Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

quero comprar uma placa de Vídeo ate 1600! Ai eu vi essa RTX 3050 8gb da ventus por 1500k vale a pena ela com meu processador ? Vai dá certo ? É melhor do ue comprar uma 1660 ne 

Meu processador Ryzen 5600g 

16 gb ram 

Fonte de 600w  

Screenshot_20240716_193903_Mercado Libre.jpg

• Solução
Postado
3 minutos atrás, Gustavo010101 disse:

quero comprar uma placa de Vídeo ate 1600! Ai eu vi essa RTX 3050 8gb da ventus por 1500k vale a pena ela com meu processador ? Vai dá certo ? É melhor do ue comprar uma 1660 ne 

Meu processador Ryzen 5600g 

16 gb ram 

Fonte de 600w  

Screenshot_20240716_193903_Mercado Libre.jpg

Bem melhor pegar uma RX 6650 XT ou uma RTX 3060 Ti usada. A 3050 é uma das piores GPUs da Nvidia, pelo seu preço e pelo desempenho que entrega, que é horrivel se comparar com algumas das GTXs, e falando da 1660, eu não pegaria ela em 2024...

Postado
33 minutos atrás, Gustavo010101 disse:

Considerando que 1500~1600 é o valor de uma 3060ti... não, claro que não vale pegar a 3050.

• Pedroou alterou o título para GeForce RTX 3050 8gb ventus por R$ 1.500 vale a pena?
  • 2 semanas depois...
Postado

Vou te falar porque optei justamente por essa placa de vídeo acima (RTX 3050 Oc 8gb da MSI), considerando, é claro, o custo-benefício para mim, em relação ao meu PC atual, e o quanto eu tinha de dinheiro separado para investir.

Nos canais do YT e aqui no fórum a grande maioria recomenda a 6600 ou a 6650XT, placas que entregam mais desempenho, mais PFS, melhor preço etc. E realmente isso são fatos, tem inúmeros reviews no youtube comprovando.

Atualmente o meu monitor principal é um Superframe 31,5" 2k com 75 Hz e um secundário da Samsung 27" full HD. Ou seja, não adiantaria eu comprar uma placa de vídeo mais potente, pois o monitor principal só reproduzirá ate 75 fps E não planejo comprar outro monitor pelos próximos 3 anos.

Sem considerar que sou um "gamer" ocasional, só tenho tempo de jogar à noite e aos fins de semana. E essa discussão de muito fps ou pouco fps para mim tem pouca utilidade, me importo mais com a jogatina do que qualquer outra coisa. Basta o jogo rodar fluído com uma qualidade OK.

Agora, o diferencial para eu optar pela RTX 3050 foi o acesso às tecnologias da Nvidia e o uso do software Broadcast. As placas dessa linha (entre outras) permitem a gravação de lives com redução de ruído integradas na placa. Não sei explicar essa tecnologia, mas funciona. E já que sou professor de cursinhos online, era algo que venho procurando há tempos sem muito sucesso (moro no centro da cidade e aqui é péssimo em questão de barulhos externos).

Comprei por 10x R$ 153,00 na Kabum, já com o frete para o meu estado.

Logo em seguida, considerei também o fato da MSI entregar 3 anos de garantia (https://www.kabum.com.br/produto/547108/placa-de-Vídeo-msi-RTX-3050-ventus-2x-xs-oc-nvidia-GeForce-8gb-gddr6-912-v809-4266). De todas as outras RTX 3050 que eu pesquisei, nenhuma era superior a 1 ano de garantia. Pesquisei também se a fabricante realmente cobria a garantia, e sim, a maioria esmagadora dos relatos deu certo. O fim da garantia da placa é o período máximo que planejei para meu próximo upgrade.

Então, a resposta vai muito da necessidade da pessoa, considerando preço e utilização da placa...no meu caso, vai servir para rodar 99% dos jogos da geração atual sem estresse na resolução full HD e vários outros em 2k, no médio (sem se importar tanto com FPS), e para trabalho, me suprindo tranquilamente a um custo relativamente baixo.

Basicamente, até uns R$ 1.500, é "aceitável" adquirir uma RTX 3050 da MSI, considerando que à vista fica melhor ainda. Mas essa é minha opinião, claro.

• Confuso 1
Postado
29 minutos atrás, Commod disse:

Ou seja, não adiantaria eu comprar uma placa de vídeo mais potente, pois o monitor principal só reproduzirá ate 75 fps

Teu monitor é 2k, a 3050 é uma placa que já peida pra 60 fps em 1080p...

Sem considerar que sou um "gamer" ocasional

Não é justificativa pra pegar uma placa com péssimo custo-benefício.

E essa discussão de muito fps ou pouco fps para mim tem pouca utilidade

Não é só fps, é qualidade gráfica. Pra manter 60 fps (isso em 1080p!) já vai ter que baixar bastante os gráficos em certos jogos, e mais ainda nos que ainda vão ser lançados futuramente. É uma placa que, pra rodar decentemente mesmo em 1080p, já tá no limite pros últimos jogos da atualidade. Fica sem fôlego nenhum pros próximos lançamentos, logo mais é se contentar em médio-baixo, esticando resolução em 1080p no teu monitor 2k, e em 30 fps...

Comprei por 10x R$ 153,00 na Kabum, já com o frete para o meu estado.

Caríssimo, recentemente peguei em 10 x também, pagando 30 reais a mais por mês, uma 4060. Modelo triple fan, extremamente frio e silencioso.

De todas as outras RTX 3050 que eu pesquisei, nenhuma era superior a 1 ano de garantia.

Além da MSI, ASUS e Gigabyte dão 3 anos de garantia em todas as suas placas.

Basicamente, até uns R$ 1.500, é "aceitável" adquirir uma RTX 3050 da MSI

Pelo contrário, fez um negócio terrível. Se faz menos de 1 semana, devolve essa bomba e pega coisa melhor.

Postado
18 minutos atrás, Shaman93 disse:

Teu monitor é 2k, a 3050 é uma placa que já peida pra 60 fps em 1080p...

Não é justificativa pra pegar uma placa com péssimo custo-benefício.

Não é só fps, é qualidade gráfica. Pra manter 60 fps (isso em 1080p!) já vai ter que baixar bastante os gráficos em certos jogos, e mais ainda nos que ainda vão ser lançados futuramente. É uma placa que, pra rodar decentemente mesmo em 1080p, já tá no limite pros últimos jogos da atualidade. Fica sem fôlego nenhum pros próximos lançamentos, logo mais é se contentar em médio-baixo, esticando resolução em 1080p no teu monitor 2k, e em 30 fps...

Caríssimo, recentemente peguei em 10 x também, pagando 30 reais a mais por mês, uma 4060. Modelo triple fan, extremamente frio e silencioso.

Além da MSI, ASUS e Gigabyte dão 3 anos de garantia em todas as suas placas.

Pelo contrário, fez um negócio terrível. Se faz menos de 1 semana, devolve essa bomba e pega coisa melhor.

Olá, grato pela contribuição.

Primeiro, teria que ser uma placa NVIDIA, pela questão do software, o trabalho no meu caso é o principal para mim (a qualidade da gravação de vídeo para aulas proporcionada pelo Nvidia Broadcast) e, aí sim, em segundo plano, a qualidade dos jogos.

No meu caso, não tinha outra opção, por exemplo, até os R$ 1.500 de placa. Qual você recomenda?

Não sabia da garantia da ASUS e Gigabyte, valeu.

Sim, a RTX 3050 ainda não chegou inclusive. Faz uns dois anos que vivo da Ryzen 5 4600g com vídeo integrado, então, basicamente, qualquer coisa é um UP. ahahah.

Postado
21 horas atrás, Commod disse:

No meu caso, não tinha outra opção, por exemplo, até os R$ 1.500 de placa. Qual você recomenda?

Até 1500 e Nvidia fica difícil, se considera pegar placa usada pode achar uma 3060 Ti. As 4060 tão caras, há pouco paguei 1,8 k numa de excelente construção, mas com essa subida do dólar tá difícil achar por menos de 2k. Mas mesmo assim vale a diferença, tá pagando ~30% a mais e leva ~60% mais desempenho que com a 3050.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Até 1500 e Nvidia fica difícil, se considera pegar placa usada pode achar uma 3060 Ti. As 4060 tão caras, há pouco paguei 1,8 k numa de excelente construção, mas com essa subida do dólar tá difícil achar por menos de 2k. Mas mesmo assim vale a diferença, tá pagando ~30% a mais e leva ~60% mais desempenho que com a 3050.

Rapaz, vou ficar de olho a partir de agora nessa 4060. No momento realmente eu não consigo gastar mais que os 1.500 (em plena reforma em casa, tá complicadíssimo rs).

Mas creio que eu fique com a RTX 3050 por pelo menos 1 ano. Como ainda teria uma garantia de 2 anos sobrando, ficaria bem tranquilo revender por aqui e aí somava e eu investia mais um pouco já na 4060.

O problema é realmente o software que para mim vai fazer uma ***** diferença. Mas se fosse para jogos eu iria tranquilamente nessas da AMD como a 6650 XT ou direto para a RX 7600. Torcer que num futuro não muito distante venham placas AMD com essa tecnologia para lives/gravações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!