Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite

Conversando em um post anterior optei pela escolha da plataforma AMD, porém agora a duvida é, compensa mais comprar um R7 5700x ou um R7 5700x3d?

Minha ideia é comprar com uma placa-mãe ASUS TUF B550M-PLUS, que encontrei por um preço bacana na Amazon, então questão de TDP não seria um problema tanto para a placa-mãe quanto para o resfriamento e o meu foco do computador é jogos/trabalho.

Jogos normalmente sou dos jogos competitivos, dificilmente jogando jogos singleplayer mais pesados (o mais pesado que joguei ultimamente é o The First Descendant). Para trabalho eu sou programador então constantemente rodo varios projetos ao mesmo tempo e vários programas.

Minha duvida maior veio por causa do Clock menor na versão com 3D v-Cache e se realmente faz sentido essa perda de Clock para o ganho do Cache

• Solução
Postado

Do ponto de vista para uso em multi-tarefas, devido ao TDP limitado do 5700X em 65W, em carga máxima a frequência dele fica bem abaixo dos 4.6GHz padrão, dependendo do tipo de trabalho, pode ficar abaixo de 4.0GHz. A frequência em boost quando em carga máxima aumenta se você fizer o PBO (aumentar o limite de energia), o que também aumenta o desempenho. Em cargas leves, tipo jogo, ele ainda vai conseguir pegar seus 4.4-4.6GHz em stock mesmo. Mas o 5700X3D, mesmo com clock baixo, consegue ser superior em jogos por causa do cache L3. Mas o cache L3 não ajuda em nada mais além de jogos, portanto o desempenho multi-tarefas dele é um pouco mais baixo que o 5700X stock.

Eu tenho esse print salvo aqui é do teste de VRM de B450M Steel Legend, mas é útil porque mostra o desempenho multi-core no Cinebench R23. Tem o 5700X em stock, 5700X com "overclock" (PBO) e o 5700X3D:

5700X stock (77W) = 13.405 pontos

5700X "OC" (130W) = 15.553 pontos

5700X3D (90W) = 13.214 pontos

5900X stock (136W) = 21.439 pontos (melhor performance por watt que o 5700X em "OC")

Screenshot_46.thumb.png.adb2ba2dfb68145c773905e96db07473.png

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!