Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde. 

Tenho um Ryzen 5 3600 e uma RX 6750 xt. Fui jogar Fortnite com um amigo e passei por problemas de travamentos e fps muito baixo ( chegando a ficar com 1 de fps, o uso do processador está em 100% o tempo todo mesmo que eu esteja no menu). Fui procurar pela mesma configuração no YouTube que na maioria dos canais o game roda a mais de 150 fps com as mesmas configurações em jogo que o meu está. Eu tenho um Ryzen 3 4100 e deu a mesma coisa, muito travamento, fps muito baixo e até mesmo saindo da partida por não conseguir rodar o game. Ambas as situações acontecem em outros como COD, LOL, Apex... Já tentei trocar as memórias, passei a frequência delas para 3200mhz, já alterei pra menos e mesmo assim ainda persiste. Será que o problema está na placa-mãe? Me ajudem por favor, está injogável. 

Postado

Se sua dúvida é entre processador e placa-mãe, qual seria o modelo da sua placa-mãe?

Mas Fortnite é assim mesmo, jogo mal otimizado, mesmo se estiver tudo certo com seu PC. Pra quem jogo a mais tempo e tem shader cache salvo, o desempenho é melhor do que pra quem está jogando as primeiras vezes.

• Curtir 1
Postado

Modelo da fonte é uma MSI A600DN 80 plus White, 600w. A respeito do driver, está tudo atualizado. Chipset atualizado, cpu, gpu, sistema atualizado...

Temperatura fica no máximo a 75 graus.

A placa-mãe é modelo Gigabyte b450 ds3h.

Postado

@FabricioBRJ não parece ter nada errado com a placa-mãe, ela é suficiente para o seu processador.

Posso te dizer como outro usuário de Ryzen 5 3600, eu testei o game algumas semanas atrás e tive a exata mesma experiência que você. Eu não jogo o game, mas de vez em quando eu baixo pra testar o desempenho, já que é um jogo popular aqui no fórum. Antes disso, eu tinha baixado ele assim que atualizou para a Unreal 5 e tinha rodado bem liso na minha máquina, fiquei até surpreso, porque mais anteriormente eu também tinha testado e estava rodando muito mal. O desempenho desse game varia conforme ele vai atualizando.

Postado

Normal mesmo com todos os jogos acontecendo isso? É muito estranho isso acontecer, ainda mais a placa de vídeo que estou. Vou ir dando mais uma olhada nas coisas, vendo a BIOS e tudo mais.

Postado

@FabricioBRJ em todos não. Quais são os outros jogos que você está tendo problema?

EDIT: Seria COD, LOL e Apex?  Mais algum?

Apex é totalmente o contrário do Fortnite, dizem que a otimização dele é muito boa, quase qualquer PC mais fraquinho consegue ter bom desempenho nele.

Postado

O meu no Cyberpunk (v2.12) a (CPU em stock) 1080p no alto, FSR qualidade, fica nos 113 FPS de média, mínima de 83.

No RT baixo, 86, mínima de 71, e usando upscale (renderizando internamente a 900p) fica em 100 de média e 82 de mínima no RT baixo.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@FabricioBRJ em todos não. Quais são os outros jogos que você está tendo problema?

EDIT: Seria COD, LOL e Apex?  Mais algum?

Apex é totalmente o contrário do Fortnite, dizem que a otimização dele é muito boa, quase qualquer PC mais fraquinho consegue ter bom desempenho nele.

Então, parece que em todos os jogos tem uma porcentagem de perda de desempenho. Todo game que eu coloco pra rodar ele sofre. 

7 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

O meu no Cyberpunk (v2.12) a 1080p no alto, FSR qualidade, fica nos 113 FPS de média, mínima de 83.

No RT baixo, 86, mínima de 71, e usando upscale (renderizando internamente a 900p) fica em 100 de média e 82 de mínima no RT baixo.

Eu vou fazer o teste com esse game pra poder ver o que acontece.

• Curtir 1
Postado

@FabricioBRJ cara, LOL se você não tiver tendo 200++ FPS, então pode ter certeza que tem algo errado. Eu não jogo mais o game há vários anos, mas antigamente jogava num Core i5 3ª geração com uma GTX 660 2GB em 1080p qualidade máxima, se eu deixasse o FPS destravado pegava bem mais de 100 FPS. A limitação nesse game é o processador, ele é muito leve graficamente, tanto que a GTX 660 conseguia 100+ FPS ainda com folga. O Apex eu cheguei eu testei no meu PC atual uns 1,5-2 anos atrás, rodei com a qualidade alta em 1080p, se não me engano também ficou por volta dos 100 FPS, mas a limitação aqui era a placa de vídeo.

Postado
1 hora atrás, FabricioBRJ disse:

o uso do processador está em 100% o tempo todo mesmo que eu esteja no menu

Isso com qualquer um dos dois processadores? Ele chega a 100% de uso em outra coisa, ou só no Fortnite? No meu PC secundário eu jogo com um 5600G usando o gráfico integrado, praticamente o tempo todo acima de 60 fps, sem quedas e uso do processador na casa dos 30%.

Postado
1 hora atrás, FabricioBRJ disse:

Olá, boa tarde. 

Tenho um Ryzen 5 3600 e uma RX 6750 xt. Fui jogar Fortnite com um amigo e passei por problemas de travamentos e fps muito baixo ( chegando a ficar com 1 de fps, o uso do processador está em 100% o tempo todo mesmo que eu esteja no menu). Fui procurar pela mesma configuração no YouTube que na maioria dos canais o game roda a mais de 150 fps com as mesmas configurações em jogo que o meu está. Eu tenho um Ryzen 3 4100 e deu a mesma coisa, muito travamento, fps muito baixo e até mesmo saindo da partida por não conseguir rodar o game. Ambas as situações acontecem em outros como COD, LOL, Apex... Já tentei trocar as memórias, passei a frequência delas para 3200mhz, já alterei pra menos e mesmo assim ainda persiste. Será que o problema está na placa-mãe? Me ajudem por favor, está injogável. 

Salve! Acredito que a melhor forma de matar esse problema de vez seja realizar uma bateria de testes a partir de outra placa-mãe, se for possível. Emprestada de algum amigo, levar na casa de algum conhecido. Leve seu computador e os componentes. Assim, se for algum erro definitivo em algum dos seus hardwares, não tem como não ficar sabendo. Se for intermitente, é outra história. Creio que também valha a pena testar em aplicativos que não sejam jogos. O fato de apenas o Menu do game puxar 100% do cpu, na minha opinião, torna o processador/placa-mãe mais suspeitos que a placa de vídeo.

Espero que dê tudo certo.

Postado

Com API DirectX 12 o Fortnite também chegou a pegar 100% de CPU aqui também, só em DirectX 11 que pegou uns 60-70% no máximo, mas continuava travando. Em DirectX 12 o game também alcança maiores taxas de FPS, o que faz sentido, já que a engine consegue aproveitar mais do processador. Mas não quer dizer que o jogo necessariamente estava usando 100% de CPU, uma boa parte da carga era shaders sendo compiladas em segundo plano, por isso que o desempenho é um lixo. Enquanto a Epic não der um jeito de compilar as shaders separadamente, o jogo vai continuar deempenhando mal.

Postado

@GuilhermeGB Irei baixar o lol para ver como está o desempenho dele.

@Shaman93 É muito estranho eu ter uma placa de vídeo dedicada e não rodar os jogos a 60 fps. Vi o videos do seu processador e está rodando liso, não faz sentido meu pc estar do jeito que está.

@Insane iniciante Irei tentar ver se um amigo meu pode fazer isso por mim, se não vou acabar chutando em comprar  uma placa-mãe só pra ver se o problema está nela.

42 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Com API DirectX 12 o Fortnite também chegou a pegar 100% de CPU aqui também, só em DirectX 11 que pegou uns 60-70% no máximo, mas continuava travando. Em DirectX 12 o game também alcança maiores taxas de FPS, o que faz sentido, já que a engine consegue aproveitar mais do processador. Mas não quer dizer que o jogo necessariamente estava usando 100% de CPU, uma boa parte da carga era shaders sendo compiladas em segundo plano, por isso que o desempenho é um lixo. Enquanto a Epic não der um jeito de compilar as shaders separadamente, o jogo vai continuar deempenhando mal.

Engraçado que se eu usar o directx12 fica mais injogável que o dx11. 

• J.Augusto F alterou o título para FPS muito baixo no Fortnite no Ryzen 5 3600 e Radeon RX 6750XT
Postado

@FabricioBRJ voltando aqui pra dar o resultado dos meus novos testes. Usei a técnica mais básica de todas: limitar o FPS. Baixei o jogo do zero, joguei a primeira partida travada a 60 FPS, teve umas travadinhas aqui e ali no começo, mas estava muito mais liso que antes. Consegui ficar vivo bastante tempo, fiquei em 4º lugar, então acho que deu tempo pra carregar bastante coisa. A segunda partida eu joguei travado a 120 FPS, ainda teve alguns poucos travamentos, mas já estava melhorando. Essa eu não sobrevivi muito, morri depois de alguns minutos. Depois decidi remover a limitação de FPS, ainda teve algumas pequenas travadinhas, só que bem mais raras. Da metade da partida pra lá o jogo ficou quase 100% liso, com travadinhas bem ocasionais.

Sem a limitação de FPS, o jogo variou bastante entre 100-150 FPS, algumas horas a limitação era placa de vídeo mesmo, em outras era o processador. Mas eu estava usando a API DirectX 11, provavelmente em DirectX 12 o jogo conseguiria aproveitar mais o desempenho da CPU pra entregar mais FPS (principalmente com GPU AMD), uma vez que a maioria das shaders já estiverem compiladas. Meu monitor é 75Hz, então pra mim estando acima de 75 FPS é a mesma coisa (pra minha experiência).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!