Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tô pra montar um novo PC, e estou com duas configs na mente batendo no orçamento, uma AM4 (Processador + Placa de vídeo) e outra AM5 (vídeo integrado).

A AM4 é bem mais potente, porém o que me deixa na dúvida é a longevidade da plataforma AM4, quero montar um pc pra durar o mesmo tanto que o meu antigo durou (uma década) sem ter que fazer um upgrade de placa-mãe. No caso do AM5 não teria essa preocupação.

Vocês acham que montando um PC AM4 hoje, e fazendo os upgrades durante os próximos anos ele vai acompanhar os jogos a longo prazo? não necessariamente rodando tudo no ultra mas pelo menos rodando legal.

Postado

Se vai montar do zero sem duvida o AM5, plataforma am4 esta em fim de linha, com ultimos lancamentos neste ano, 

tem bons processadores custo beneficio como o 5500 e 5600, porém ficam bem atras dos intermediarios da nova geração, caso use o Vídeo onboard o desempenho tambem deu um salto, alem de poder ja utilizar memórias DDR5 e outras conexoes mais rapidas presente na nova plataforma, pensando a longo prazo, ainda havera muito tempo com lancamentos e opções de upgrade

optar por uma plataforma am4 so compensa se quiser montar algo a baixissimo custo

• Pedroou alterou o título para PC novo na plataforma AM4 ou AM5, qual escolher?
Postado

@Thiago Atanazio enrendi, estou em dúvida entre um R5 5600 + RX 6600 e entre um pc com o R5 8600g.

Meu problema seria a perda grande de desempenho que o Pc AM5 teria em comparação ao AM4, mas pensando em longevidade me parece uma ideia melhor melhor o AM5

Postado

O tamanho de seu bolso e objetivo serão seus guias, AM4 é o melhor caso queira o maior desempenho bruto para agora mas já que têm longevidade como prioridade AM5 é preferível. Em relação à performance, os gráficos integrados do 8600G são muito mais fracos que uma GPU de entrada mas caso não se importe de usar algum meio de upscalling  (Lossless Scaling ou FSR 3.0) APU dará um caldo. Quando tiver mais dinheiro no futuro, investe em uma placa de vídeo dedicada, aí estará aproveitando as tecnologias mais refinadas da nova placa sem abrir mão da longevidade de sua memória RAM e placa-mãe.

Mas, caso vá de AM4 terá uma folga maior em seu orçamento para comprar uma placa de vídeo mais potente, consequentemente mais longeva, como uma RX 7700 XT/RX 6800 XT/ RX 7800 XT e um processador como o R5 5600 ainda vai entregar ótimo desempenho por um bom tempo (5-7 anos talvez), e poderá desfrutar de uma qualidade de imagem e fluidez mais altos. 

Para bater o martelo precisamos saber de duas coisas:

• Quanto está disposto a investir nessa nova máquina?
  • Quais jogos quer rodar e em qual qualidade gráfica? 
Postado

@1lokos Sim, mas estava me referindo ao desempenho do gráfico integrado do 8600G, a Radeon 760M, que é próxima de uma GTX 1060. Não consegui achar um vídeo comparando uma RX 6600 com a 760M mas abaixo um comparativo entre a APU mais forte atualmente (R7 8700G) que têm desempenho similar da GTX 1650.

Postado
26 minutos atrás, 1lokos disse:

E usado com uma GPU dedicada o CPU do 8600G é pouca  coisa (~4%) melhor que um Ryzen 5600.

da pra dizer então que dois pcs com a mesma placa de vídeo porém um com um 5600 e outro com 8600g vão ter desempenhos praticamente iguais?

38 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

O tamanho de seu bolso e objetivo serão seus guias, AM4 é o melhor caso queira o maior desempenho bruto para agora mas já que têm longevidade como prioridade AM5 é preferível. Em relação à performance, os gráficos integrados do 8600G são muito mais fracos que uma GPU de entrada mas caso não se importe de usar algum meio de upscalling  (Lossless Scaling ou FSR 3.0) APU dará um caldo. Quando tiver mais dinheiro no futuro, investe em uma placa de vídeo dedicada, aí estará aproveitando as tecnologias mais refinadas da nova placa sem abrir mão da longevidade de sua memória RAM e placa-mãe.

Mas, caso vá de AM4 terá uma folga maior em seu orçamento para comprar uma placa de vídeo mais potente, consequentemente mais longeva, como uma RX 7700 XT/RX 6800 XT/ RX 7800 XT e um processador como o R5 5600 ainda vai entregar ótimo desempenho por um bom tempo (5-7 anos talvez), e poderá desfrutar de uma qualidade de imagem e fluidez mais altos. 

Para bater o martelo precisamos saber de duas coisas:

• Quanto está disposto a investir nessa nova máquina?
  • Quais jogos quer rodar e em qual qualidade gráfica? 

Estou disposto a investir no máximo 4k a vista em todo o pc (podendo passar uns 200,300 reais).

Jogo CS2 diariamente, acredito que nenhuma das configs vá ter alguma dificuldade em rodar o game numa taxa boa de quadros.

Dos jogos que realmente pedem mais de um PC, queria poder jogar Red Dead 2, Elden Ring e alguns jogos que lançarão nos proximos 2 anos (tempo que planejo ficar sem dar qualquer upgrade grande).

Postado

Diferenca entre uma onboard vega 7 e 760M, (5600g vs 8600g)

a diferenca chega a ser o dobro de FPS em muitos jogos

eh como a diferenca da RX 550 para RX 580

(sao mais ou menos equivalentes)

Postado
7 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

Diferenca entre uma onboard vega 7 e 760M, (5600g vs 8600g)

a diferenca chega a ser o dobro de FPS em muitos jogos

eh como a diferenca da RX 550 para RX 580

(sao mais ou menos equivalentes)

minha dúvida foi referente a: por exemplo, um pc com Ryzen 5600 e RTX 3070, e um pc com Ryzen 8600g e uma RTX 3070 teriam desempenhos basicamente iguais? o amigo falou que com uma placa dedicada o 8600g é pouquíssima coisa melhor que o 5600.

digo isso porque depois de algum tempo eu iria adicionar uma placa na config do 8600g também, mas ficaria uns 2 anos sem

Postado

no geral o 8600G eh 30% mais rápido, o que tb acho bem relevante

com uma 3070 pode ate não ter diferenca hoje, talvez em jogos que usem muito processador a 8600 tenho desempenho um pouco melhor

mas vamos pensar daqui a 2 anos se for comprar a RTX 6070 em que o processador vai ser limittador, o 8600G vai dar um desempenho bem melhor

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!