Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou criando um modelo matemático para otimizar horas de trabalho por mês de funcioários.

conseguem me ajudar?

basicamente as unicas restriçÕes são

08 horas por dia

22 dias no mês

.

Obrigado ! 

• Curtir 1
Postado

Ué, modelos de horas de trabalho dependem das regras de negócio do ramo trabalhado, da região, do horário de almoço e a distância para esses, da empresa e das condições dos colaboradores.

• Curtir 3
Postado

seria bem mais simples... uma equacao matematica que tivesse 8 horas ao dia 22 dias por mes.. conseguem??

Basicamente e encontrar buracos na carga horaria mensal dos funcionarios, para eu poder alocar outras atividades a eles.

• Curtir 1
Postado

Sinto muito ser ignorante, mas quem faz esse calculo de planilha e aplica o data analytics em cima das horas de trabalho para maior eficiencia é o RH da empresa, não a TI ou um matemático.

Não há, pelo menos não facilmente, como fazer uma "função" simples para esse tipo de calculo, isso é algo complexo que as vezes requer até um banco de dados.

A primeira ação de quem quer criar algo assim é ir fuçar a lei e matematizar todas leis, incisos e boas práticas sobre o cumprimento de horas de um colaborador seja CLT ou PJ.

Dps disso tem que fuçar que direitos adicionais o colaborador tem no contrato de trabalho e pelo sindicato dele, etc.. 

Para qual objetivo é isso? se for para uma pesquisa ou artigo de contabilidade podemos dar dicas com a parte técnica, mas se for para aplicar em uma empresa, você estará lidando com a vida de pessoas e é melhor você estar certificado por um profissional habilitado ao fazer isso.

Postado

infelizmente você não conseguirá isso com um modelo matemático, mas posso indicar um aplicativo de gestão de cronogramas gratuito, o Project Libre, com ele você consegue colocar na tela o que cada um está fazendo, quando começa, quando termina e lhe permite visualizar as lacunas.

• Curtir 2
  • mês depois...
Postado

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Basicamente eu tenho uma porçao de recursos (pessoas), e quero ter uma previsão de "espaços de trabalho" destas pessoas nos próximos 03 meses.

se eu tiver uma matriz resultado que contenha o nome recurso x dia que ele (s) esteja (m) livre (s), é o resultado que eu preciso, para as minhas tomadas de decisões.

Não daria para fazer via modelo matematico?

• Curtir 1
Postado

@tetchelex É até possível, mas não será a forma correta de tratar isso, você sempre vai sentir faltar algo a mais, não é algo escalonável.

Se você der o start podemos lhe ajudar, por regra não somos permitidos a fazer o trabalho dos outro no forum, apenas ajudar, ensinar e tirar dúvidas.

Como você deseja fazer isso? por excel? por python? por diagrama? via R? para web? em script batch?

Se a sua preocupação é não gastar dinheiro com RH, você ainda pode simplificar isso se aproveitando de um analista de dados junior, mas você terá que fornecer todos os dados para eles.

Postado

eu usaria um msproject ou projectlibre para isto.

você consegue colocar a programação de produção lá e lançar os recursos que trabalharão em cada etapa e assim visualizar a disponibilidade de cada profissional durante certos periodos.

• Curtir 2
Postado

Na verdade eu estava pensando em usar o CPLEX do excel, mas para isso, preciso moontar um modelo matemático.

Os dados de entrada seriam tabelas de dados de cada funcionário; do tipo: 

# Funcionário X,

# Atividades a, b, c, d, etc "versus" horas de trabalho que cada atividade gasta.

# Mes 1, 2, 3

# Funcionário Y.

# Atividades a, b, c, d, etc "versus" horas de trabalho que cada atividade gasta.

# Mes 1, 2, 3

# Funcionário Z.

# Mes 1, 2, 3

Postado

não conheço muito bem o cplex, mas dei uma lida breve no manual e não entendi muita coisa, acho que não to com cabeça pra app novo hoje.

mas pelo que vi na documentação algumas funções são exatamente as mesmas encontradas nos programas que mencionei, além de lhe permitir uma visualização do fluxo de produção demonstrando as "janelas" disponíveis de cada profssional num grafico "Grantt" 

pelo que entendi da documentação do cplex para montar o "modelo matemático" você precisará tabelar manualmente todos os dias dos 3 meses em questão para cada um dos funcionários, particularmente não acho prático, já que, se você tabelar isso tudo já terá visibilidade das janelas pelo proprio excel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...