Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Tenho uma Fonte Corsair cx 430 que tem mais de 10 anos de uso. Funcionando perfeitamente em mais de 10 kits que tive. À 2 anos em uma placa-mãe ASRock h81m-hg4 r4.0 + Intel Core i3 4590 comprado como oem na magalu, e 2 memórias hiperx DDR3 1600 4+4 gigas em dual channel.  Feliz, resolvi investir em um kit de um amigo: tudo novo. placa-mãe Gigabyte H410M H V2 (rev1.4) + memória DDR4 8gb Kingston 2666 + i3 10100.  Chegando em casa, liguei minha fonte e só girava o cooler da cpu. e tudo frio e sem imagem.  levei para reparo e me cobraram 180,00. OK. Voltei a loja pois estava com mesmo defeito. Eles disseram que era minha fonte. E ligaram na minha frente com 2 fontes. Chegando em casa, pedi uma fonte emprestada de um amigo Hoopson 550w. Roda perfeitamente. Acabei de estressar meu pc a poucos minutos com aida 64. tudo ok. OBS: Nunca tive problemas de tela azul, ou reinicializar o pc sozinho ou seja, a cx 430 está para mim perfeita. Como entendo um pouco de eletronica, resolvir abrir a fonte e nem suja estava. Só um pouquinho. Nada que merecesse romper o lacre original. Já testei todos os pinos com multímetro. Tudo OK.  Muitos amigos, acham que levei um golpe. Todos acham isso. ligou lá, funcionou e me devolveram. Todos igual a mim, não notaram nada de mexido tipo solda refeita ou troca de peças. Eu mesmo filmei antes de entrar. A loja demorou 15 minutinhos somente. Alguém saberia me explicar que situação e essa? Infelizmente não existem mais fontes atx novas iguais a minha. E receio em comprar outra fonte e não funcionar na Gigabyte. Existe incompatibilidade de fonte com placa-mãe? Eu monto meus pcs e de amigos desde 2010. Tenho 61 anos e nunca vi isso na minha vida. Desde já agradeço a todos. Fiquem com DEUS.

20240703_230055.jpg

20240703_233253.jpg

20240703_233316.jpg

20240703_233338.jpg

20240703_235015.jpg

20240703_235029.jpg

Meu pc Asrock h81 perfeito a 2 anos..jpg

Postado
28 minutos atrás, Hulsen disse:

fonte emprestada de um amigo Hoopson 550w

Hoopson é marca ruim pra fonte.

Mesmo que essa fonte de seu amigo esteja funcionando em um pc dele, não é uma boa arriscar em outro, já que a marca não faz fonte decente.

29 minutos atrás, Hulsen disse:

Infelizmente não existem mais fontes atx novas iguais a minha.

CX430, não existe, tem atuais e melhores.

A linha CX da Corsair foi atualizada, a CX430 virou CX450, porém está mais cara também.

Atualmente tenho visto várias recomendações de fontes boas e com preço mais acessível, a Cooler Master MasterWatt de 450 é uma delas, inclusive recomendo, a marca não é bomba.

30 minutos atrás, Hulsen disse:

Existe incompatibilidade de fonte com placa-mãe?

Não.

Antigamente existia quando começou a vir o padrão ATX, mas isso é lá na época do padrão AT ainda.

Sua fonte não tem sinais de mexido, realmente.

Pode até ser que já tenha feito, ou algum técnico fez, mas eu recomendaria montar as peças fora do gabinete e ligar, só pra desencargo mesmo, já vi caso de que a placa-mãe fica encostando atrás, no gabinete, e causa algum problema.

Uma coisa que não é boa ideia de fazer é essa montagem também que a fonte fica em cima, o cooler dela puxa todo o ar quente que sai das peças e joga dentro da fonte, e esse ar por sua vez sairá atrás, não é uma boa ideia para fontes com essa disposição de fan, e sim, o fan da fonte puxa o ar de baixo, e não o inverso.

Postado

Bom dia. Quanto a fonte, sou o primeiro dono. abri para verificar se tinha poeira úmida cotão...Já resolvi aparelhos que estavam nesse estado no circuito e só limpar e funcionar corretamente. uso esse dissipador pesadão com núcleo de cobre 775 que é excelente. mando foto aida 64.  A fonte segura de boa.  A refrigeração, deixo o pc aberto na frente e atrás dele. e a janela aberta. Excelente refrigeração. boa e barata kkk Esse cooler é demais. A montagem, eu mesmo faço. Mencionei aqui que desde 2010 faço manutenção em pcs de amigos e pessoas indicadas por amigos. Tenho conhecimento de eletronica. Esse é meu problema. Como minha fonte não liga o kit gigabyte deixando apenas o cooler do cpu funcionando? Essa fonte que peguei emprestado, Eu e meu amigo resolvemos testar minha fonte no pc dele. ok. funcionou. Medi todas as tensões dos pinos 24 e 4+4 da Corsair. Meu dilema é esse.  Tenho 1 fonte perfeita, que não funciona na Gigabyte.  Uma placa-mãe gigabyte que funcionou com 3 fontes, 2 da loja e essa emprestada. É o que eu e todos falam para mim. A placa funcionou de 1ª lá dentro do tal laboratório em 15 minutos. Atualizar a BIOS...sem imagem...Então se quando reclamei a resposta foi: "o defeito está na sua fonte" Então realmente ligou de boa lá. E não discriminaram o serviço. sem etiqueta na placa-mãe. Me deu um papel sem o modêlo da minha placa-mãe. Meu cpf, colocou cnpj. Eu até vou ver uma fonte Mas vou levar a placa-mãe para testar na hora. Já se passou uns 6 dias, Só ontem li a nota de garantia. Somente placa-mãe. Reparo e Venda...como assim né? placa-mãe, mas sem o modelo.  Gastei 180,00 ou rasguei.  Minha última pergunta é se minha fonte pode ter realmente algum defeito escondido, pois está testada por mim  que nunca fiz overclock. trabalhei com eletrônica. Pensei em fazer jumper no soquete 24 pinos, casando as tenções como reforço mas depois que abri  a fonte e medi as tensões do soquete 24 pinos e do 4+4 desisti. A fonte está perfeita. 

Stress 1 hora..jpg

• 2 meses depois...
Postado
Em 10/07/2024 às 10:36, Hulsen disse:

Bom dia. Quanto a fonte, sou o primeiro dono. abri para verificar se tinha poeira úmida cotão...Já resolvi aparelhos que estavam nesse estado no circuito e só limpar e funcionar corretamente. uso esse dissipador pesadão com núcleo de cobre 775 que é excelente. mando foto aida 64.  A fonte segura de boa.  A refrigeração, deixo o pc aberto na frente e atrás dele. e a janela aberta. Excelente refrigeração. boa e barata kkk Esse cooler é demais. A montagem, eu mesmo faço. Mencionei aqui que desde 2010 faço manutenção em pcs de amigos e pessoas indicadas por amigos. Tenho conhecimento de eletronica. Esse é meu problema. Como minha fonte não liga o kit gigabyte deixando apenas o cooler do cpu funcionando? Essa fonte que peguei emprestado, Eu e meu amigo resolvemos testar minha fonte no pc dele. ok. funcionou. Medi todas as tensões dos pinos 24 e 4+4 da Corsair. Meu dilema é esse.  Tenho 1 fonte perfeita, que não funciona na Gigabyte.  Uma placa-mãe gigabyte que funcionou com 3 fontes, 2 da loja e essa emprestada. É o que eu e todos falam para mim. A placa funcionou de 1ª lá dentro do tal laboratório em 15 minutos. Atualizar a BIOS...sem imagem...Então se quando reclamei a resposta foi: "o defeito está na sua fonte" Então realmente ligou de boa lá. E não discriminaram o serviço. sem etiqueta na placa-mãe. Me deu um papel sem o modêlo da minha placa-mãe. Meu cpf, colocou cnpj. Eu até vou ver uma fonte Mas vou levar a placa-mãe para testar na hora. Já se passou uns 6 dias, Só ontem li a nota de garantia. Somente placa-mãe. Reparo e Venda...como assim né? placa-mãe, mas sem o modelo.  Gastei 180,00 ou rasguei.  Minha última pergunta é se minha fonte pode ter realmente algum defeito escondido, pois está testada por mim  que nunca fiz overclock. trabalhei com eletrônica. Pensei em fazer jumper no soquete 24 pinos, casando as tenções como reforço mas depois que abri  a fonte e medi as tensões do soquete 24 pinos e do 4+4 desisti. A fonte está perfeita. 

Stress 1 hora..jpg

Olá. Vou te fazer uma outra pergunta.  Se meu kit 10 geração como postei aqui, não funcionou na minha fonte cx 430 e mostrei aqui que ela funciona bem conforme teste de stress que fiz no kit que uso 4a geração, devo confiar que a placa gigabyte 10a geração não apresentará esse tipo de comportamento com fontes que pretendo comprar para montar o pc com o kit 10a geração?  Ou por prevenção levar o kit 10a geração para testar na fonte que pretendo comprar? tem várias boas no mercado e sou conhecedor de eletrônica e monto pcs e reparo desde 2010. Mais uma pergunta. Isso não é totalmente fora do normal? Eu nunca vi isso acontecer. Foi a 1ª vez. Estranho não funcionar em uma cx 430 que eu mesmo uso normalmente, medi todas as tensões e tudo normal.

Em 09/07/2024 às 22:06, Elder Nauvirth disse:

Hoopson é marca ruim pra fonte.

Mesmo que essa fonte de seu amigo esteja funcionando em um pc dele, não é uma boa arriscar em outro, já que a marca não faz fonte decente.

CX430, não existe, tem atuais e melhores.

A linha CX da Corsair foi atualizada, a CX430 virou CX450, porém está mais cara também.

Atualmente tenho visto várias recomendações de fontes boas e com preço mais acessível, a Cooler Master MasterWatt de 450 é uma delas, inclusive recomendo, a marca não é bomba.

Não.

Antigamente existia quando começou a vir o padrão ATX, mas isso é lá na época do padrão AT ainda.

Sua fonte não tem sinais de mexido, realmente.

Pode até ser que já tenha feito, ou algum técnico fez, mas eu recomendaria montar as peças fora do gabinete e ligar, só pra desencargo mesmo, já vi caso de que a placa-mãe fica encostando atrás, no gabinete, e causa algum problema.

Uma coisa que não é boa ideia de fazer é essa montagem também que a fonte fica em cima, o cooler dela puxa todo o ar quente que sai das peças e joga dentro da fonte, e esse ar por sua vez sairá atrás, não é uma boa ideia para fontes com essa disposição de fan, e sim, o fan da fonte puxa o ar de baixo, e não o inverso.

Olá. Vou te fazer uma outra pergunta.  Se meu kit 10 geração como postei aqui, não funcionou na minha fonte cx 430 e mostrei aqui que ela funciona bem conforme teste de stress que fiz no kit que uso 4a geração, devo confiar que a placa gigabyte 10a geração não apresentará esse tipo de comportamento com fontes que pretendo comprar para montar o pc com o kit 10a geração?  Ou por prevenção levar o kit 10a geração para testar na fonte que pretendo comprar? tem várias boas no mercado e sou conhecedor de eletrônica e monto pcs e reparo desde 2010. Mais uma pergunta. Isso não é totalmente fora do normal? Eu nunca vi isso acontecer. Foi a 1ª vez. Estranho não funcionar em uma cx 430 que eu mesmo uso normalmente, medi todas as tensões e tudo normal.

Postado

@Hulsen É raro esse problema apresentado inicialmente em seu pc, de a placa-mãe não ligar com determinada fonte.

É sim uma boa opção levar seu kit todo para ser ligado na hora dacompra da fonte.

Tem de fato várias marcas de fonte no mercado, mas o X da questão não é a quantidade de fontes que tem, porque tem de monte, mas sim a qualidade da fonte, não dá para comprar qualquer fonte e achar que vai ficar tudo ok, se pegar uma ruim, pode acabar condenando o pc.

PC não ligar com determinada fonte não é comum, eu diria que é fora do normal, pois geralmente uma fonte funciona com qualquer placa-mãe e kit, estando montado corretamente e a fonte funcionando, não tem porque não ligar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!