Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Boa noite, pessoal!

O telefone do meu pai (ASUS Zenfone Max Shot 4GB/64GB) está com alguns problemas e, ao que tudo indica, precisará ser trocado. Tenho um idêntico, e meu pai, que já é idoso, perguntou se poderia ficar com ele (seria mais cômodo, para evitar ter que se acostumar com um novo equipamento). Pensei, então, em entregar meu telefone para ele e comprar outro para mim.

Meu Zenfone nunca me deu problemas. Sou usuário básico, não rodo jogos. Contudo, faz algum tempo que comecei a trabalhar como jovem docente, dando aulas na universidade para a graduação. Eu nunca gostei da ideia de gastar muito dinheiro em um telefone - ainda mais por ser usuário básico -, mas algo me veio à mente: e se o telefone for uma ferramenta de trabalho?

Atualmente, preciso carregar meu laptop na mochila entre as salas de aula para conectá-lo ao projetor e dar aulas. Nos intervalos, preciso usá-lo para participar de reuniões enquanto manipulo documentos. Se pudesse fazer boa parte desse trabalho com o celular, não precisaria carregar e manipular o laptop e poderia concentrar minhas tarefas em um único aparelho, o que é extremamente convidativo.

Vi que o Samsung Galaxy S23 poderia ser conectado via HUB USB-C aos projetores HDMI das salas de aula. Por meio do Samsung DEX, eu também poderia adicionar mouse e teclado para usá-lo como um computador em minha sala. Isso pesou em minha maneira de pensar, porque facilitaria e muito o meu dia a dia.

Outro ponto, e eu diria que fundamental, é a longevidade: sou contra o consumismo e gosto de ficar muito, mas muito tempo com os mesmos equipamentos. Meu laptop de trabalho, por exemplo, já tem mais de uma década de idade. O Galaxy S23 terá updates de versões do Android até 2027, o que me parece interessante.

Vale a pena pagar os R$ 2.800,00 que a Samsung pede no Galaxy S23? Aliás, existe sequer alguma outra opção para o uso que descrevi?

Inicialmente, eu nem queria gastar mais de R$ 1.200,00 em um celular. Mas essa possibilidade de uso me deixaria disposto a gastar até R$ 3.000,00.

Desde já, obrigado.

• 3 meses depois...
  • Coordenador
Postado

Ainda não comprei o celular... Mas atualmente fiquei interessado no Motorola Edge 50 Pro, que passou a contar com o mesmo período de atualizações do S23 / S23FE.

Consegui um cupom especial que faz o valor cair para R$ 2.500,00 (versão com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento)... Será que compensa?

Ele tem todos os recursos que o Samsung tem, como o modo DeX, e uma tela espetacular, além da velocidade de carregamento absurda. O desempenho de CPU e GPU é inferior, mas eu não jogo no telefone...

• KairanD alterou o título para Recomendação de smartphone para professor: Galaxy S23 ou Motorola Edge 50 Pro?
Postado

Será que tu não tá buscando uma bazuca pra matar mosquito? Tipo, mesmo celulares bem mais simples, perto dessa faixa aí dos 1200, já vão ter recursos como conectividade a um projetor (usando um hub com porta HDMI, né) e modo dex. Um tablet também poderia ser interessante, porque aí tu fica com uma tela pra ti além da projetada (não precisa ficar olhando pra trás durante a apresentação e pode fazer marcações em tempo real). Há pouco peguei o S6 lite 2024 por 1400 e tô curtindo, ele é bem limitado mas totalmente suficiente pra esse tipo de uso.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Shaman93 Na realidade esses são os celulares mais baratos com vídeo via USB-C e modo DeX. Se tivesse uma opção mais em conta, eu consideraria, mas nenhum celular na faixa de preço que você mencionou tem essa função. 🙁

No caso da Samsung, apenas aparelhos Galaxy S conectam via cabo. E, no caso da Motorola, são modelos específicos e geralmente da linha Edge: https://en-us.support.motorola.com/app/answers/detail/a_id/160550/~/ready-for-compatibility-chart

O mais em conta seria o Galaxy S23 FE, que estava custando R$ 2.000,00 usando o e-mail institucional da universidade no portal da Samsung (acabou a promoção). Mas eu acho ele meio sem sal em comparação com o Motorola...

Há aparelhos mais baratos com conectividade via Miracast, sem fios, mas isso não resolve o problema, já que nem todos os projetores são compatíveis e os que são ficam com a conexão péssima. Vai por mim, já passei muita raiva tentando. O sinal wi-fi na faculdade fica muito carregado, já que centenas de pessoas usam simultaneamente.

A ideia do tablet eu havia considerado, mas sinceramente não me agrada muito... Já tive no passado, mas não vejo muita função atualmente se eu tiver um celular bom (e nesse ponto uma tela maior, como a do Motorola, é vantajosa, já que fica melhor para a leitura). Outro ponto que tem levantado meu interesse é a qualidade das câmeras. Eu queria algo com boas câmeras e estabilização óptica.

Quanto ao início do tópico, eu acabei desmontando e consertando o celular do meu pai (troquei a sub-placa e a bateria, além de restaurar as configurações de fábrica e deixar o sistema bem limpo). Contudo, agora estou com outro problema que vai me obrigar a trocar de celular: tenho dois aplicativos para publicar na Play Store e o Google passou a exigir um nível de API que só funciona a partir do Android 10. Ou seja, no meu celular atual (Android 9) eu não consigo testar via Play Store os próprios aplicativos que estou desenvolvendo...

• Coordenador
Postado

Consegui boletar um Galaxy S23 FE 128GB + Galaxy Buds FE por R$ 2.270,00. Acho que está valendo a pena.

Pesquisei sobre o Motorola e vi muitos relatos de bugs na câmera e outros problemas de software... Fiquei receoso.

O Samsung S23 FE é o telefone novo mais barato que permite conectar a um hub para ter vídeo via cabo.

• Coordenador
Postado

@Shaman93 O celular chegou e adorei usá-lo. Acabei gostando dos Buds FE também e decidi ficar com eles, rs. A integração deles com o S23 FE é muito aprofundada e interessante.

Duas coisas não me agradaram no telefone: primeiramente, a quantidade de bloat que a Samsung instala por padrão é absurda. Precisei fazer uma baita limpeza para remover toda a tralha que veio instalada. E a duração da bateria me decepcionou (pelo que pesquisei, é ruim mesmo nesse modelo), parece durar menos que o meu Zenfone, que tem bateria de 4000 mAh e mais de 5 anos de uso.

Enfim, agora preciso comprar capinha, película e, é claro, um hub USB-C com saída HDMI, já que optei por ele justamente por isso.

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, KairanD disse:

E a duração da bateria me decepcionou (pelo que pesquisei, é ruim mesmo nesse modelo), parece durar menos que o meu Zenfone, que tem bateria de 4000 mAh e mais de 5 anos de uso.

Eu também fui de um Zenfone pra um Galaxy e senti a mesma coisa, bateria parece que desce em queda livre mesmo em uso 'leve' normal. Em compensação a carga também é muito rápida, talvez algo na casa de 1 ou 2% por minuto em média. No fim eu peguei um power bank pequeninho de 6000 mAh/20 W (marca Baseus se não me engano) desses com carregamento magnético, ando sempre com ele na mochila acaba sendo muito prático, dá um pouco mais de uma carga completa. Só a capinha que também tem que ter um ímã (acha procurando por 'magsafe') pra fixar, caso contrário fica solto, só rola deixar carregando em cima de uma mesa por exemplo, ou até nem carrega, no caso das capinhas mais grossas.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

Pois é. Aqui fiquei surpreso justamente porque estava fazendo tarefas simples, como ler e-books no ReadEra ou navegar na Internet, e mesmo assim a bateria desceu bem rápido em comparação com o Zenfone, que chegava a durar dois dias tranquilo. O seu Galaxy também tem processador Exynos?

Algo que descobri: o navegador Firefox estava puxando MUITA bateria aqui. Desinstalei ele, instalei o Brave para testar e a melhora na bateria foi muito considerável.

O meu veio com um carregador USB-C de 25W. Carrega até bem rápido, mas o celular esquenta um pouco e o carregador esquenta muito. Foquei com receio e acabei desligando a função de carga rápida (para ativar só quando necessário).

• Curtir 1
Postado

Tenho a impressão que é a tela em si, principalmente no brilho alto, que drena muita bateria. Como a tela é de amoled, ler com o fundo preto ajuda um pouco, mas pra mim fica muito desconfortável, só no escuro. Também é Exynos sim, não cheguei a ter problema excessivo com aquecimento, mas meu uso é bem básico, navegação, whatsapp, e-mails e leitura principalmente. Uma que outra vez que coloquei algum joguinho pra testar aí sim deu uma bela esquentada, a ponto de ficar desconfortável de segurar.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Meu telefone só esquentou um pouco na hora de carregar em modo de carga rápida. Para uso geral, está sendo bem tranquilo nesse ponto (mas também sou usuário básico e não cheguei a testar jogos).

A duração da bateria melhorou muito. Talvez a calibração possa ter influenciado (li em alguns lugares que esses smartphones da Samsung levam umas duas semanas para começarem a rodar "redondos" em termos de bateria, não sei se é verdade). Eu também desativei muita coisa, como o 5G e a procura constante por dispositivos próximos, além de colocar o modo de desempenho em "leve".

Estou adorando o celular. Como quero ficar com ele bastante tempo, estou carregando a bateria apenas até 80%.

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, KairanD disse:

Como quero ficar com ele bastante tempo, estou carregando a bateria apenas até 80%.

Também pode ser interessante desativar o carregamento rápido para ajudar a preservar a bateria, o meu é um S23, acredito que o seu também tenha o app "Modos e Rotinas", eu configurei o meu para sempre carregar de forma "lenta" quando eu coloco ele pra carregar em um determinado intervalo de tempo (no caso o horário que normalmente estou dormindo, assim não faz diferença o carregamento demorar mais).

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Batata Defumada Sim, foi a primeira coisa que eu fiz. Mas não fiz pelo sistema de rotinas, e sim de forma global. Eu quero que ele sempre carregue lentamente.

Como eu trabalho de frente para o computador constantemente, deixo o telefone carregando sempre que possível ao lado. Logo, não faz diferença se ele carrega lentamente ou não, pois sempre dá tempo.

No mais, nessa edição do FE, o sistema é idêntico ao do S23 e do S23 Ultra. 😉

O meu Zenfone ainda está com a bateria bem okay, mesmo após tantos anos de uso. Esse Samsung também deve ir longe.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@KairanD Ah sim, ótimo então. Você fez a atualização pro One UI 6.1? Ou talvez o seu já tenha vindo nessa versão, o meu desde que eu comprei fico ignorando essa atualização porque eu me lembro que na época muita gente reclamou que só piorou a vida útil da bateria, não faço ideia de como estão as coisas agora, rs.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

O meu já veio nessa versão (os modelos com Exynos do S23FE já estão vindo atualizados em todos os mercados) e, passados os primeiros dias de uso, me parece bem "redondo" agora. Não encontrei nenhum bug também.

Ele ainda vai receber atualizações seguindo o mesmo ciclo do restante da linha, então deve receber mais três versões do Android (até o 17) e atualizações de segurança até 2028. Não é um ciclo tão incrível como os 7 anos prometidos para a linha S24, mas ainda é bom.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Shaman93 @Batata Defumada Vocês usam a Samsung Account? Eu pulei a criação da conta... Meio que pensei que seria inútil, mas ele me obriga a conectar se quiser usar as funções de IA, especialmente a de transcrição, que me interessa (o resto nem tanto).

Vale a pena conectar? Ou estarei apenas ativando mais bloat para disputar pelos meus dados pessoais no telefone?

Postado
18 horas atrás, KairanD disse:

@Shaman93 @Batata Defumada Vocês usam a Samsung Account? Eu pulei a criação da conta... Meio que pensei que seria inútil, mas ele me obriga a conectar se quiser usar as funções de IA, especialmente a de transcrição, que me interessa (o resto nem tanto).

Vale a pena conectar? Ou estarei apenas ativando mais bloat para disputar pelos meus dados pessoais no telefone?

Eu nunca cheguei a usar, dou sempre um opt-out em todos os serviços que considero desnecessários ou que vão coletar informações em excesso. Pra conferir esses recursos eu criaria uma conta 'dummy' com um email novo ou pouco usado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...