Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, boa tarde. Gostaria da ajuda de vocês com um ponto: eu tenho um PC "gamer", ele é bem fraquinho, e eu pretendo começar a dar um upgrade nele.

A dúvida é, simplesmente: por onde começar? Eu não entendo muito (quase nada, na verdade) de montagem, não tenho muita noção do que é compatível com o que, então tenho receio de optar começar pelo processador e ele não ser compatível com a placa-mãe, entre outras dúvidas. 

A configuração do PC:

placa-mãe H61M

Processador Intel Core i5 3470

Memória 16GB = 2x 8GB DDR3

SSD 240GB

Placa de Vídeo GeForce Nvidia GT 610 2GB

Fonte 230W

Eu pretendo ir mexendo aos poucos, o dinheiro não está sobrando, então pode ser que se eu trocar processador e placa-mãe hoje eu consiga trocar a placa de vídeo e a fonte daqui 3 meses, por exemplo. Aí voltamos na dúvida, por onde eu começo? Ou não tem salvação, tem que trocar tudo e dar essa bomba pra minha filha brincar?

Desde já agradeço a ajuda!

Postado
5 minutos atrás, júlio gandolphi disse:

A dúvida é, simplesmente: por onde começar?

Boa tarde! Depende do que você quer focar nesse PC. Sinceramente, não tem muito o que fazer aí, você vai ter que montar uma máquina nova de qualquer jeito. Se quiser começar aos poucos por falta de orçamento você terá que ir se contentando com jogos mais leves por enquanto e deixar os mais pesados pro futuro. Também depende de quanto você está disposto a gastar.

6 minutos atrás, júlio gandolphi disse:

então tenho receio de optar começar pelo processador e ele não ser compatível com a placa-mãe, entre outras dúvidas. 

Troca de processador automaticamente vai exigir troca de placa-mãe e memória RAM, sua configuração atual já está bem ultrapassada e você quase não aproveita nada.

7 minutos atrás, júlio gandolphi disse:

então pode ser que se eu trocar processador e placa-mãe hoje eu consiga trocar a placa de vídeo e a fonte daqui 3 meses

Trocar processador e manter essa placa de vídeo aí não vai mudar nada, a GT 610 é de longe o componente mais fraco do seu PC. Minha sugestão (se seu orçamento for suficiente) é começar montando um máquina com APU, onde o gráfico integrado será várias vezes mais rápido que sua placa atual.

• Curtir 2
Postado

Quanto tem para gastar exatamente? 
O correto seria trocar tudo, pois sua plataforma é antiga.

Se quiser manter seu processador, placa-mãe e memórias, simplesmente coloque uma placa de vídeo como RX 580 ou GTX 1650, e também uma fonte de qualidade.
Devo dizer que todas RX 580 existentes no Brasil e China são recicladas, não existem mais no mercado de novos, vieram da mineração de cripto. O valor oscila entre 300 e 700 reais. (algumas vezes aparecem promoções de 300 com impostos do amor já inclusos).
A GTX 1650 existe nova, original, e custa entre 700 e 800. Ela está abaixo da RX 580 em desempenho. 
A RX 6600 é o grande custo-benefício, custando 1.278.

Outra solução é montar um PC sem placa de vídeo, usando Ryzen de gráfico integrado, como sugeriu GuilhermeGB.
As peças seriam Ryzen 5 4600G (580 reais), MSI A520M-A PRO (341 com cupom PLME5 na Kabum) e 2 pentes de 8gb DDR4 de frequência 3200mhz pelo menos e CL16.
O vídeo integrado desse processador é capaz de rodar jogos. Coloque Ryzen 5 4600G Games no youtube e o veja em ação.

• Curtir 2
Postado
agora, júlio gandolphi disse:

@GuilhermeGB Deixa eu ver se entendi, amigo. APU seria processador com vídeo integrado, certo? Aí caso eu pegue um Ryzen 5 ou 7, por exemplo, teria também que trocar a placa de vídeo e a RAM?

Sim, mas o que você vai trocar é a placa-mãe e RAM, a sua placa de vídeo você só joga fora, doa ou vende mesmo, não vai precisar dela e nem de outra nova, por enquanto. No futuro o foco seria justamente adicionar uma placa de vídeo pra melhorar o desempenho do PC em jogos, já que você já teria um processador decente. Ryzen 7 APU não é bom investimento, só gasto desnecessário. Exemplo de configuração:

AMD Ryzen 5 4600G - R$580

MSI A520M-A PRO - R$360

RAM XPG Gammix D35 8GB 3200MHz CL16 (2x) - R$300

Atenção a importância de se usar um par de memórias para formar o dual-channel, se não você perde muito desempenho no gráfico integrado.

Mas tem vários outros pontos para melhorar na sua máquina, por exemplo, você tem pouco armazenamento, 240GB de SSD mal dá pro sistema e programas, vários jogos hoje pesam 100GB facilmente. A fonte também é de má qualidade, sugiro ter urgência para substitui-la também por um modelo de boa qualidade.

• Curtir 2
Postado
12 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Quanto tem para gastar exatamente? 
O correto seria trocar tudo, pois sua plataforma é antiga.

Se quiser manter seu processador, placa-mãe e memórias, simplesmente coloque uma placa de vídeo como RX 580 ou GTX 1650, e também uma fonte de qualidade.
Devo dizer que todas RX 580 existentes no Brasil e China são recicladas, não existem mais no mercado de novos, vieram da mineração de cripto. O valor oscila entre 300 e 700 reais. (algumas vezes aparecem promoções de 300 com impostos do amor já inclusos).
A GTX 1650 existe nova, original, e custa entre 700 e 800. Ela está abaixo da RX 580 em desempenho. 
A RX 6600 é o grande custo-benefício, custando 1.278.

Outra solução é montar um PC sem placa de vídeo, usando Ryzen de gráfico integrado, como sugeriu GuilhermeGB.
As peças seriam Ryzen 5 4600G (580 reais), MSI A520M-A PRO (341 com cupom PLME5 na Kabum) e 2 pentes de 8gb DDR4 de frequência 3200mhz pelo menos e CL16.
O vídeo integrado desse processador é capaz de rodar jogos. Coloque Ryzen 5 4600G Games no youtube e o veja em ação.

Entendi, amigo.. Então seguindo o que você e o GuilhermeGB falaram em comum, o ideal seria começar pelo processador, placa-mãe e RAM.. eu tenho no momento uns 2.500 pra gastar, vou dar uma pesquisada em componentes quando tiver um tempinho e provavelmente terei mais dúvidas, aí eu volto pra cá perguntar pra vocês hahaha muito obrigado pela atenção!

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, mas o que você vai trocar é a placa-mãe e RAM, a sua placa de vídeo você só joga fora, doa ou vende mesmo, não vai precisar dela e nem de outra nova, por enquanto. No futuro o foco seria justamente adicionar uma placa de vídeo pra melhorar o desempenho do PC em jogos, já que você já teria um processador decente. Ryzen 7 APU não é bom investimento, só gasto desnecessário. Exemplo de configuração:

AMD Ryzen 5 4600G - R$580

MSI A520M-A PRO - R$360

RAM XPG Gammix D35 8GB 3200MHz CL16 (2x) - R$300

Atenção a importância de se usar um par de memórias para formar o dual-channel, se não você perde muito desempenho no gráfico integrado.

Mas tem vários outros pontos para melhorar na sua máquina, por exemplo, você tem pouco armazenamento, 240GB de SSD mal dá pro sistema e programas, vários jogos hoje pesam 100GB facilmente. A fonte também é de má qualidade, sugiro ter urgência para substitui-la também por um modelo de boa qualidade.

Perfeito, cara.. só com esse post você já matou umas 3 dúvidas minhas kkkkk vai ser por aqui que vou começar então, com certeza! Essa configuração que você deu de exemplo passa um pouco dos 1.000 reais, eu até tenho um pouco mais pra gastar no momento, você sugeriria algo diferente disso pra um orçamento um pouco maior? Desculpa o abuso, é que se dependesse de mim eu já iria de Ryzen 7 porque ia achar que valeria a pena 

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, júlio gandolphi disse:

Entendi, amigo.. Então seguindo o que você e o GuilhermeGB falaram em comum, o ideal seria começar pelo processador, placa-mãe e RAM.. eu tenho no momento uns 2.500 pra gastar, vou dar uma pesquisada em componentes quando tiver um tempinho e provavelmente terei mais dúvidas, aí eu volto pra cá perguntar pra vocês hahaha muito obrigado pela atenção!

Lembre-se de comprar também uma fonte. A Pichau Nidus 550L é um bom modelo de entrada LINK
Use um filtro de linha da marca clamper. Não use estabilizador.

Com 2.500 você monta o PC todo e ainda sobra. Com aproximadamente 2.050 você monta o PC todo, incluindo um NVMe de 1tb, como esse aqui LINK
Além de um gabinete atual, caso o seu não seja adequado de alguma forma.
Lembrando que a placa-mãe indicada acima tem redução de preço para 341 com cupom PLME5.

• Curtir 1
Postado

@júlio gandolphi com R$2.500 já dá complementar a configuração que sugerimos com alguns itens importantes:

SSD Kingston NV1 TB - R$400

Fonte SilverStone SST-ET500 - R$230

O restante você inteira pra pegar uma placa de vídeo legal, sugiro uma RX 7600 ou uma RX 6600 da AMD.

3 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Além de um gabinete atual, caso o seu não seja adequado de alguma forma.

Gabinete é algo importante também, bem lembrado.

Postado

@Crixus Champion @GuilhermeGB gente, vocês me ajudaram muito, obrigado de verdade.. no fim de semana eu pretendo sentar com calma e ver se já consigo comprar alguns itens, principalmente os três que falamos primeiro.. qualquer coisa eu mando mensagem aqui mencionando vocês, caso não incomode! Agradeço muito a atenção e as dicas!

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, júlio gandolphi disse:

@Crixus Champion @GuilhermeGB gente, vocês me ajudaram muito, obrigado de verdade.. no fim de semana eu pretendo sentar com calma e ver se já consigo comprar alguns itens, principalmente os três que falamos primeiro.. qualquer coisa eu mando mensagem aqui mencionando vocês, caso não incomode! Agradeço muito a atenção e as dicas!

Pode usar esse tópico mesmo.
Boa sorte. 

Postado

@GuilhermeGB @Crixus Champion boa tarde pessoal.

Seguinte, comprei as peças que vocês indicaram nos comentários no fim de semana (a fonte foi a silverstone, mas peguei a de 650w.. foi uma boa?). Só a RAM que só tinha uma unidade na kabum, e acabei pegando duas de um modelo uma quase igual, com pouco mais MHz, mas 8GB e da mesma marca. Sobre o gabinete que vocês citaram, mas acho que o meu não terá problemas, ele é grande (não sei se o que importa é o tamanho, mas isso ele tem)

Agora, tenho algumas dúvidas kkkk o fato de eu tirar a placa de vídeo e utilizar o gráfico integrado do processador, os jogos que pedem placa de vídeo vão rodar normal, certo? dentro da configuração mínima e etc.. e outra, é necessário formatar o PC quando eu for atrás de técnico pra instalar as peças? 

Obrigado pela ajuda, caras!

PS: achei meu gabinete no ML, é esse aqui. Acham que é o suficiente?

Postado

@júlio gandolphi boa tarde!

1 hora atrás, júlio gandolphi disse:

Seguinte, comprei as peças que vocês indicaram nos comentários no fim de semana (a fonte foi a silverstone, mas peguei a de 650w.. foi uma boa?).

Teria o link do modelo dessa fonte? Eu só recomendo aquele modelo de 500W porque foi testada e aprovada no TecLab, não sei sobre outros modelos da marca.

Sobre o gabinete que vocês citaram, mas acho que o meu não terá problemas, ele é grande (não sei se o que importa é o tamanho, mas isso ele tem)

O que importa é a circulação de ar que ele proporciona, precisa ter aberturas para o ar entrar e sair.

Agora, tenho algumas dúvidas kkkk o fato de eu tirar a placa de vídeo e utilizar o gráfico integrado do processador, os jogos que pedem placa de vídeo vão rodar normal, certo? dentro da configuração mínima e etc.. e outra, é necessário formatar o PC quando eu for atrás de técnico pra instalar as peças? 

Vão rodar muito melhor. Os jogos não pendem "placa de vídeo", eles pendem o processador gráfico que atenda os requisitos mínimos para pelo menos abrir. A diferença de uma placa de vídeo e um vídeo integrado, é que no vídeo integrado o processador gráfico já vem embutido dentro do mesmo encapsulamento do processador. Eu nem chamaria a sua GT 610 de "placa de vídeo", ela é mais um adaptador gráfico para simplesmente gerar vídeo. Até na época que a NVIDIA lançou essa GPU ela já era fraca, e isso já faz uns 12 anos.

PS: achei meu gabinete no ML, é esse aqui. Acham que é o suficiente?

Não, ele não terá boa circulação de ar.

Até quanto quer pagar no gabinete?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!