Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera. Gostaria de dicas e sugestões para fazer um upgrade no PC. Vou trocar apenas o kit, ou seja, o processador, a placa-mãe e a memória RAM. Estou pensando em gastar até 2,5K no processador e 1K na placa-mãe. Fiquei em dúvida entre pegar um i7 ou um i9 das novas gerações, de preferência com placa-mãe LGA 1700. Também irei trocar os pentes de memória para 2x16GB 5600MHz.

Setup atual:
Processador: i7 8700
Placa-mãe: MSI B360M Bazooka, Intel LGA 1151
Fonte: CORSAIR VENGEANCE 650M MODULAR 80 PLUS SILVER
Memória: 2x8GB HyperX 2666MHz
Placa de vídeo: GeForce RTX™ 3070 EAGLE OC 8G"

Postado

Bom dia. Vai usar o PC para trabalhar? Que tipo de trabalho? Você está considerando só processador e placa-mãe, mas esses processadores que você tem em mente precisam de bons coolers para manterem temperaturas razoáveis, pode colocar mais R$400 em cooler, pelo menos.

Postado

Opa irmão para trabalhar super tranquilo sem ser para edições de vídeos e jogar jogos pesados quando der, ele está dando uns gargalos até no PUBG tudo no alto, CPU tá limitando demais, tinha esquecido de falar estou com um cooler ag400 mas acredito que teria que passar para um cooler melhor mesmo. Poderia sim colocar mais uns 400 para ele. Desde já agradeço!

Postado

@David Caldas cooler AG400 daria conta de CPUs mais simples com TPD abaixo de 100W. O Core i7 13700K e o Core i9 13900K consomem até 253W no limite de energia padrão da Intel, o recomendado é um WC de 360mm, o que custaria acima de R$600. Sem falar que placas-mãe perto dos R$1.000 não dariam conta de segurar esses CPUs, precisaria pagar um pouquinho a mais.

Minha sugestão seria manter o CPU até no máximo um Core i7 13700 (sem "K") que é um CPU de 65W em stock, você poderia ajustar um pouco os limites de energia dele pra tentar pegar uns 125W, e não precisaria de uma placa-mãe tão cara pra dar conta, mas provavelmente seria necessário melhorar esse cooler também para os 125W.

Lembrando que investindo agora em LGA 1700 você não aproveitará quase anda em futuros upgrades, por isso deixo uma outra sugestão que é investir na plataforma AM5 com os Ryzen 7000. Talvez saia um pouco mais caro, mas é investimento a longo prazo. No próximo mês já teremos os novos Ryzen 9000, onde o foco desses novos processadores é dar uma otimizada no consumo de energia, trazendo mais eficiência. Provável que no lançamento as opções ainda estarão bem caras, então talvez não compense esperar. Mas você teria mais umas 3 gerações de CPU pra frente pra fazer upgrade sem precisar troca de placa-mãe (pegando uma boa).

Agora minha sugestão para LGA 1700 com Core i7 13700:

Intel Core i7 13700 - R$2.300

Gigabyte B760M Gaming X - R$1.220

Cooler DeepCool Gammax AG620 - R$330

Tomei a liberdade de pegar uma placa-mãe um pouco acima dos R$1.000 já que o processador custo menos de R$2.500. Esse modelo já teria um VRM mais forte para aguentar níveis de energia mais altos, os modelos de R$1.000 tem VRM muito simples, mal daria conta de fornecer 100W sem aquecer demais.

O AG620 também seria um cooler suficiente para aguentar TDPs mais altos do que o AG400 sem deixar o CPU aquecer tanto, sendo comparável a vários modelos de WC de 240mm.

1 hora atrás, David Caldas disse:

Também irei trocar os pentes de memória para 2x16GB 5600MHz.

Qual seria o modelo dessas memórias? E o valor que estaria pagando?

• J.Augusto F alterou o título para Qual upgrade fazer em um Core i7 8700 e GeForce RTX 3070?
Postado

Bom dia, Guilherme. Agradeço demais pelas sugestões. Por enquanto, já comprei algumas peças. Peguei um i7 14700KF na Amazon e comprei a placa-mãe lá também.

A placa-mãe é a Gigabyte B760M AORUS ELITE (rev. 1.0), LGA 1700, DDR5. Já os pentes de memória, comprei na Kabum: memória RAM Corsair Vengeance, 32GB (2x16GB), 5200MHz, DDR5, CL40, para Intel, XMP, Preto - CMK32GX5M2B5200C40. O CL de memória é alto, mas eu estava com um pouco de pressa para comprar e não queria esperar por outras promoções.

Agora estou com dúvida entre o Water Cooler que você me indicou e um que estou pensando em comprar, que seria este: Water Cooler Arctic Liquid Freezer II 240, 240mm, Intel-AMD, Black, ACFRE00046B, na Terabyte. Esqueci de comentar estou com minha fonte: Fonte Thermaltake 600w (80plus). Acrecito que não preciso trocar!

Postado

@David Caldas demorei um pouco pra responder, fui verificar e o WC está constando como indisponível. Você conseguiu comprar? Não vai fazer muita diferença se você investir num super Water Cooler ou num Water Cooler um pouco mais simples se for utilizar o processador com um TDP de no máximo 125W. Claro, um modelo de maior qualidade provavelmente terá menos chance de dar problemas por ter componentes de maior qualidade.

Em 24/06/2024 às 12:41, David Caldas disse:

Fonte Thermaltake 600w (80plus). Acrecito que não preciso trocar!

Não exatamente, existem fontes da Thermaltake que são muito boas, e outras que são muito ruins. Marca não quer dizer nada hoje em dia.

Postado

@GuilhermeGB Sem problemas, Guilherme. Não consegui comprar a tempo aquilo que tinha mencionado kkkkk. Peguei este aqui que tem 60 meses de garantia na Kabum:

Water Cooler Corsair iCUE H100i Elite, RGB, 240mm, AMD/Intel, Preto - CW-9060058-WW. Queria pegar um cooler bom sem ser o water cooler, mas acredito que, devido ao processador que comprei, o i7 14700KF, ele é bastante quente. Aí decidi pegar esse aí. Bastante confiável da Corsair e com 60 meses de garantia. E sobre a fonte, vou continuar com ela mesmo. Agradeço pela dica! Sobre o TDP do processador pode chegar aos 253w então um Cooler sem sem water cooler acredito que não segurava kkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!