Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Adquiri recentemente um processador R7 5700X3D e uma RTX 4060 TI. Pensando nisso e em ter uma temperatura agradável para o processador durante jogos (penso algo em torno de 60-65 graus), gostaria de recomendações de bons air coolers para suportar essa placa que é um tanto quanto esquentada... Creio que meu orçamento limite para o cooler seja na faixa dos 500 reais.

Postado

Boa noite, amigo.

18 minutos atrás, JohNLukzz disse:

gostaria de recomendações de bons air coolers para suportar essa placa que é um tanto quanto esquentada...

Acho que você está cofundindo as coisas, air cooler não afeta a placa de vídeo, somente o processador. O cooler da placa de vídeo é só o que vem nela mesmo, e não dá pra "melhorar" o cooler dela. O que você pode fazer é proporcionar a melhor circulação de ar possível dentro do gabinete para deixa-la trabalhar bem. Undervolting na placa de vídeo também pode reduzir a temperatura e o ruído das ventoinhas.

Qual seria o cooler atual do seu processador? E qual a faixa de temperatura que você está tendo?

Postado

@GuilhermeGB Escrevi errado ali, seria para suportar esse processador, que é um tanto quanto esquentado. Tinha citado a placa anteriormente apenas a titulo de curiosidade. Não tem cooler atual, o PC está sendo montado do zero então estou comprando peça por peça, por isso precisava de um air cooler que fosse ideal justamente para o 5700X3D. Não queria algum que apenas segurasse para que ele não exploda, e sim um que vai realmente deixar gelado rodando jogos atuais e que exigem bastante do processador. Meu gabinete é um Redragon Wideload Pro e usarei 9 Fans Aigo Pro...

Postado

@GuilhermeGB Vejo muitos problemas com water cooler e sou meio inexperiente na questão de montagem, minha ideia inicial seria um Air Cooler que fizesse o mesmo trabalho de um water para deixar bem gelado, você acha que algum da deepcool seria capaz de fazer isso ou apenas um water cooler seria suficiente para o que eu busco?

Postado

@JohNLukzz bom, dentro do seu orçamento cabe o Gammaxx AG620, sendo que é um air cooler comparável a alguns WC de 240mm. Devido ao seu tamanho ele pode ser meio chato de instalar.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25673/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag620-argb-120mm-intel-amd-r-ag620-bkanmn-g-1

Eu também sou mais favorável a air coolers por questão de manutenção (a única parte móvel que um dia irá danificar é a ventoinha).

Postado

@GuilhermeGB Você acha que um Deepcool AK500 ou AK620 conseguiriam suprir bem minha necessidade? Pelo que vi, qualquer um deles seria um pouco mais caro que esse que você mandou, porém esteticamente imagino que seriam mais agradáveis para o perfil que estou tentando montar no PC...

Postado

@JohNLukzz se não me engano tem alguma diferença nas ventoinhas do AK620 e AG620, parece que a do AG620 é mais silenciosa, só que o AK620 no geral é bem mais bonito. Agora entre as duas opções citadas, creio que a diferença de temperatura do 5700X3D com um AK500 ou AK620 na prática seria irrelevante, considerando que não é um CPU de alto TDP.

Postado

@GuilhermeGB Levando em conta que a diferença de preço entre a AK500 e a AK620 ta batendo algo em torno de apenas 40 reais, você acha ideal pegar a AK620?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28659/cooler-para-processador-deepcool-ak500-zero-dark-120mm-intel-amd-black-r-ak500-bknnmt-g-1?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwg8qzBhAoEiwAWagLrE9B8sNP8ltqJStkce3HHm2dkGaOEQKGD8cmJP_QwFUBtaSHwnozhhoCrboQAvD_BwE

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20563/cooler-para-processador-deepcool-ak620-120mm-intel-amd-r-ak620-bknnmt-g?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwg8qzBhAoEiwAWagLrLZCAN2zL83NKFu1VwVBeJdd2Qu4VkW4NeRgQkrxFFtzWvbbKEvPJhoCSGUQAvD_BwE

Aliás, gostaria de saber se você sabe me informar o que muda dessa versão clean para a versão digital, seria apenas a questão do painel marcando temperatura ou teria algo superior no quesito construção?

• Solução
Postado

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@JohNLukzz se não me engano tem alguma diferença nas ventoinhas do AK620 e AG620, parece que a do AG620 é mais silenciosa,

É o contrário, a fan do AG620 - que é mais novo; é mais forte e mais ruidosa que a do AK620 baixando coisa de 1 grau a mais - irrelevante, qualquer um dos dois terá o mesmo desempenho com o 5700X3D, sendo até "overkill" para esse CPU.

Para o 5700X3D não precisa mais do que o DeepCool AG400 PLUS (2 fans push-pull) - R$ 154,00 na versão básica.

Ou se quiser um cooler "all black" tem o Thermalright Perless Assassin 120 Mini Black - R$ 275,00

Mas não tem LED frufru - afinal é dual tower com o fan entre as duas, tem baixo ruído - 25,6 dBA.

A versão com dois fans baixa uns 2 graus a mais, por mais R$ 25,00.

cooler-para-processador-thermalright-pee

• Curtir 1
Postado

@1lokos Sou muito leigo no assunto e estou procurando me atualizar sobre para aprender, mas, você acha que com meu gabinete Redragon Wideload Pro, que tem um bom airflow, e com nove fans aigo pro dentro, consigo,com a presença de um desses coolers que você citou, obviamente, obter temperaturas entre 60-65 graus em jogos atuais que exijam bastante do processador? Se não for uma realidade tão palpável, quanto em média deve ficar a temperatura nessa situação e com algum desses coolers que você sugeriu? (Sei que isso depende de vários fatores, vamos trabalhar apenas com possibilidades)

Postado
2 horas atrás, JohNLukzz disse:

Redragon Wideload Pro, que tem um bom airflow

Esse gabinete é "aquário", tipo que foi criado para ser usado com Water Cooler, sendo mais complicado de otimizar para Air Cooler, já que neles o ar tem que fazer curva de 90 graus, o que gera turbulência, o que não é bom para eficiência de Air Cooler.

Citação

9 Fans Aigo Pro...

Quantidade de fans não significa automaticamente bom airflow, tem casos que muitos fans mais atrapalham do que ajuda.

A Aigo AR12 PRO tem umas especificações mentirosas, tanto no CFM quando na pressão.

E porque essa neura de "deixar CPU gelado", de "não passar de 65 graus"?

Não a necessidade de manter o CPU em 60 graus, não passado dos 80 graus esta bom, e nem é porque isso pudesse danificar o CPU - o que não ocorre porque o CPU tem proteção térmica reduzindo o clock para esfriar se chegar em 90 graus;  e sim porque o gabinete fica muito quente e passa a aquecer o ambiente, que se não tiver ar condicionado vai incomodar.

Não sei dizer que temperatura obteria com o 5700X3D  nesse "aquário" com "meia dúzia e meia de fans", teria que ver com quem tem configuração semelhante.

Sugiro assistir este vídeo do Mr. Matt Lee - e similares do Hardware Canucks; sobre como otimizar o airflow, veja aos 6:54 que usando Air Cooler de torre ele só usa 2 fans exaustores -  um na traseira e um no topo do gabinete.

Aos 8:17 ele diz que o gabinete tipo "panorama" (aquário) é um dos tipos menos eficiente de airflow, provavelmente junto como os "Silent".

Já se usa WC no "aquário" ai sim é interessante muitos fans, pois nesse caso vão compensar a deficiência de airflow criada pela turbulência devido a curva de 90 graus criando muita pressão, o que força o ar a sair do interior.

* Vide este exemplo no teste da NZXT de Air Cooler no gabinete H6 FLOW, que é tipo aquário, mas tem os fans na lateral direita num painel a 45 graus para minimizar a turbulência.

No teste com dois fans no topo do gabinete a temperatura do CPU aumentou em 2,19 graus. E é óbvio o porque, o fan no topo mais para frente esta roubando ar fresco que entra pela frente antes que esse ar chegue no fan do Air Cooler.

Embora este aumento de temperatura faça pouca diferença na pratica, mostra que um dos fans foi um gasto desnecessário.

Então se o objetivo de "meia dúzia e meia" de fans no gabinete é "decoração", não se esquente com o detalhe e satisfaça o gosto. 😉 

Quanto ao fan no topo que ficara perto da frente se for possível ligue ele num conector SYS_FAN individual e no BIOS reduza a rotação deste fan para máximo que puder. Bem que poderiam criar fans com as pás com 0 de ângulo para estes casos.  🙂

H6-3.jpg

Já vi teste com um i9 e RTX 4090 em que os fans colocados debaixo da GPU melhoraram a temperatura dela e do CPU quando colocados como exaustores - não geraram turbulência nos fans da GPU e não empurraram ar quente da GPU para o radiador do WC, o que prejudica a refrigeração do CPU.

Postado

@1lokos Perfeitas colocações. Como sou muito leigo nesses assuntos, estou procurando aprender agora o máximo que consigo. Infelizmente minha experiência com WC nunca foi boa, o que me faz literalmente evitar qualquer situação que me coloque na possibilidade de cogitar usar isso novamente. Como já comprei esse gabinete (e muito pela estética), vou mantê-lo e irei optar pelo Air Cooler Thermalright Perless Assassin 120 Black que você me recomendou anteriormente. As nove fans não foram por estética, e sim por uma falta de entendimento da minha parte de que não necessariamente quantidade é qualidade. Vou procurar fazer a organização das fans e montagem interna de acordo com o que você me instruiu ali e deu de possíveis recomendações/sugestões. Agradeço imensamente a disponibilidade, espero que, no fim das contas, consiga ter uma temperatura satisfatória para jogar e exercer algumas atividades básicas no computador, mesmo que entre 70-80 graus!

Postado

@Nito Esse cooler Thermalright parece interessante pelo preço (menor que a versão Black). No review do Tom's Hardware ele se saiu bem e ainda conseguiu ser bem silencioso, mas a versão testada era sem RGB, não sei como essas ventoinhas do ARGB se comportariam.

A conclusão deles:

Citação

Fiquei realmente impressionado com o desempenho do Peerless Assassin 120 SE da Thermalright, especialmente quando você considera seu baixo preço de US$ 36. Tive que testar novamente este cooler várias vezes antes de acreditar nos resultados dos meus próprios testes! É de longe o airr de melhor desempenho que testei, capaz de lidar com 200 W + com o Core i9-12900K da Intel, enquanto funciona silenciosamente, e mata totalmente sua concorrência em cargas de trabalho de TDP mais baixas. Quer você se preocupe com valor ou não, você deve considerar este cooler para a próxima construção de seu sistema.

https://www.tomshardware.com/reviews/thermalright-peerless-assassin-120-se/2

Postado

@GuilhermeGB  de acordo com o site da Thermalright, as especificações da ventoinha sem e com ARGB são iguais. Lá fora, o PA120 é considerado o melhor custo-benefício dos AC. O que a gente chama aqui de "pau pra toda obra". 

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Recomendação boa mesmo do amigo, que também foi feita pelo 1lokos. Acabei optando realmente por esse cooler, porém pegando na sua versão all black, de 300 reais. Parece um perfeito custo-benefício.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB São definitivamente muito bem construídos e bonitos. Claro, com suas particularidades que todo air tem, como por exemplo o grande tamanho. Mas, não deixa de ser um excelente custo-benefício, ainda mais pra pessoas como eu, que não são adeptas de WC.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!