Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
57 minutos atrás, bielykl disse:

qual seria  a placa-mãe ideal para um Ryzen 5 5600? a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II seria uma boa placa-mãe?

Na minha opinião, o melhor custo-benefício seria a MSI A520M-A PRO, com VRMs parrudos, mas caso consiga estender o orçamento, a B550M-A da ASUS, ou a B550M-PRO VDH WIFI da MSI, que atualmente está muito cara pelo que entrega, estando um tempo atrás, custando R$799,99. Uma mais barata, a MSI B450M-PRO VDH MAX também pode ser uma boa, a B550M AORUS ELITE é uma ótima escolha também. falando dessa A520M da ASUS, é uma escolha, meh, eu não consegui encontrar nenhum estoque dela no mercado, ela é uma A520M... Não tem como esperar muito, se não me engano, o limite dessa placa-mãe, e o 5700X, eu iria na da MSI que vai entregar quase o mesmo desempenho. Mas fica ligado nas que eu te recomendei, que também podem ser escolhas ótimas para você, se essa da ASUS vier pelo preço que estava por á um tempo atrás, uns R$550, vale a pena sim.

Obs: Desculpa a repetição das palavras :V, acabei ficando sem ideias de como descrever as ideias :PP

Postado
1 hora atrás, bielykl disse:

qual seria  a placa-mãe ideal para um Ryzen 5 5600? a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II seria uma boa placa-mãe?

A ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II é de excelente construção e VRM, no teste do Guiga Games ela suportou facilmente o Ryzen 9 5900x.
Qual é a configuração completa do PC?

Agora que sabe que a placa é excelente, você deve considerar 3 coisas:

1) Se quiser PCIE 4.0 e 2 conectores para SSD NVMe, você só irá encontrar nas B550 decentes, não em todas.
2) O Ryzen 5 5600 vai bem em placas mais baratas do que a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II.

3 O valor que pretende investir em placa-mãe. 

Postado

A B550 mais barata - que não seja "aventura" como a Maxsun B550M Terminator 2.5G; é a

ASUS Prime B550M-A - R$ 670,00

Segundo a tabela do G.Ferraz o VRM é com 6 fases (4+2), OK até 75 amperes, então pode usar o 5700X3D num "PC Gamer" - uso básico para jogos.

A versão do link tem dissipador no VRM, mas a ASUS "economizou" no termalpad, pois não cobre bem os Mosfets, vide esta foto no teste do TOC (TheOverclockPage),* essa "porkeira" já foi vista em outras placas da ASUS.

* Apesar do pomposo nome "gringo" a página é em Português.

teste do TOC mostra que o limite seria o 5800X para uso pesado; vide a temperatura do VRM com o 3900X rodando o Blender Classroom, o que pode ser extrapolado para seus equivalentes atuais 5900X, 5950X.

b550m_a_vrm.png?resize=720,360&ssl=1

Detalhe, nos testes do TOC ele verifica o efeito que um fan de 80mm soprando sobre o dissipador (ou VRM quando a placa não tem dissipador), vide o resultado de usar este fan sobre o dissipador da B550M-A:

"... entretanto, ao usar o fan de 80 mm soprando no dissipador, houve uma queda de mais de 40 °C" - isso no teste na bancada, no gabinete será outra estória.

Essa ajuda do fan é importante quando usando air cooler torre ou water cooler, já que não "ventam" na região do VRM.

O teste do Guiga Games mostra resultados similares, inclusive ele simulou a versão B550M-A "pobre" removendo o dissipador do VRM - o que da 24 graus a mais. 🔥

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!