Ir ao conteúdo

Bom PC MSI A650BN, Ryzen 5 5600G, 16GB e GeForce RTX 3050?

Ir à solução Resolvido por Insane Newbie,

Posts recomendados

Postado

olá, estou montando meu primeiro pc as peças são: placa-mãe MSI A520M-A PRO,

Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80

Plus Bronze, RTX 3050, Ryzen 5 5600g, um SSD de 250 gb e dois pente de 8 gb de ram.

Essa é uma boa configuração?

Postado
5 minutos atrás, Danil0 disse:

olá, estou montando meu primeiro pc as peças são: placa-mãe MSI A520M-A PRO,

Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80

Plus Bronze, RTX 3050, Ryzen 5 5600g, um SSD de 250 gb e dois pente de 8 gb de ram.

Essa é uma boa configuração?

...ué. Mas você não disse nos seus outso posts que já tinha uma Mancer Thunder de 500w? E que já tinha o 5600g?

Diga exatamente o que você já tem, e quanto está disposto a gastar para terminar a máquina.

Postado

@Imakuni esse post foi porque eu ainda estou montando e estou procurando a melhor configuração, eu não tenho nada certo ainda, pretendo gastar não muito mais q 3000

Postado
1 minuto atrás, Danil0 disse:

@Imakuni esse post foi porque eu ainda estou montando e estou procurando a melhor configuração.

V

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Diga exatamente o que você já tem, e quanto está disposto a gastar para terminar a máquina.

Postado

@Danil0 comprou na internet? Você consegue devolver esse processador? Porque foi uma compra infeliz. Não se compra APU se você pretende colocar uma placa de vídeo dedicada. O 5600G hoje em dia está quase na faixa de preço do Ryzen 7 5700X, sendo que ele é inferior até o Ryzen 5 5600. Se você pagou uns R$1.100 nesse CPU, que é a faixa de preço dele atualmente, então seria um total de R$4.000 pro PC todo. Nesse orçamento eu recomendaria essa máquina aqui: (clicar no link do tópico)

(

• J.Augusto F alterou o título para Bom PC MSI A650BN, Ryzen 5 5600G, 16GB e GeForce RTX 3050?
  • Solução
Postado

Boa tarde.

Sobre a placa-mãe;

Cara, eu não pegaria essa placa-mãe. Eu investiria em alguma placa com PCI 4.0, visto que agora as fabricantes estão fazendo placas de vídeo x8, em vez do x16, em algumas placas de vídeo isso afeta muito, não creio que seja o caso da 3050, mas uma rx 7600, por exemplo, faz muita diferença. Eu gosto de placas mãe duráveis, tenho a minha já fazem 6 anos, já viu 2 processadores, 3 placas de vídeo e duas fontes, não necessariamente comprado juntos. Também acho que eu optaria por uma placa com um dissipador nos VRMs, mesmo que bem básico.

Exemplo: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25499/placa-mãe-biostar-b550mxc-pro-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4 (não conheço a garantia da biostar, mas tem um ano direto com a terabyte, que eu conheço e já usei)

Se for utilizar a placa-mãe com pci 3.0 mesmo, pesquise uma tecnologia chamada Smart Access Memory (SAM) da AMD ou Resizable BAR, do lado da Nvidia, elas podem compensar o barramento pci 3.0, mas tem requisitos para serem ativadas, o SAM precisa e processador amd compatível + placa de vídeo AMD + alguns outros requisitos.

Mais informações: https://www.hardware.com.br/comunidade/habilitar-amd/1540861

Sobre o processador;

Você pode economizar uma grana trocando o Ryzen 5 5600g pelo 5 5500, pois você terá placa de vídeo, não tem motivo pra ter vídeo integrado. Se estragar tu acha alguma placa furreca usada por ai e quebra um galho até voltar da garantia.

Sobre a placa e vídeo;
A 3050 é uma boa placa, muito fria, vai rodar tudo no full HD desde que se abra mão de algumas confs, e tem o DLSS(Embora eu não goste de depender dele). Eu tive uma da PALIT, precisei acionar a garantia. No fim, eu optei pela RX 7600, achei preferível sobre a RX3050, possui bastante desempenho bruto a mais, e um preço considerável a mais também.

Minha recomendação é: Compre de uma marca com boa garantia!!! No mínimo dois anos! Garantias que já usei: ASUS é lenta mas funciona. Terabyte Funciona. Cuide bem o hardware para não ter problemas com a garantia. Se tu mora perto da costa a maresia vai oxidar seus componentes e pode anular a garantia, fica a dica.

Postado
4 minutos atrás, Insane iniciante disse:

mas uma rx 7600, por exemplo, faz muita diferença

Não faz. As únicas placa que são grandemente afetadas por PCI-Express 3.0 são os modelos feitos em PCI-Express 4.0 x4, como a RX 6500 XT, RX 6400 e RX 6300.

4 minutos atrás, Insane iniciante disse:

Exemplo: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25499/placa-mãe-biostar-b550mxc-pro-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4 (não conheço a garantia da biostar, mas tem um ano direto com a terabyte, que eu conheço e já usei)

Placas Biostar são produtos ruins, são construídas com componentes de baixa qualidade, e costumam ter muitos problemas de BIOS e de compatibilidade. Nós não recomendamos placas da Biostar aqui no fórum.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

comprou na internet? Você consegue devolver esse processador? Porque foi uma compra infeliz

Pegou de um amigo por 400R$. Não é um preço ruim, considerando a iGPU quebra galho na hora de fazer up na placa de vídeo.

14 minutos atrás, Danil0 disse:

@Imakuni a única peça exata é o Ryzen 5 5600g, e o valor é no máximo uns 3000

Certo. Então pegue:

• Um WC de 240mm. Escolha um que achar bonito, não interessa muito qual.
  • Um kit 2x8 de RAM.
  • Placa B450
  • SSD de 1TB
  • Fonte GX600
  • Gabinete de sua preferência, escolha uns 2 ou 3 modelos e mande para darmos uma avaliada.

Com o resto da grana espere um pouco para aliviar o cartão, depois você pega uma RX 6600 você acha nessa casa do 1k.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não faz. As únicas placa que são grandemente afetadas por PCI-Express 3.0 são os modelos feitos em PCI-Express 4.0 x4, como a RX 6500 XT, RX 6400 e RX 6300.

Mas é uma tendência de mercado, o que eu disse foi minha opinião, pegaria uma 4.0 logo.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Placas Biostar são produtos ruins, são construídas com componentes de baixa qualidade, e costumam ter muitos problemas de BIOS e de compatibilidade. Nós não recomendamos placas da Biostar aqui no fórum.

Sinto muito, não sabia dessa regra, peguei o primeiro link que apareceu com as specs que eu queria apenas para dar um exemplo geral. Infelizmente é a realidade dos produtos baratos. Se garimpar até encontra outras marcas na mesma faixa de preço, mas acho difícil. Acho que a questão então é A520 de marca boa vs B550 de baixo escalão.

Postado
agora, Insane iniciante disse:

Mas é uma tendência de mercado, o que eu disse foi minha opinião, pegaria uma 4.0 logo.

Não é tendência, os modelos específicos que eu citei foram placas que a AMD reaproveitou de notebook para o desktop, por isso vieram super capadas. Isso foi amplamente criticado por toda mídia especializada, dificilmente voltariam a fazer novamente. Sem falar que isso só aconteceu com modelos de placas de baixo custo, quase ninguém compra esse nível de placa de vídeo pra jogar no PC, até porque a faixa de preço que elas se encontram não faz sentido. Somente pessoas sem orientação acabam comprando essas placas. 

Mas claro, se o usuário tiver a possibilidade de investir em PCI-Express 4.0, é melhor mesmo. Só que as placas B550 que realmente valem a pena custam quase o dobro dos modelos mais em conta com PCI-Express 3.0. Em PCs focados em baixo custo, geralmente abaixo de R$4.000, não existe muito espaço para esse tipo de placa, só se o usuário realmente quiser abrir mão de alguma outra coisa. 

Só observando também que o Ryzen 5 5500 e também o 5600G (que é o mesmo 5500, só que com vídeo integrado) não suportam PCI-Express 4.0, logo sua recomendação anterior não fazia sentido. Somentes CPUs da linha principal suportam PCI-Express 4.0, como, por exemplo, um Ryzen 5 5600, Ryzen 7 5700X, Ryzen 7 5800X, Ryzen 7 5700X3D, até alguns modelos da geração anterior, como o Ryzen 5 3600, Ryzen 7 3700X, entre outros. A linha de APUs, e processadores derivados das APUs, é capada em várias áreas, principalmente no PCI-Express.

1 minuto atrás, Insane iniciante disse:

Sinto muito, não sabia dessa regra,

Sem problemas. Mas não é uma regra, nós só concordamos que placas Biostar não tem bons produtos e não recomendamos aqui no fórum.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Só observando também que o Ryzen 5 5500 e também o 5600G (que é o mesmo 5500, só que com vídeo integrado) não suportam PCI-Express 4.0, logo sua recomendação anterior não fazia sentido. Somentes CPUs da linha principal suportam PCI-Express 4.0, como, por exemplo, um Ryzen 5 5600, Ryzen 7 5700X, Ryzen 7 5800X, Ryzen 7 5700X3D, até alguns modelos da geração anterior, como o Ryzen 5 3600, Ryzen 7 3700X, entre outros. A linha de APUs, e processadores derivados das APUs, é capada em várias áreas, principalmente no PCI-Express.

Verdade, eu havia lido isso quando comprei o meu mas esqueci. Ele é capado, contudo é bem melhor que o meu antigo 2600, comprei ele pelo preço e pra ativar o SAM. De qualquer forma, obrigado pelas correções, vivendo e aprendendo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...