Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minhas configurações: RTX 4060.    Ryzen 5 5600X.    16 memória RAM.   SSD 512.   placa-mãe: B550M-K.

Bom dia, estou tendo problemas com meu computador de baixo Desempenho & baixo uso da GPU.

Por algum motivo, jogos leves como por exemplo Minecraft e Fortnite, a CPU é mais utilizada do que a GPU, visto que, no Minecraft eu chego a pegar +300 FPS com a CPU em 40 a 60%, e o afterburner mostra que a GPU está em 0%, eu sei que estou sofrendo de gargalo, mais eu não deveria estar com esse problema pois as minhas peças são equilibradas, certo?

Caso alguém saiba o que pode estar acontecendo me avise o mais rápido que puder por gentileza.

• Confuso 1
Postado

Bom dia. Você considera 300 FPS baixo desempenho? Eu não estou vendo nada errado. Provavelmente esses 0% que você vê não está certo, verifique se você ativou o sensor correto. Verifique em outros jogos também.

Nem todo jogo vai usar CPU e GPU igualmente, tem jogos com gráficos muito leves onde sua GPU vai sobrar e o desempenho ficará apenas por conta do desempenho do processador, porque é assim que as coisas funcionam.

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

qual a frequência, nome e modelo da ram? nome marca e modelo do SSD?

Eu possuo uma rx 6600 XT que é pratimcamente equivalente a RTX 4060, mas em minecraft eu consigo pegar, se eu deixar fps ilimitado, até 1400+ fps visto que esse jogo roda até em calculadora.

obs: essa placa-mãe não tem dissipadores no VRM.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, Alyson J disse:

Minhas configurações: RTX 4060.    Ryzen 5 5600X.    16 memória RAM.   SSD 512.   placa-mãe: B550M-K.

Bom dia, estou tendo problemas com meu computador de baixo Desempenho & baixo uso da GPU.

Por algum motivo, jogos leves como por exemplo Minecraft e Fortnite, a CPU é mais utilizada do que a GPU, visto que, no Minecraft eu chego a pegar +300 FPS com a CPU em 40 a 60%, e o afterburner mostra que a GPU está em 0%, eu sei que estou sofrendo de gargalo, mais eu não deveria estar com esse problema pois as minhas peças são equilibradas, certo?

Caso alguém saiba o que pode estar acontecendo me avise o mais rápido que puder por gentileza.

Bom dia

Você está usando um pente ou dois pentes de memória RAM?

300 FPS não é um baixo desempenho.

Dentro do jogo o cenário ideal é placa de vídeo sempre em 100% de uso, memória RAM e memória de vídeo no máximo 80% e uso de processador o mais baixo possível, assim como temperatura.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para CPU mais usada que a GPU mp Ryzen 5 5600X e GeForce RTX 4060
Postado

@GuilhermeGB@GuilhermeGB Na verdade 300 de FPS não é ruim, a questão é que o jogo mesmo com os 300 de FPS não para de travar como se estivesse a 30-40 fps.

@Swalls  2x8 DDR4 (DUAL CHANNEL) frequência: 3000MHZ

Modelo: T-FORCE (Não estou conseguindo enviar uma foto)

@Edvaldo J. Frederico 2 pentes de 8gb RAM, por isso mesmo, minha placa de vídeo deveria estar sendo mais utilizada.

@Swalls SSD M.2 NVMe de 512GB da PICHAU.

2100MB/s leitura 

1400MB/s escrita.

Postado

essas T-FORCE de 3000mhz são famosas por darem problemas, baixe o memtestx86, instale num pendrive e faça uma verificação nelas.

sua b550 tem 4 slots de ram, você organizou direito o dual channel? [nada, ram, nada, ram]

Drivers estão atualizados? tanto placa de vídeo quanto BIOS(UEFI)?

como está o desempenho em outros jogos?

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB então, percebi que esse problema ocorreu apenas em jogos "leves", testei Fortnite tudo no baixo travando MUITO.

Só que, quando tentei Call of Duty e  Resident Evil não tive nenhum problema, tudo no talo.

@Swalls Sim, meus slots de ram estão corretos. Os drivers da placa de vídeo estão tudo em dia, tirando a da BIOS que eu não sei atualizar. E sobre o desempenho em jogos está aqui em cima a resposta 👆🏼.

Postado
3 minutos atrás, Alyson J disse:

@GuilhermeGB então, percebi que esse problema ocorreu apenas em jogos "leves", testei Fortnite tudo no baixo travando MUITO.

Isso normalmente ocorre quando o processador não aguenta e não a placa de vídeo, o que é esquisito já que o r5 5600x é muito mais que suficiente para fortnite. Quando você aumenta a qualidade para dar uma folga ao processador e manter a placa de vídeo ocupada, tem alguma melhora? Qual seu gabinete e cooler?

Postado

@Alyson J infelizmente Fortnite não serve muito como parâmetro, o jogo é muito mal otimizado. Eu testei ele da última vez alguns dias atrás e rodou extremamente mal na minha máquina, morri logo no inicio das partidas por causa dos stutterings, acho que testei umas 3 ou 4 partidas e desisti.

• Curtir 1
Postado

@Swalls Quando eu aumento a qualidade do jogo o processador aumenta muito o uso dele. E sobre os coolers é da marca TARGET de 120MM, rolamento Hidráulico e tensão de DC 12V.

@GuilhermeGB certo, poderia me indicar um jogo para testar? O Minecraft chega a ser mal otimizado também nesses casos..

Se for de grande ajuda, uma vez eu fui testar o THE FINALS e o processador chegou a 90° graus com desempenho ruim.

Postado

@Alyson J tem jogos populares, tipo Valorant, CS: 2. Valorant é um jogo que mesmo com tudo no alto ainda não será esforço para sua placa de vídeo, e se confirmando que tem algum problema relacionado a parte de CPU no seu PC, ele também vai rodar mal. CS: 2 também consegue ser bem leve pra placa de vídeo se você rodar nas configurações mais baixas, você deveria conseguir pegar 300+ FPS na sua configuração.

Eu não jogo nenhum dos dois jogos acima, mas um que eu jogo de vez em quanto é o PUBG, que também é um game grátis fácil pra você testar aí. Sua máquina também deverá conseguir rodar facilmente com uma taxa de FPS bem elevada se você reduzir a qualidade gráfica pra forçar o maior uso de CPU.

Postado
45 minutos atrás, Alyson J disse:

@Swalls Não consigo testar pois eu preciso comprar o jogo.

Sabem o que mais pode ser o problema?

O sr precisa aderir ao lado negro. 😏

• Haha 2
Postado

@Alyson J infelizmente (ou felizmente) não sou permitido a falar isso aqui.

mas você pode procurar pelo github um launcher cujo nome é o nome da organização maligna do filme Capitão América 1.

• Obrigado 1
  • Haha 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@matrix554 Então, eu comprei no site da PICHAU, veio tudo certinho até as garantias dos produtos, só que desde o primeiro dia de uso já estava com o desempenho MUITO errado, tem uma grande possibilidade de que a GPU está sendo LIMITADA por conta de alguma configuração, se quiser te mando o link do produto.

Postado

Se comprou tudo da Pichau já montada, eu entraria em contato com eles pra ter um suporte, eles precisam te ajudar a sanar isso também.

Mas testou com outros jogos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!