Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700X apresentando CPU em 100% de uso sempre

Ir à solução Resolvido por Ana Nunes B,

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, estou com um problema que meu processador (AMD Ryzen 7 5700X) mostra como se estivesse SEMPRE usando 99% mesmo que estejam somente aplicativos básicos como discord, navegador e steam abertos. A temperatura nesse estado fica no máximo 45 graus, mas a ''utilização total de todos os núcleos'' fica sempre nos 99% com consumo de energia e núcleos alto e muito alto em aplicativos que mudam constantemente, por isso anexei 3 imagens do mesmo gerenciador de tarefa. As vezes o que mais puxa são os serviços como o VWMI Provider Host, as vezes esses aplicativos normais como opera, discord e até o próprio gerenciador de tarefas (já chegou a puxar 40% sla como). Parece que ele se força a usar sempre o máximo até em aplicativos aleatoriso e que deveriam puxar menos, mas não esta configurado pra ser assim.

Já testei: apagar arquivos no temp, %temp%, desabilitar programas de terceiro, passar o antivírus, checar o gerenciador de tarefa em outro usuário do pc, mudar o sistema de energia de balanceado pra econômico, atualizar drivers.
A única coisa que deixou mais baixo o uso da CPU foi limitar a energia máxima pra 80, ai fica 79, se limito pra 70, fica 69. Só que ainda esta no maximo possível e não acho legal essa opção.

SPECS:
AMD Ryzen 7 5700X
Fonte corsair CV650
36gb ram 3200mhz
RX 6750XT 
MAG B550 TOMAHAWK (MS-7C91)

image.png

image.png

image.png

• guilherme_dr alterou o título para Ryzen 7 5700X apresentando CPU em 100% de uso sempre
Postado

além de tudo que já disse, agora tambem voltei a BIOS pras configurações padrão, atualizei a BIOS pra versão mais recente, atualizei o windows 10 pro 11, desabilitei meu HD de 4tb pra ver se ele tinha algo que tava pesando e agora invés de estar travado em 99%, travou no 100% mesmo e a temperatura aumentou um bocadokkk. Não sei mais o que fazer não.
A ultima opção que resta é formatar 100% o disco C, mas estou evitando ate ter certeza que fiz tudo.
alguém tem mais alguma ideia?

Postado
4 minutos atrás, Ana Nunes B disse:

A ultima opção que resta é formatar 100% o disco C, mas estou evitando ate ter certeza que fiz tudo.

Isso começou do nada ou sempre foi assim? Houve alguma troca de hardware recente? E por favor, coloque uma print da guia "Desempenho" > "CPU" do Gerenciador de Tarefas..

Postado

@RS Faria então, eu acho que só começou em certo momento porque não via isso antes, mas não sei identificar exatamente o porque. Como o pc era novo eu instalei varias coisas de uma vez e tive que mexer na BIOS por conta do HD não reconhecer. Mas ja devolvia BIOS pro padrão e atualizei ela, então não era isso.
segue print do desempenho que pediu

imagem_2024-07-14_095901663.png

@RS Faria amigo, uma duvida. Eu desabilitei o meu HD de 4tb pra ver se era ele o problema, mas não mudou nada. Se eu for formatar, será que da certo formatar só o disco local C mesmo pra reinstalar o windows do 0?
eu nem sei mais o que fazer e essa opção ta tentadora se der pra formatar só o C mesmo invés dos dois

Postado
19 minutos atrás, Ana Nunes B disse:

Como o pc era novo eu instalei varias coisas de uma vez e tive que mexer na BIOS por conta do HD não reconhecer. 

Bom, seu processador tá sendo reconhecido de forma correta, ao que parece.. Pelo sintoma, bem possível de ter algo ou alguém usando seu PC.. Talvez algum tipo de mineração de criptomoedas ou alguma outra coisa que "sequestre" seu PC..

Você pode usar esse programa aqui: Process Explorer: https://learn.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/process-explorer

Ele é parecido com o gerenciador das prints do post que fez lá em cima, mas dá muito mais informações sobre tudo o que tá rodando no seu PC.. É da própria Microsoft, então é bem seguro.. Pelo menos, te daria um norte sobre o que tá usando tudo isso de recurso..

Postado

o que me pega é que passei o malwarebytes e chequei manualmente nos processos, serviços e não encontrei nada de diferente. Mas vou usar esse programa ai e te mando o print 

@RS Faria

image.png

alguma coisa diferente nesse? 

Postado

Nessa última foto (Process) esta normal.

OSystem Idle Process em 97,82% mostra que apenas 2,18 % do CPU esta em uso.

Citação

Você pode notar que há uma tarefa chamada System Idle Process que pode ser alta, ocupando até 99% do tempo da sua CPU.

Então, o que está acontecendo, o seu computador está afetado por malware ou está simplesmente queimando sem motivo?

Um processo alto de inatividade do sistema (System Idle Process ) é normal

A resposta simples é: nenhuma das opções acima.

O processo ocioso do sistema é simplesmente uma medida visual de quanta capacidade de CPU livre seu sistema possui atualmente, em vez de um processo real que consome recursos. Isso significa que se você estiver lendo um processo ocioso do sistema de 99% no Gerenciador de tarefas, isso significa que apenas 1% do seu sistema está em uso.

Você pode estar se perguntando por que o Windows rastreia essa métrica. Bem, existem duas razões principais.

A primeira é que ajuda o Agendador de Tarefas a manter tudo funcionando – ele usa o Processo Ocioso do Sistema para ajudar a informar quais núcleos de CPU estão atualmente livres e podem receber novas funções.

A segunda razão tem a ver com eficiência energética. O rastreador System Idle Process informa ao sistema quando certas áreas de uma CPU podem ser desligadas com segurança para reduzir o consumo geral de energia. Eles são então ativados novamente quando uma tarefa real é criada.

O processo ocioso do sistema também evoluiu junto com novos avanços na tecnologia de CPU. Hoje em dia, o processo é capaz de otimizar ainda mais o sistema, fazendo coisas como reduzir a velocidade do clock do processador em tempo real, quando apropriado.

https://www.itpro.com/hardware/components/364242/system-idle-process-high-cpu-dont-worry-its-normal

Na primeira foto o wmiprvse.exe a 26,2% pode indicar um vírus camuflado já que este processo é usado para executar scripts.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Ótima explicação, amigo.
Suponho que era um tipo de vírus mesmo, dos bem escondidos visto que passei antivirus e não captou nada alem de falso positivo do driverhub.
Enfim, eu formatei o disco C com a opção de apagar todos os arquivos, programas reinstalando o windows 11 e agora está normal... 5-10% de uso. 
Pra quem está com problemas similares eu indico antes fazer as outras coisas que eu disse ter feito visto que resolveram os casos de algumas pessoas, aparentemente. Mas é isso. Resolvido

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!