Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, eu possuo 2 pentes de memória de 8GB, DDR4 em dual channel, HX426C16FB2/8, queria colocar mais 16GB (2 pentes de 8, para totalizar 32GB), porém queria saber se posso colocar esses outros 2 pentes da mesma marca, capacidade e frequência, porém  HX426C16FB3/8, ao invés se ser 2/8, seria 3/8. Eu perderia algum desempenho?

Postado

dual channel não precisa ser exatamente a mesma marca e nome, basta ser mesma frequência e, se possível, latência.

e como o colega acima disse, você não pode ter 4 RAMs em dual channel, você pode ter 2 pares de dual channel.

• Membro VIP
Postado

Conforme mencionei recentemente em outro post:

Quando se tem apenas uma memória = single channel (menor largura de banda, menor performance).

Quando se tem duas memórias iguais = dual channel perfeito (dobro de largura de banda, melhor performance).

Quando se tem duas memórias de frequência diferente (ex.: 4GB 2666mhz + 4GB 3200mhz = 8GB 2666mhz) = a memória mais lenta limita a velocidade da mais rápida, e ambas funcionam em dual channel.

Quando se tem duas memórias de tamanhos diferentes (ex. 4GB + 16GB = 8GB em dual channel + 12GB em single channel, no primeiro caso sendo 4GB de cada pente) = Flex Mode (dual + single channel).

Nesses cenários, o pior para desempenho é com certeza o single channel normal. Nos outros, a performance não muda muito, apenas conforme a quantidade de memória exigida. Nos exemplos, os cenários até 8GB RAM são praticamente iguais. O sobressalente (memória a mais) é o que altera as coisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!