.

• Membro VIP
Postado
agora, Swalls disse:

threadripper, se bem que o threadripper tá bem acima do preço.

Só ele vai custar quase o orçamento.

6 minutos atrás, Pedroou disse:

O que poderia ser feito em um segundo momento é ter um servidor com Xeon apenas para processamento de dados caso tenha essa necessidade.

3 minutos atrás, Swalls disse:

talvez um cluster

Entraria na ideia de ter um servidor com Xeon para processamento de dados.

Mas é algo que requer tempo e conhecimento para fazer, além de espaço físico e um investimento fora o PC. Imagina o calor dentro de um quarto com 4 PCS rodando a 60-70 graus o tempo todo...

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Pedroou disse:

Não acho que com esse orçamento seja viável fazer um SLI.

A NVIDIA não teria removido "silenciosamente" o conector usado para SLI nas últimas gerações? Me lembro de ter ouvido alguma coisa sobre isso num vídeo do Linus, mas não tenho certeza.

Eu não estou tão por dentro de hardware para máquinas high-end, pois é algo mais raro de aparecer aqui no fórum, mas é basicamente o que o @Pedroou disse mesmo, Core i7 de última geração, ou talvez até mesmo Ryzen 9, e uma placa de vídeo obrigatoriamente da NVIDIA, modelo com 16GB ou mais.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A NVIDIA não teria removido "silenciosamente" o conector usado para SLI nas últimas gerações?

Acredito que sim, mas para edição acredito que ainda seja possível usar. Embora não sei como funciona, não faço edição e nunca me dediquei a estudar sobre essas funcionalidades. Ultima vez que vi ser feito foi com as GTX 980 (eu acho). 

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Core i7 de última geração, ou talvez até mesmo Ryzen 9

Acredito que a Intel pelos núcleos de eficiência tenha uma leve vantagem. Mas não vai ser ruim utilizar um Ryzen.

• Curtir 2
Postado
agora, Pedroou disse:

Acredito que sim, mas para edição acredito que ainda seja possível usar. Embora não sei como funciona, não faço edição e nunca me dediquei a estudar sobre essas funcionalidades. Ultima vez que vi ser feito foi com as GTX 980 (eu acho). 

Eu já ouvi algumas pessoas falando que conseguiam conectar duas placas de vídeo ao mesmo tempo no PC, elas não necessariamente precisam estar em SLI, porque algumas pessoas usam duas placas de modelos diferentes no mesmo PC. Não sei como isso funciona na prática, porque nunca me aprofundei sobre.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu não estou tão por dentro de hardware para máquinas high-end

da AMD eu até sei uma base high end, mas intel não sei qual placa-mãe, provavelmente terá que ser ATX, seria a melhor custo-beneficio e confiável para um Core i7/i9 da 14º geração.

processador: i9 14900KF

placa-mãe: ...

Placa de Vídeo: RTX 4080 TI ou 4070 ti super.

fonte: Super Flower LEADEX III 850W seria uma boa opção? tem 5 anos de garantia, acredito que a pontência minima da RTX + i9 + water cooler seria de 500W aproximadamente.

• Curtir 1
Postado
agora, Swalls disse:

da AMD eu até sei uma base high end, mas intel não sei qual placa-mãe, provavelmente terá que ser ATX, seria a melhor custo-beneficio e confiável para um Core i7/i9 da 14º geração.

Nas plataformas AMD e Intel atuais temos vários modelos de placas-mãe com chipsets intermediários (B760 e B650) fortes o suficiente para aguentar toda a linha de CPUs. Só vai depender mesmo da necessidade do usuário com relação a conectividade, seja nos tipos de conexão e nas quantidades, em casos mais específicos pode ser necessário partir para um chipset high-end logo.

10 minutos atrás, Swalls disse:

fonte: Super Flower LEADEX III 850W seria uma boa opção? tem 5 anos de garantia, acredito que a pontência minima da RTX + i9 + water cooler seria de 500W aproximadamente.

Com relação a fonte, ela é um modelo high-end, ideal para esse tipo de PC. Por uns R$100 a mais daria pra pegar a XPG Core Reacto com o dobro do tempo de garantia.

Não conheço se existe WC de 500W, e mesmo que seja classificado pra isso, duvido que realmente consiga dissipar tanto calor, tendo em vista que até hoje não encontraram nenhum modelo de WC pronto que consiga suportar um Core i9 no talo. O mais próximo que dá pra chegar é com WC custom.

O ideal pra quem vai trabalhar no PC é ficar dentro dos limites de energia normal do processador, parece que a Intel definiu 253W para os Core i9 nas últimas atualizações de BIOS. Muita gente estava tendo bugs com o CPU rodando em limites de energia maiores. Mas o marketing da Intel gira em torno desses limites absurdos, já que eles não deram conta ainda de otimizar sua arquitetura para ter processadores realmente eficientes.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @Swalls @Pedroou

Algo nessa pegada?

64GB de memória DDR5 de 7200MHz é o mesmo preço de 96GB de memória DDR5 de 5200MHz, o que é melhor? Mais memória ou mais velocidade? Porque o After Effects usa MUITA ram...

Sobre ser micro atx ou atx também não manjo muito o que muda na prática ter mais espaço ali e tal, enfim, sou bem leigo nisso tudo, a ideia é que realmente não passe de 15/16k à vista, já com coolers e gabinete (que não coloquei nesses carrinhos por terem muitas opções e eu não saber ao certo o que encaixa)

*editando aqui pra falar que esqueci do SSD que é muito importante pro que eu faço kkk

2.png

1.png
Esse com SSD, Gabinete e Coolers passaria bem do orçamento, acho que não rola...

Postado
2 horas atrás, lukpotato disse:

64GB de memória DDR5 de 7200MHz é o mesmo preço de 96GB de memória DDR5 de 5200MHz, o que é melhor? Mais memória ou mais velocidade? Porque o After Effects usa MUITA ram...

Mas usa tanta RAM assim? Frequência de 7200MHz é exagerado demais, não temos nenhuma garantia que a controladora da sua CPU virá sorteada para suportar essa frequência com estabilidade. O ponto de equilíbrio da VRAM seria entre 5600-6400MHz, geralmente os melhores preços estão nas RAMs 5600MHz e 6000MHz. E não é apenas frequência, os timings tem papel importante também. No caso dessas RAMs 7200MHz, o CL34 é uma latência muito boa para a frequência, mas CL38 para 5200MHz é uma péssima latência.

Qual é o Water Cooler e gabinete que vai colocar nessa máquina aí? Se pretende investir num Core i9, precisa estar preparado para investir pesado em refrigeração.

• Curtir 1
Postado

Não tenho noção de gabinetes bons (tanto em tamanho quanto em funcionalidade) e em coolers que encaixam em tudo ali, entendi o lance da memória... seria mais ou menos isso então? Essas peças (marcas e modelos) estão bons ou tem melhores opções (ou até mais baratas que entreguem o mesmo)?

Sobre temperatura eu moro em São Bernardo do Campo, é uma cidade fria o que ajuda um pouco, mas entendo que quanto mais investir em refrigeração melhor

E a diferença de um i9 pra um i7 é muito alta em performance? Vale a economia nisso ou mantém o i9 mesmo?

3.png

35 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mas usa tanta RAM assim?

Hoje eu tenho 64gb e quando tô renderizando no After Effects usa praticamente tudo e ainda trava, ele come muita ram

Postado
22 minutos atrás, lukpotato disse:

Hoje eu tenho 64gb e quando tô renderizando no After Effects usa praticamente tudo e ainda trava, ele come muita ram

Quando isso ocorre, aumente a memória de paginação (swapp).

ps: memória de paginação exige do SSD, então esteja ciente que isso reduz a vida útil dele.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, lukpotato disse:

Não tenho noção de gabinetes bons (tanto em tamanho quanto em funcionalidade) e em coolers que encaixam em tudo ali, entendi o lance da memória... seria mais ou menos isso então? Essas peças (marcas e modelos) estão bons ou tem melhores opções?

Sobre temperatura eu moro em São Bernardo do Campo, é uma cidade fria o que ajuda um pouco, mas entendo que quanto mais investir em refrigeração melhor

Water Cooler de 360mm seria o mais recomendo para esse tipo de CPU. Uma sugestão seria esse Cooler Master MasterLiquid 360L:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/27883/water-cooler-cooler-master-masterliquid-360l-core-argb-360mm-intel-amd-preto-mlw-d36m-a18pz-r1

Gabinete é algo que você não precisa investir tão pesado pra ter algo decente. Se for usar um WC de no máximo 360mm, um Montech Air 903 Base já atenderia. E como é um PC para trabalho, não precisa ter firulas (luzinha RGB).

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25213/gabinete-gamer-montech-air-903-base-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

22 minutos atrás, lukpotato disse:

E a diferença de um i9 pra um i7 é muito alta em performance? Vale a economia nisso ou mantém o i9 mesmo?

O custo-benefício de um Core i7 é um pouco melhor do que um de um Core i9. Core i9 é pra quando você paga mais caro para ter o maior desempenho possível. No link abaixo que faz review do 14900K você poderá ver que a diferença entre o 14900K stock e o 14700K stock em renderização 3D fica na casa dos 12%.

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i9-14900k/6.html

Em codificação de vídeo H.264, H.265 e AV1, as diferenças são na mesma faixa.

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i9-14900k/16.html

Na questão de consumo de energia os dois ficam praticamente iguais.

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i9-14900k/22.html

• Curtir 1
Postado

Eu recomendei ATX pois as placas mATX, por razão do pouco espaço, possuem uma certa dificuldade na hora de inserir e tirar os componentes. Perdi a conta de quantas vezes "cutuquei" a placa-mãe com a chave sem querer em quanto tirava o cooler/NVMe. Por ser um setup "caro", acho melhor ser ATX para evitar riscos, cuidado sempre é bom mas o melhor é não precisar ter cuidado.

E também uma placa high end ATX possui airflow um pouquinho melhor que uma mATX onde os componentes ficam todos praticamente encostados.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Computador para trabalho de edição de vídeos, VFX e 3D até R$ 16.000,00
  • 2 semanas depois...
Postado

Só pra confirmar, essa seria uma configuração boa até 16k? Tudo aí é compatível? Mudariam algo em relação a modelo/marca? Valeu!

*acho que até consigo substituir o i7 pelo i9, é 1k a mais, provavelmente a produtora toparia...

** sei que SSD e memória RAM estão caros mas como o pc é para edição de vídeo, vfx e 3D acredito que são peças muuuito importantes, não?

pc.png.4d1c97a7da7b6df7706e95ba4558029f.png

Postado
23 horas atrás, lukpotato disse:

Só pra confirmar, essa seria uma configuração boa até 16k? Tudo aí é compatível? Mudariam algo em relação a modelo/marca? Valeu!

*acho que até consigo substituir o i7 pelo i9, é 1k a mais, provavelmente a produtora toparia...

** sei que SSD e memória RAM estão caros mas como o pc é para edição de vídeo, vfx e 3D acredito que são peças muuuito importantes, não?

pc.png.4d1c97a7da7b6df7706e95ba4558029f.png

@CDP_Fernando @Swalls @GuilhermeGB @Pedroou

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!