Ir ao conteúdo

Preciso escolher qual melhor placa-mãe para meu setup

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou montando um setup e até agora tenho o gabinete, fonte nidus 550W, memória RAM kingston fury beast 2x8gb e NVMe 500gb da kingston, também. Estou querendo comprar um processador Ryzen 5 5500, placa de Vídeo ASRock rx 6600 e estou na dúvida com a placa-mãe. Eu quero gastar numa placa-mãe que não chegue a 700 reais, porém, são muitas opções e eu não sei qual comprar. Gostaria de uma placa que aguente essa configurações mas realmente estou muito em dúvida sobre o que comprar, vocês podem me ajudar?

Postado

Se puder mudar a placa de vídeo para a marca ASUS, MSI, Galax ou Gigabyte, a garantia é de 3 anos.
Uma ASUS está custando 1.299 LINK

Já comprou alguma peça?

Uma placa-mãe boa e barata é a MSI B450M PRO-VDH MAX, que custa 474 na Pichau LINK e 451 na Kabum com cupom PLME5 LINK

Se quiser uma placa-mãe melhor, com PCIE 4.0, posso indicar algumas B550 abaixo de 700 reais. Porém combinadas com o Ryzen 5 5500 não ativarão o pcie 4.0, mesmo que compatíveis. 

---------------------------------

Exemplos de boas B550. O diferencial das B550 decentes é o pcie 4.0 e alguns recursos extras, como 2 conectores NVMe.

ASUS Prime B550M-A, custa 636 com cupom PLME5 LINK

Essa atende mais de 90% dos usuários, só não é indicada para Ryzen 9, que são processadores muito fortes e quentes. Conta com 2 conectores para SSD NVMe, 1 conector ARGB, 2 conectores RGB, 1 CPU FAN, 3 SYS FAN.

Uma que passa dos 700, mas é excepcional, é a MSI B550M Pro-VDH WiFi, que custa 797 com mesmo cupom LINK
Essa suporta tudo. Algumas vezes está por 700. 

Para se obter pcie 4.0 é preciso que o processador também o possua.

Na série Ryzen 5000, o pcie 4.0 está nos processadores Ryzen 5 5600, Ryzen 5 5600x, Ryzen 7 5700x, Ryzen 7 5700x3D, Ryzen 7 5800x, Ryzen 7 5800x3d e Ryzen 9.

Quem não tem PCIE 4.0: Ryzen 5 5500, Ryzen 5 5500GT, Ryzen 5 5600G, Ryzen 5 5600GT, Ryzen 7 5700, Ryzen 7 5700G.

PCIE 4.0 é um barramento mais rápido no conector pcie da placa de vídeo e também no conector do SSD NVMe. Porém até agora se discute sua relevância e se há de fato diferença no slot da placa de vídeo.
Pelo lado do SSD, faz suportar modelos mais rápidos.

• Curtir 2
Postado

Cara, muito obrigada pelas sua explicação e recomendações, de verdade! Estava bem perdida com as opções sem ter uma opinião de alguém com conhecimento. Até agora comprei as memórias e a fonte somente, ainda falta placa-mãe, placa de vídeo e processador kkkkk Perfeito a placa de vídeo da ASUS estar esse preço, é o mesmo que a da ASRock está em outros sites. Vale a pena pagar mais caro no Ryzen 5 5600 para ter o pcie 4.0? @Crixus Champion

• Solução
Postado
1 hora atrás, juliavogel disse:

Cara, muito obrigada pelas sua explicação e recomendações, de verdade! Estava bem perdida com as opções sem ter uma opinião de alguém com conhecimento. Até agora comprei as memórias e a fonte somente, ainda falta placa-mãe, placa de vídeo e processador kkkkk Perfeito a placa de vídeo da ASUS estar esse preço, é o mesmo que a da ASRock está em outros sites. Vale a pena pagar mais caro no Ryzen 5 5600 para ter o pcie 4.0? @Crixus Champion

Independente do pcie 4.0, o 5600 é um processador melhor do que o 5500, inclusive muitos o usam em placas mãe sem pcie 4.0
O 5500 também é um bom produto no preço em que é vendido, que varia de 600 a 650 reais.
A escolha irá depender do seu bolso, de quanto pretende gastar.

O pcie 4.0 é o seguinte:

O pcie 4.0 é um barramento mais veloz presente nos slots pcie x16 ( slot da placa-mãe onde a Placa de Vídeo é inserida) e M.2 (slot da placa-mãe onde o SSD NVMe é inserido). As Placas Mãe de chipsets B550 e X570 decentes possuem este recurso, apenas as decentes.
Placas mãe B550 com 2 slots M.2, como é o caso das que listei na postagem anterior, costumam ter o 4.0 em apenas um deles. O correto é sempre checar a descrição. 

Para se obter o pcie 4.0 é necessário que Processador, placa-mãe e Placa de Vídeo o possuam, caso contrário continuará em 3.0. (funciona normalmente)
Pelo lado do SSD NVMe é a mesma coisa, Processador, placa-mãe e SSD NVMe precisam tê-lo.

Atualmente já existe também o pcie 5.0. Placas de Vídeo e SSDs NVMe 5.0 e 4.0 funcionam em sistemas com pcie 3.0. Tudo é retrocompatível.

Muito se discute se o pcie 4.0 faz diferença para Placas de Vídeo, se as Placas de Vídeo 4.0 (todas atuais) terão alguma perda em sistemas 3.0. A maioria dos testes e opiniões dizem que não, que não há perda, e se houver, será algo mínimo em um jogo ou outro.

Em relação aos SSD NVMe, os 4.0 possuem velocidade de leitura de até 7300mb/s, enquanto que os 3.0 vão até 3500mb/s.

Ao se colocar um NVMe 4.0 em um sistema 3.0, ele funcionará como um NVMe 3.0, e sua velocidade deve ficar entre 3000 a 3500mb/s. E isso não é ruim, é 7x mais rápido do que um SSD SATA.

-----------

Como eu disse, irá depender do seu bolso.
O PC inicial com Ryzen 5 5500, RX 6600 e a MSI B450M PRO-VDH MAX que indiquei ficará muito bom, não é necessário gastar mais se não quiser.
Se quiser o pcie 4.0 por desencargo de consciência, terá que ir de Ryzen 5 5600 e placa-mãe B550, como por exemplo a ASUS Prime B550M-A. Outra coisa legal que as B550 decentes têm são os 2 conectores M.2 para SSD NVMe, podendo assim usar 2 NVMe, que são compactos e dispensam qualquer cabo. Obviamente que os conectores tradicionais para SSD SATA e HD SATA também estão presentes.

Lembrando de nunca usar estabilizador, sempre um filtro de linha da marca clamper.
Procure gabinetes adequados, com boa ventilação, como o Pichau Kazan 2  ou Montech X3 Mesh

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!