Ir ao conteúdo

RX 580 para Live

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos

Gostaria da opinião dos amigos, estou para começar a fazer Lives, mas com dois computadores, um dedicado ao gameplay e outro exclusivo para transmissão da live.

A dúvida é o seguinte, eu colocando uma RX 580 apenas para transmissão da live (segundo computador), a qualidade da Live será boa? Caso não? Qual placa de custo-benefício indicariam?

As configurações do segundo computador é: Core i5 11400f, B560M Pro Ax, 32 GB RAM, NVMe 500gb Gen 4, Fonte 650w MSI.

Não sei se é a área exata para postagem.

• Solução
Postado

Não é uma boa, placa AMD só serve pra quebrar um galho quando você não tem opção. O codec H.264 da AMD é bem infeciente, e ele é pior ainda para placas mais antigas como a RX 580. Ficou menos pior nas RX 6000/7000, mas ainda atrás de modelos mais antigos da NVIDIA. As GPUs da NVIDIA oferecem uma qualidade final de imagem superior para a mesma taxa de bitrate, ainda mais se você pegar placas mais recentes.

A maioria das GTX 16xx tem o mesmo codec das RTX 20xx/30xx (exceção da GTX 1630 e os primeiros modelos da GTX 1650), então se você pega uma GTX 1650 versão mais nova e uma RTX 3090, a capacidade de codificação de vídeo delas será igual. Então veja se você consegue uma GTX 1660 ou GTX 1650 Super usada, por exemplo. Se for pra pegar uma GTX 1650, você precisa verificar antes se ela usa o chip TU116 e não o TU117, o chip TU116 tem o mesmo codec das outras GTX 16xx e RTX 20xx/30xx.

• Membro VIP
Postado

Já que a máquina será exclusiva para transmissão, em qual resolução você pretende criar as lives? Até 1440p, x264 talvez dê conta rodando na CPU mesmo.

Não sei bem o que os serviços de streaming aceitam (Twitch ainda aceita apenas H.264?). Se for usar H.265 ou AV1, ficará inviável na CPU em resoluções altas, pois ambos são muito mais exigentes.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Já que a máquina será exclusiva para transmissão, em qual resolução você pretende criar as lives? Até 1440p, x264 talvez dê conta rodando na CPU mesmo.

É uma boa, não sei se o 11400F seria forte o bastante para 1440p 60 FPS, mas 1080p 60 FPS deve ser tranquilo.

• Curtir 1
Postado

1080p a 60fps já seria ótimo.

A RX 580 seria um "quebra galho" para dar vídeo até eu conseguir comprar uma RTX da serie 3000 para rodar a Live.

Postado

@Carter_BRz não sei se estou entendo bem, mas você vai comprar uma RTX 3000 só pra rodar a live? Só será viável trocar a codificação de CPU por GPU se você for fazer codificação via AV1, e as placas RTX 3000 não suportam, somente as RTX 4000 e as RX 7000.

EDIT: Só que tem uma coisa, a codificação AV1 das GPUs ainda mal se comparam a qualidade final da coficiação H.264 via CPU.

• Membro VIP
Postado

x264 é leve e otimizado, em parte graças à simplicidade (para os padrões atuais) do codec. Fiz um teste com o x264 aqui convertendo um vídeo 1440p 1080p 60 FPS, predefinição "medium", perfil "high", no meu pobre Ryzen 3 4100 (4/8T). Consegui ~45 FPS. Num processador mais potente pode dar conta. Ainda dá para baixar a predefinição para "fast", dará uma piorada na qualidade (requerendo maior taxa de bits para compensar). Em "fast", aqui, foi para ~50 FPS.

Isso apenas uma conversão num sistema em repouso. Rodando o OBS, terá overhead, pois o programa estará ocupando a CPU com mais coisas. Então acho que em 1080p 60 FPS dá sim como comentado pelo @GuilhermeGB .

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Fiz um teste com o x264 aqui convertendo um vídeo 1440p 60 FPS, predefinição "medium", perfil "high", no meu pobre Ryzen 3 4100 (4/8T). Consegui ~45 FPS. Num processador mais potente pode dar conta. Ainda dá para baixar a predefinição para "fast", dará uma piorada na qualidade (requerendo maior taxa de bits para compensar). Em "fast", aqui, foi para ~50 FPS.

oops, fiz lambança. Esses valores acima são para 1080p! Para 1440p: em "medium", 25 FPS; em "fast", 29 FPS; em "faster" (qualidade começa a degradar mais, evite), 35 FPS.

Considerando meu Ryzen fraquinho, estimo que seu i5-11400F, @Carter_BRz , dá conta tranquilo de 1080p 30 FPS. Provavelmente 60 FPS seja possível (precisa testar!).

Postado
15 minutos atrás, Marcos FRM disse:

oops, fiz lambança. Esses valores acima são para 1080p! Para 1440p: em "medium", 25 FPS; em "fast", 29 FPS; em "faster" (qualidade começa a degradar mais, evite), 35 FPS.

Considerando meu Ryzen fraquinho, estimo que seu i5-11400F, @Carter_BRz , dá conta tranquilo de 1080p 30 FPS. Provavelmente 60 FPS seja possível (precisa testar!).

Compreendo, obrigado pela ajuda.

Mas de qualquer forma, vou precisar comprar uma GPU para dar vídeo.

Indicaria alguma já pensando em um dia poder utilizar para melhorar a  Live? 

• Membro VIP
Postado

O ideal é uma GPU que faça a codificação em hardware com a melhor eficiência possível, assim libera a CPU. No futuro, AV1 substituirá os demais codecs nesse uso, de forma que suporte para ele é interessante.

@GuilhermeGB está mais por dentro do que eu. 😅

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

EDIT: Só que tem uma coisa, a codificação AV1 das GPUs ainda mal se comparam a qualidade final da coficiação H.264 via CPU.

Será? Logo que saíram as Intel Arc, que foram as primeiras GPUs com suporte à codificação de AV1, o resultado foi bom. Basicamente, consegue-se qualidade equivalente ao H.264 com metade da taxa de bits:

https://www.pcworld.com/article/827992/tested-intel-arc-av1-Vídeo-encoder-vs-nvidia-amd.html

Isso significa que, com, por exemplo, 75% da taxa de bits, tem-se uma imagem melhor do que o H.264.

A NVIDIA andou dizendo que seu codificador AV1 é o melhor não faz muito tempo:

https://blogs.nvidia.com/blog/av1-obs29-youtube/

Então, acho que a esta altura já está usável 😅, basta os serviços de streaming aceitá-lo...

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM talvez eu esteja enganado, então. Eu fiz uma pesquisa rápida e não achei muitas comparações de usuários online.

@Carter_BRz se for só pra "dar vídeo", poderia ser quase qualquer uma, poderia ser até a RX 580 que você já tinha em mente. Mas se algum dia você pretende começar a fazer lives em AV1, então seria melhor pegar uma GPU mais atual.

12 horas atrás, Marcos FRM disse:

Levando como base meu Ryzen 5 3600, que é um pouco mais lento que o i5 11400F, eu consigo codificar vídeo no handbrake em 1080p x264 preset medium a uns 70+ FPS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!