Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde jovens.

Venho no resumo pedir ajuda para auxiliar na compra do meu futuro upgrade.
Já estou com meu desktop em hora extra a uns 5 6 anos, tinha um i3770K que morreu, e encontrei um i73770 usado que durou mais uns 2 anos.
Já troquei fonte, troquei placa-mãe, placa de vídeo, literalmente usei de fato bem o que ele proporcinou, mas na ultima sexta feira, o desliguei a noite para dormir, e sábado ele não ligou.

Já fiz teste de fonte e está ok. Não quero mais insitir nele pois acho que já cumpriu sua missão. (Chegou a hora de migrar por uma geração mais nova)

Meu setup atual é

TV 65 Philco 4k na sala para jogar as vezes.
LG 34 Ultrawide 2.5, comprei recentemente mas em breve migrarei para um 4K, não acho que foi uma boa sair do 29 pro 34.
Placa de vídeo XT5700 XFX 3 FANS (Opiniões dela em relação ao upgrade também são validas, acho que ela atende bem mas vou estudar algo melhor, pensando no GTA6)
Fonte Corsair 550 ainda em vida, penso não ser prioridade agora.
2HD 500GB Simples
1 SSD 240GB Simples

Não tenho preferência por intel ou AMD, mas gostaria de investir em um kit com melhor custo beneficio até R$1.800,00 (CPU, placa-mãe, RAM)

Quero indicação de algum gabinete de mesa, que seja "pequeno" e que caiba uma placa de vídeo grande como a minha.

Agradeço a ajuda desde já, vou atualizando aqui o projeto de upgrade.

RIP3770

Postado

Já que recomendaram uma configuração AMD vou deixar uma Intel. Eu recomendaria o 12400F (769 reais na Kabum) com Gigabyte H610M (499 também na Kabum)

e dois pentes de 8GB Kingston Fury X 3200MHZ (169 cada no site da Kabum). Para garantir que está pegando os melhores preços, vale dar uma boa pesquisada antes. Se optar por comprar de vários lugares, não se esqueça de levar em consideração os fretes. 

Postado

Obrigado pelas respostas jovens.

Vou estudar sobre ambos, mas por conhecer a intel faz tempo, provavel que vou de intel..

Sobre o 12400, tem algo superior a ele que tenha pouca diferença de preço? ou é de fato o melhor custo beneficio..

Pelas minhas contas em 12x no cartão está dando cerca de 2100, acaba sendo tranquilo.

E sobre a mãe encontrei essa https://www.kabum.com.br/produto/495982/placa-mãe-ASRock-b660m-phantom-gaming-4-intel-m-atx-DDR4-socket-LGA-1700, pensando em 2slots SSDM e 4 slots de memória.. faz tanta diferneça 32gb p up futuro. Se puder indicar outra placa-mãe que seja melhor que essa pela mesma faixa de preço.. Obrigado.

Alguém para indicar um gabinete legal de mesa?

Postado

Para ir melhor que o 12400F dentro da linha Intel seria preciso ir para mais de 1200 reais num 12600KF. Não creio que seja muito vantajoso, já que o preço quase dobra. Se achar uma promoção talvez... Quanto à placa-mãe, acho que a diferença de preço das H610 para as B660/760 é muito grande para justificar somente a possibilidade de upgrade. O que você pode fazer é comprar só um pente de 16GB ou ir direto para os 32GB o que seria até melhor. O pente XPG Gammix 16GB 3200MHz custa somente 249,99 na Kabum. A diferença das placas já paga o segundo pente. Quanto ao gabinete,  eu particularmente recomendo o Corsair 4000D branco de 399 ou o preto de 649 no site com K. São muito bons. Se quiser algo compacto tem o NZXT H5 por 629 e o Corsair 3000D. Em uma faixa de preço um pouco menor tem os XPG que também tem qualidade bem boa.

• guilherme_dr alterou o título para Recomendações de kit upgrade: placa-mãe, CPU e RAM até R$ 1.800
Postado
Em 09/06/2024 às 21:14, babganaoush disse:

pensando em 2slots SSDM e 4 slots de memória.. faz tanta diferneça 32gb p up futuro.

Nem vale a pena ficar pensando no futuro, LGA 1700 e DDR4 estão mortos, vale mais a pena pegar a configuração AM4 recomendada anteriormente já que ela é mais barata e entregará o mesmo nível de performance, com margem maior para upgrades.

Postado

@RonaldoXbox margem para upgrades de processador é meio que um placebo. Na prática não costuma compensar e o mais comum é trocar a placa-mãe junto. O AM4 ainda vai receber lançamentos somente se a AMD quiser, e não serão os melhores processadores porque esses vão para o AM5. E o DDR4 está super vivo e custando bem pouco. 

Postado

Concordo com você, mas AMD costuma oferecer suporte físico mais prolongado para suas plataformas, veja AM4 como um exemplo, alguém que comprou uma B350 e um Ryzen de primeira geração há 6-7 anos atrás ainda pode usar a mesma placa (desde que tenha construção decente) com um processador moderno, Intel normalmente só traz suporte para 2 ou no máximo 3 gerações dos processadores deles, claro que isso é uma estratégia de mercado para que obtenham o maior lucro possível, e acredito que isso nem seria um problema tão grande se os processadores e placas mãe deles tivessem preços competitivos, mas são muito mais caros que as plataformas da AMD.

Então acredito que a Intel tenha de melhorar bastante para que seja a Nº1 no mercado novamente, mas enquanto isso AMD é o famoso custo/benefício do brasileiro.

Eles anunciaram que AM4 seria mantido até 2020, estamos em 2024 e CPUs continuam sendo lançados (são poucos, mas pelo menos não está morta que nem LGA 1700) e avisaram na computex que manterão o suporte mais um ano, mas duvido que não mantenham por mais tempo.

Ou seja, na pior das hipóteses AM4 irá ter durado 9 anos, bastante tempo para um soquete ser mantido pelo menos na minha opinião. E acho difícil que ele saia do nosso mercado em pouco tempo, diria que por no mínimo uns 5 anos ainda terão opções por preços legais, até que se esgotem os estoques.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde a todos.
Acabei me separando da ex, e estava gastando um pouco com a mudança, como estou sem PC, não aguentei e hoje passei o roxinho sem medo.

Acabei comprando junto, por causa do parcelamento sem juros da Nubank na pichau. Sempre comprei na kabum, mas ficou melhor os valores na pichau, espero não ter dor de cabeça.

Assim que chegar, vou atualizando a montagem do PC.

Daqui uns 2 meses faço ugpgrade para 32GB, um SSD M.2, e um WC talvez? Alguma recomendação de um que seja de fato eficiente?
image.png.3cc0ba5576c801180041ed78b7a400d2.png

Postado

Sinto que esteja passando por problemas. Quanto ao seu PC, ele vai ficar ótimo. Boa configuração e qualidade das peças. Só não esqueça de colocar pelo menos uma ventoínha de 120mm quando for montar o PC, porque, pelo que vi, seu gabinete não vem com nenhuma. De preferência coloque como exaustão na traseira, ao lado da placa-mãe. Se puder botar mais uma ou duas na frente puxando o ar de fora para dentro do gabinete, melhor ainda. Fazendo isso o sistema vai ficar muito mais frio. Se quiser evitar barulho, recomendo as de 3 pinos ou PWM para ligar na placa-mãe. Evite as molex ou outras que liguem direto na fonte.

Quanto ao upgrade para water cooler, creio que não será extremamente necessário. O 12400F costuma ser bem frio e ir bem com o cooler box. Se ficar quente mesmo assim, o amigo pode tentar um air cooler bom, algo como o ak400 ou H212 ou semelhantes. Se fizer muita questão do Water Cooler, recomendo buscar uma marca boa. Um de 120mm já deve atender bem seu processador, como um H55 ou H60x, mas se puder ir para um de 240mm, aí fica a seu critério.

Já o SSD eu recomendo muito que procure um NVMe. Vai ter muito ganho de desempenho sobre o SATA. É um upgrade prioritário. 

• Curtir 1
Postado

@Prescott355 Obrigado amigo. 

Como moro em região Litoranea, vou colocar alguns coolers sim, estou esperando chegar para analisar melhor como vai ficar depois de montado.
Queria focar em algo mais silencioso, já basta a GPU parecendo um avião...
Pode me recomendar algumas de custo legal, dessas que citou 3 pinos e PWM, não tenho conhecimento sobre.

Sobre o processador, penso no watercooler para ter uma longevidade da mesma forma que teve o meu I73770k, sempre mantive ele bem frio.
Mas só foi vir para perto do mar que não resistiu muito tempo. 

Vou analisar esses air cooler que você citou durante o uso com o coolerbox.
Vou priorizar para daqui 2 meses, o SSD NVMe que você citou, e + 16gb para fechar os 32GB.

Até agora não chegou as peças, acredito que entre terça e quarta feira já chega.

Postado

Se não fizer questão de RGB, você consegue ventoinhas de 120mm bem boas sem gastar muito. Marcas como Akasa e Cooler Master tem umas bem interessantes na faixa dos 50 reais. Recomendo colocar pelo menos uma na saída traseira, ao lado a placa-mãe. Se o orçamento tiver mais folgado recomendo colocar mais 2 ou 3 na frente do gabinete puxando o ar. Sua placa tem somente 3 conectores, como um é ocupado pelo cooler (com o water cooler serão dois conectores ocupados), recomendo usar controladora pwm (custa uns 60 reais). https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-sickleflow-120-mfx-b2nn-18npk-r1

https://a.co/d/0fU1AA0G

Postado

@Prescott355 Não faço muita questão de RGB.. mas obrigado pelas recomendações.

Sobre o projeto, chegou as peças hoje e fiz a montagem hoje mesmo, estou fazendo backup do PC antigo que morreu repentinamente e vou instalar o WIN11 após o post.

Retirei dois coolers do antigo gabinete e coloquei soprando o ar para a placa de vídeo diretamente, visto que a região é bem pequena.
Tem mais 3 slots para coolers, vou esperar virar o mês e comprar junto com algum NVMe. E aproveitando, tem muita diferença pro M2?

Vou medir a temperatura que ficou nesse gabinete após alguns testes e dou minha opinião de como ficou.
De qualquer modo, agradeço a todos que responderam. Kit novo é vida nova.

Atualizando config

Processador Core i5 12400k + H61 ASUS PRIME+16GB DDR4+ XT5700 XFX+

IMG-20240702-WA0001.jpg

IMG-20240702-WA0002.jpg

IMG-20240702-WA0003.jpg

IMG-20240702-WA0004.jpg

IMG-20240702-WA0005.jpg

IMG-20240702-WA0006.jpg

IMG-20240702-WA0007.jpg

IMG-20240702-WA0008.jpg

IMG-20240702-WA0009.jpg

IMG-20240702-WA0010.jpg

IMG-20240702-WA0008.jpg

IMG-20240702-WA0009.jpg

IMG-20240702-WA0012.jpg

IMG-20240702-WA0014.jpg

IMG-20240702-WA0016.jpg

IMG-20240702-WA0017.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...