Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pc que tenho

placa-mãe ASUS prime b350 plus

processador Ryzen 5 3500x

placa de Vídeo rx 580 8 gigas

memória ram 32 gigas 3000 mghz

fonte corsair cx 550

SSD 1 tera 

HD 3 um de 2 tera, um de 1 tera e um pequeno de 300 gigas

GABINETE AEROCOOL AERO 500 

quero mudar  

placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite

Processador Ryzen 7 5800x

Placa de Vídeo RTX 4060

Fonte 650w

Queria saber se e muito processador para essa placa de Vídeo e se a fonte devo mudar ou não ?? porque essa que tenho tem 4 anos já!

Postado

@Elias Silva Braz Bom dia!

Nessa configuração, você poderia tranquilo trocar somente a placa de vídeo e já teria uma diferença bem considerável, mas claro, dependendo qual colocar, vai ter que configurar bem os gráficos para não gerar tanto gargalo.

A b550m Aorus Elite é pior do que a b550m MSI WIFI, e perante disso, vale a pena comprar a segunda que eu falei, fora que as vezes fica mais barata...

O Ryzen 7 5800x, é tão ruim quanto optar por um Ryzen 7 5700, o 7 5800x esquenta demais e tem uma diferença muito pequena em relação ao 7 5700x, custando bem mais. O que você pode fazer, é optar pelo Ryzen 7 5700X3D ou pelo Ryzen 7 5700x mesmo.

Sobre a RTX 4060 8GB, é uma ótima placa de vídeo, mas compete bastante com a RX 7600 8GB, então vai de qual estiver mais barata. Lembrando que a RTX 4060 roda melhor com DX11, ou seja, CS2, Valorant e por ai vai, e a RX 7600 roda melhor com DX12, em games com COD Warzone.

Sobre a fonte, você não precisa de uma 650w, uma 450w já seria o suficiente para sua configuração para ter uma noção, mas não vou te fazer sair de uma 550w para uma 450w. Como essa fonte é da linha CX da Corsair, você até pode manter ela por um tempo com a nova placa de vídeo, mas eu recomendaria trocar por outra 550w, ou adquirir logo uma 650w TIER A e de qualidade, como uma Super Flower Leadex III 650w 80 Plus Gold.

• Curtir 3
Postado
13 minutos atrás, Elias Silva Braz disse:

placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite

Essa placa é uma péssima escolha, não passa de ser um produto básico que a Gigabyte maquiou como Aorus
Melhores opções MSI B550M PRO-VDH ou MSI B550M PRO-VDH WIFI ou ASUS TUF Gaming B550M-Plus ou MSI MPG B550 Gaming Plus

13 minutos atrás, Elias Silva Braz disse:

Processador Ryzen 7 5800x

Se o PC for para games, esse processador não é uma boa escolha.
Os processadores mais rápidos para jogos da plataforma AM4 são Ryzen 7 5800x3D e Ryzen 7 5700x3D.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Upgrade para Gigabyte B550M, Ryzen 7 5800X e GeForce RTX 4060 é boa opção?
Postado

Só pra confirmar o que foi dito pelos colegas, o 5700X3D é um processador consideravelmente superior ao 5800X, além de ser mais barato.

Average-p.webp

54 minutos atrás, Elias Silva Braz disse:

placa-mãe ASUS prime b350 plus

No seu caso acho que nem precisa trocar de placa-mãe. Ela parece ter um VRM padrão de 75A, não é problema para o 5700X3D. Se for pra ter que trocar placa-mãe e CPU, eu deixaria pra juntar um pouco mais e investiria logo na plataforma AM5 com o Ryzen 5 7600 + A620 + RAM DDR5, isso já garante uns bons anos com possibilidades de upgrade. Você recupera pelo menos o investimento na RAM só vendendo seu kit CPU + RAM + Placa-mãe.

Ryzen 5 7600 - R$1.430

MSI A620M-E - R$600

RAM Corsair 2x16GB 6000MHz CL36 - R$1.000

A placa-mãe é "básica", mas você poderá continuar usando CPUs Ryzen 5 ou Ryzen 7 das próximas gerações sem problemas (EDIT: Me refiro aos modelos de Ryzen 7 65W). Pra economizar você poderia pegar um kit de 2x8GB, até porque as RAMs DDR5 de hoje não são tão boas nas latências, então no futuro você troca por um bom kit de 2x16GB com boas latências e maior frequência.

EDIT2: Acabei de ver um review dessa A620 MSI, o VRM dela é mais fraco do que eu pensei, ela até consegue segurar CPUs de 65W, porém o VRM fica quente (90-100ºC) e teste de estresse máximo. Para jogar no PC apenas, o VRM ainda consegue se manter a 85-90ºC, o que ainda é um pouco quente. Talvez seja melhor investir um pouco mais na placa-mãe.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...