Ir ao conteúdo

Memória Corsair Dominator Platinum 7200MHz é compatível com X670E Aorus Master?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente venho fazendo algumas pesquisas de peças que estou separando para montar o meu novo setup.
Eu decidi que irei pegar uma GA x670e aorus master pelo motivo do preço está o mesmo que a GA B650E aorus master.

E então ao fazer algumas pesquisas e no próprio site da GA vi as compatibilidades QVL, mas não achei essas memórias em específico, sei que por não está lá, acaba que significa que essa memória não seja incompatível (ou talvez seja), porém, venho aqui saber se algum de vocês tem algumas informações sobre isso.
Vi em alguns lugares que em especifico essa memória estava tendo muitas instabilidades, será que já foi resolvido?
Outra informação que talvez seja relevante é que tentarei esperar pelos R 9000 (especificamente os X3D).
Então após essas questões, talvez seja melhor esperar pelo processador e enfim pesquisar a memória ou não faria diferença já ir escolhendo-as?

Obs.: Sou novo por aqui e esse é meu primeiro tópico, desde já agradeço!!!

• Moderador
  • Solução
Postado

@ascie Olá, seja bem-vindo ao Clube do Hadrware!

Sim, as memórias são compatíveis com a placa-mãe citada, não estar na lista de memórias compatíveis do site da fabricante não quer dizer que não seja, só que não foram testadas nessa placa, mas não há motivos para não funcionarem, são memórias DDR5 e de frequência suportada pela placa-mãe, mesmo que por meio de OC.

Sobre esse modelo específico de memória da Corsair, não sei dizer sobre qualquer problema de instabilidade, não ouvi nada sobre este tema.

E quanto a escolher agora qual memória comprar, não vejo problema, mas se você vai esperar o lançamento da série Ryzen 9000 para fazer a montagem, também não vejo motivos para adquirir agora, nada com relação a compatibilidade, mas tem muita água para rolar até lá,e pode até encontrar promoções nesse meio tempo.

• Obrigado 1
Postado

@ascie o sweet spot para os Ryzen 7000, segundo a AMD, é 6000MHz, essa é a frequência máxima para a controladora de memória ficar 1:1 com a sua RAM. Acima disso o processador pode até suportar, mas aí já começa a impactar nas latências. Se você vai focar em CPU X3D, não precisa gastar rios de dinheiro com memória, visto que esse tipo de processador sofre muito menos impacto do que os CPUs "comuns". Resultados de um vídeo recente do Hardware Unboxed na imagem abaixo.

OBS: Lista QVL servem apenas como referência, e não deve ser utilizada como uma "Bíblia". Qualquer memória DDR5 funcionará em qualquer placa-mãe com suporte a DDR5, a lista QVL só indica os modelos testados pelo fabricante. A compatibilidade com memória depende mais da controladora de RAM que fica no próprio CPU.

Screenshot_117.thumb.png.f162db2cdafc6ad2cc21615357cee15d.png

• Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para Memória Corsair Dominator Platinum 7200MHz é compatível com X670E Aorus Master?
Postado

@GuilhermeGB @guilherme_dr

Obrigado a ambos pelas respostas, minha conclusão então é que não devo me preocupar tanto pela incompatibilidade, creio que já devo ir me adiantando em relações as promoções que vejo por aqui.
Meu único medo seria mesmo a instabilidade que vi em alguns lugares a respeito das memórias, mas espero que já tenham sido corrigidas.

Ah, @GuilhermeGB visto que irei esperar pela série 9000, vi que o sweet spot se não me engano será de 6400, isso já deve diminuir o risco de instabilidade, creio eu.

• Curtir 1
Postado

@ascie sim, parece que vai ser 6400MHz para Ryzen 9000. A controladora de RAM dos CPUs AMD não é tão estável para frequências muito altas, e a estabilidade piora muito mais se você tiver mais de 2 módulos de RAM, isso é algo conhecido desde os primeiros CPUs Ryzen. Geralmente ganha mais desempenho fazendo um ajuste mais fino nas latências do que arriscando frequências muito elevadas. Isso é mostrado aqui nesse outro vídeo:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!