Ir ao conteúdo

memória RAM mostrando menor frequência na BIOS. Está certo?

Ir à solução Resolvido por pedzero,

Posts recomendados

Postado

Olá! Vejam que na BIOS os slots de RAM mostram 2400mHz, mas está com DOCP ativo e no gerenciador de tarefas coloca a velocidade como 3200, qual é o certo afinal? A BIOS ta apresentando problemas?

image.png.d273072c9ba029aab5a92e4354a72e84.pngimage.png.c3ee9ffcd87fc9dcc163677ed13f20f8.pngimage.png.e594664147acb43172510a5e40d6bfb0.png

Postado

@gspcarvalho Qual o modelo desses pentes de memória?

Bom, vou me ausentar. Mas em Status, pode ser apenas uma indicação do nome da memória RAM ou fabricante + frequência máxima projetada. É possível que você esteja fazendo overclock com a memória para 3200MHz e aí indica isso no sistema. Gosto muito do modo que o CPU-Z mostra as informações de RAM, acho que vale a pena você dar uma olhada depois.

image.png.08f60f2e2ad4b69acbc522272c86e28e.png

Além disso, pude notar que suas memórias estão instaladas nos slots A1 e B2. O manual recomenda que sejam instaladas no A2 e B2. Isso faz com que o Dual Channel seja ativado, melhorando a performance.
* Se é so teste ou intencional, perdão.
image.thumb.png.6e4ceaaaec1ed9ce7f7ed7a2a34f282b.png

Espero ter ajudado!

Postado

@gspcarvalho Baixa o CPUz e faz print da seção SPD igual mostrado na imagem que o amigo @pedzero apresentou.

Só com CPUz pra ter certeza de onde está o erro mesmo.

Eu tenho uma versão do CPUz portable disponível no meu Google Drive, não precisa instalar, é só baixar e executar, https://drive.google.com/drive/folders/16e8Z4hKUZZuyzvjAGMCi12kGe3fOVwYI?usp=drive_link

Depois de baixado, será só fazer o print e anexar aqui no tópico.

Postado
1 hora atrás, pedzero disse:

@gspcarvalho Qual o modelo desses pentes de memória?

Além disso, pude notar que suas memórias estão instaladas nos slots A1 e B2. O manual recomenda que sejam instaladas no A2 e B2. Isso faz com que o Dual Channel seja ativado, melhorando a performance.
* Se é so teste ou intencional, perdão.

Asgard T3 3200mHz 8gb e 16gb. Não liguei seguindo isso aí porque não fazem dual channel (vou ajeitar isso próxima semana).

55 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@gspcarvalho Baixa o CPUz e faz print da seção SPD igual mostrado na imagem que o amigo @pedzero apresentou.

Só com CPUz pra ter certeza de onde está o erro mesmo.

Eu tenho uma versão do CPUz portable disponível no meu Google Drive, não precisa instalar, é só baixar e executar, https://drive.google.com/drive/folders/16e8Z4hKUZZuyzvjAGMCi12kGe3fOVwYI?usp=drive_link

Depois de baixado, será só fazer o print e anexar aqui no tópico.

image.png.9542d194a248d476c7d340b32f7e79cb.pngimage.png.4626f048a136232be5749a16e7a736e0.png

Aqui estão os prints. Eu pesquisei e vi que na CPU-Z só mostrava metade da frequência por padrão (frequência efetiva x frequência real), mas na BIOS mostra 2400mHz, na velocidade do gerenciador de tarefas 3200mHz e no CPU-Z mostra 1600. Então eu to conseguindo utilizar meus 3200 normalmente? A BIOS que tá mostrando errado?

Postado

@gspcarvalho Tenho um palpite.

Aparentemente mais pessoas tiveram essa mesma dúvida. Acontece que essa frequência mostrada em DRAM Status corresponde ao padrão JEDEC suportado e programado no SPD da memória. 

Sua placa-mãe suporta até 2666 MHz sem ser considerado overclock.

Os padrões JEDEC mostrados no CPU-Z da sua memória mostram valores pré-definidos para 2333, 2400 e 3200MHz.

Então, como em DRAM Status mostra apenas o default seguro, digamos assim, ele deve exibir até 2666MHz, que é o máximo antes de ser considerado OC pela placa-mãe. Pelo fato de não ter padrão definido no SPD da memória para essa frequência, o valor assumido como seguro é 2400MHz.

Não é certeza, mas faz bastante sentido para mim.

Sobre o Dual Channel, acho que não tem problema usar. Não tem o mesmo desempenho de dois pentes de mesma capacidade mas é melhor que Single.

Espero ter sanado a dúvida. Abraços.

Ah, e o "correto" é o que mostra no CPU-Z, Gerenciador de Tarefas e inclusive na BIOS, vide seção "Information".

Postado

@pedzero Mano, pior que formatei o PC ontem, e antes o DRAM Status mostrava 3200mHz. Eu tentei fazer um teste agora e diminuí a target frequency pra 2400, no prompt de comando e no gerenciador de tarefas mostrou a velocidade de 2400mHz, aí vou voltar pra 3200 agora e os valores no prompt e no gerenciador vão atualizar. Print da CPU-Z agora que coloquei 2400:

image.png.97e4e06e55fe64a0bab09e18121cc6d0.pngimage.png.b6cb366e5738ece19682ce5cb2e6c8d8.png

Minha dúvida é: quando eu voltar pra target de 3200, eu to usando 3200 ou to usando 2400? porque o gerenciador de tarefas e o prompt mostram 3200, apesar do DRAM Status da bio mostrar 2400. E tem como ajeitar esse dram status?

• Solução
Postado

@gspcarvalho Bom dia.

Não se preocupe, estava em 3200MHz.

Não é tirando uma, mas a chance de ser um devaneio de ter visto os 3200 é alta rs, difícil uma formatação fazer mudar o comportamento das informações na BIOS... Confie 100% no CPU-Z, desde que em "Memory" mostre 1600MHz, com certeza as memórias estarão trabalhando em seu máximo.

Não sei se vale a pena ajeitar. Talvez o comportamento mude se atualizar a BIOS, mas não vale a pena acredito.

Como mencionei outras pessoas tiveram a mesma preocupação, então não é exatamente um problema, só uma característica. 

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!