Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá  No momento possuo: AMD Ryzen 5 5600X | ASUS TUF Gaming B550M-Plus | Gigabyte RTX 2060 Super Windforce OC 8G | (2x) HyperX Fury 8GB 2666MHz | CoolerMaster Masterliquid Lite 120 | Corsair CX550 | HD 1TB | SSD 120Gb.

Estou pensando nos upgrades que posso fazer para garantir maior longevidade para o pc, e pensando também no que precisarei subir no pc para conseguir rodar o GTA VI que está por vir aí.
Primeiro preciso trocar o meu armazenamento todo, porque o HD é velho e já deu o tempo de vida útil, e o SSD é fraquinho e não é muito ligeiro mais, então quero colocar dois NVMe, um menor pra sistema e outro pro restante.
Quanto à processador, estou em dúvida entre o R7 5700X ou o R7 5700X3D, ou se mantenho o meu R5 5600X.
placa-mãe ainda vai me suprir por bastante tempo.
GPU penso em uma 3070, por aí, mas não sei se precisa de tanto assim...
Penso em trocar os módulos de memória também, pra dois pentes com mais frequência, 3200Mhz acho que é o suficiente, e dependendo dos preços, subir de dois pentes de 8gb pra dois pentes de 16.
WC pretendo colocar um de 240mm futuramente, e pra isso trocar de gabinete, pois acredito que o meu não comporta um de 240.
E a fonte acredito que uma de 650W da conta do recado, não?

Enfim, gostaria da opinião de vcs sobre o que fazer, para não tomar decisões errôneas na hora de comprar, pois ainda me considero bem leigo sobre hardware...

Postado

Ninguém aqui vai poder te dar dicas de upgrade para GTA VI porque ninguém sabe como GTA VI vai rodar, se quer sabemos se algum CPU AM4 vai dar conta de segurar 60+ FPS nesse jogo. Se você quiser fazer upgrades agora pensando em GTA VI, terá que fazer por sua própria conta e risco. Mas pode apostar que se você quiser jogar GTA V com alta qualidade gráfica em 1080p 60 FPS, você precisará de muito mais do que uma simples RTX 3070. Falo isso porque em 2026 (GTA VI não vai sair pra PC antes de 2026), uma placa do nível da RTX 3070 já será nível de placa de entrada, e um jogo ambicioso como GTA VI tem que mirar em nível gráfico que aproveite bem as placas mais fortes. Além do baixo poder de processamento gráfico dela, também tem a quantidade de memória de vídeo baixa, apenas 8GB, pode até dar pra rodar nas configurações mais baixas com 8GB, mas do médio pra cima, acho que não.

38 minutos atrás, Murilo Boldrin disse:

WC pretendo colocar um de 240mm futuramente, e pra isso trocar de gabinete, pois acredito que o meu não comporta um de 240.

Nenhum dos processadores citados, nem o seu atual e nem os Ryzen 7 precisam de WC. O único que se beneficiaria um pouco mais de WC seria o 5700X3D, que é um CPU que dissipa um pouco mais de calor que os outros dois, mas o 5700X é um CPU de 65W igual ao seu 5600X, então a quantidade de calor dissipada é praticamente a mesma.

40 minutos atrás, Murilo Boldrin disse:

E a fonte acredito que uma de 650W da conta do recado, não?

Troca desnecessária de fonte, a CX550 ainda atenderia placas como a RTX 4070, por exemplo, numa boa.

Postado

@GuilhermeGB Entendi, mas o upgrade seria mais pensando na longevidade mesmo, nem tanto se vai ou não rodar o GTA VI...
Nesse caso, acha que compensa trocar o processador e manter a gpu por mais um tempo? Meu WC então leva tranquilo mesmo que eu upe o processador? E o restante dos upgrades, quanto a RAM e armazenamento, fazem sentido, certo?

Postado

Olá, meu irmão.

Olha, sou leigo também no assunto, mas eu entendo, e experienciei, que se você pensa em longevidade da tua máquina você deve investir em peças novas e de tecnologias altas.

Dependendo do estado da sua máquina te dou 2 sugestões:

1- Se ela estiver relativamente velha, venda tudo e invista em novas peças. Você consegue um valor razoável e não precisaria de muito pra fazer uma máquina e boa.

2- Se da pra aproveitar os principais componentes pelo tempo que você acha que eles ainda fazem o seu trabalho bem, como CPU, GPU, etc, troca a memória e o armazenamento como você planeja.

Novamente, sou leigo em hardware, mas à poucos meses eu troquei meu PC, no qual não consegui aproveitar e nem vender nada, e tive certas experiências. Caso tenham opiniões diferentes ou estou de certo modo errado, podem me corrigir.

Espero ter ajudado com o meu relato! 😉

Postado

@Murilo Boldrin se for trocar de processador, já pega o "melhor" que o AM4 oferece, que é o 5700X3D, seu WC vai segurar, mas upgrade também só se precisar. A placa de vídeo você faz upgrade conforme sua necessidade, se achar que sua 2060 Super não tá dando conta, pode pegar algo melhor, mas pra você só valeria a pena pegar da RX 7700 XT da AMD ou da RTX 4070 da NVIDIA pra cima. São placas mais focadas em 1440p, mas pelo menos sobrariam bem para 1080p num prazo maior.

Upgrade de armazenamento eu acho totalmente necessário pra você, SSD de 120GB mal é suficiente pro sistema, e qualquer jogo lançado hoje pede um SSD pra conseguir desempenhar bem (sem engasgos e problemas no carregamento dos objetos e texturas). Pega um modelo NVMe de 1TB, por R$400 você já pega um decente (Kingston NV2).

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS Obrigado pelo relato amigo, de fato, já experienciei também algumas coisas com upgrades e troca de peças e tal, e dependendo do caso e preço, realmente compensa trocar tudo mesmo e montar do zero...
@GuilhermeGB Entendi, amigo, vou pesquisar um pouco mais então, mas a certeza que tenho é o upgrade de memória, porque o HD ta chorando pra carregar qualquer coisa e não cabe bem dizer nada do SSD sem comprometer o desempenho do sistema (inicialização, etc), muito obrigado pelas dicas!
Só uma última dúvida, vi pela ficha técnica do R7 5700X3D que ele tem clock base menor que o meu atual (R5 5600X) e menor que o R7 5700X, isso não seria ruim pra mim? Segue imagem da comparação entre os 3 pelo site da Adrenaline.comp.thumb.jpg.8edd1a771218b1927ee0cca5fb1fda86.jpg

Postado

@Murilo Boldrin não adianta comparar especificações isoladas. Você viu o clock mais baixo, mas viu também que o cache L3 é 3x maior do que os outros dois? É por isso que ele se chama "X3D", porque usa a tecnologia de empilhamento vertical de cache L3 da AMD. Processadores da AMD ganham muito desempenho em jogos quando se aumenta a quantidade de cache L3, mesmo com clock reduzido, o 5700X3D consegue ser de 20-40% mais rápido em jogos (varia de jogo pra jogo).

Postado

@Murilo Boldrin por nada. Lembrando que você não vai ver esse ganho de desempenho com novo processador se não tiver uma placa de vídeo forte o suficiente pra conseguir fazer o processador entregar altos FPS dentro dos jogos, tirando um ou outro jogo que é mal otimizado mesmo, então ter um CPU com poder bruto já dá uma diferença. Considerando sua configuração atual, entre CPU e GPU, você só verá ganho real em dos jogos de última geração mudando de GPU mesmo.

Postado
Em 26/06/2024 às 15:35, Murilo Boldrin disse:

Quanto à processador, estou em dúvida entre o R7 5700X ou o R7 5700X3D

Trocar 5600X por 5700X do ponto de vista de jogos é "trocar 6 por meia dúzia", em alguns jogos chega até a piorar o FPS porque o clock base do 5700X é menor. Se for trocar gaste uns R$200,00-250,00 a mais no 5700X3D, o cache de 96 MB fará diferença.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!