Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Tenho um PC gamer antigo (de 2014) parado aqui em casa e recentemente fiz uma limpeza nele e testei alguns jogos, mas ele só rodou os jogos mais antigos e leves, os jogos atuais (como o CS 2, por exemplo) ele não rodou, então estou pensando em fazer alguns upgrades nele pra ver se roda mais coisa pra que eu possa jogar de vez em quando.

Seguem as configurações do velho de guerra:

- Processador AMD FX-6300, 3.5GHz com Cooler Master Blizzard T2;

- Placa-mãe Gigabyte GA-970A-DS3P AM3+ Chipset AMD 970A - BOX;

- Placa de Vídeo GTX 760 2gb vram;

- memória RAM 16gb (2x8) DDR3 1600mhz;

- Fonte 600w;

Estou pensando em trocar o processador e a placa de vídeo, quais opções vocês recomendam? Não quero gastar muito, até porque o meu intuito é jogar só de vez em quando algumas coisas (gostaria muito que ele conseguisse rodar um CS 2 pra eu jogar com os amigos).

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Bom, se o objetivo não é gastar muito e se manter na plataforma, para jogar ocasionalmente, seu AMD FX-6300 já é um bom hexa core de até 4.1GHz de frequência. Mas, caso queira mesmo um upgrade, sugiro um FX-8370 ou FX-8370E(xtreme), ambos octa-cores compatíveis nativamente com a sua placa-mãe, conforme o site CPU Upgrade:

https://www.cpu-upgrade.com/mb-Gigabyte/GA-970A-DS3(rev._1.0).html

Os FX-8370 representam um salto de cerca de 40% na sua performance (por terem dois núcleos a mais e cerca de 200mhz a mais na frequência máxima). Eis aqui a ficha técnica e as demais opções compatíveis de processador para o seu upgrade:

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/AMD/FX-Series/FX-6300.html

Considerando a aplicação da CPU sugerida, para placas de vídeo, basicamente tudo o que veio depois da GTX 760 até uma RTX 3060 serve como upgrade. E esse é apenas o lado Nvidia da força. Na AMD, desde a concorrente mais próxima, R9 380, até a RX 6650XT serve.

Mas, se o objetivo é ter um bom salto de performance gastando o mínimo possível, dá pra considerar alguns níveis de gasto:

Abaixo de R$ 1.000 =

GTX 1650 ou RX 580, no mínimo.

Na faixa de R$ 1.000 a R$ 2.000 =

RTX 3060 (12GB), RX 6600, RX 6650XT.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela ajuda @Gabriel U!

Dei uma olhada nos processadores que você recomendou (FX-8370 e FX-8370E), mas só encontrei pra comprar no Ali (mas não compensa, o valor está maior do que 50 dólares).

Você recomenda algum outro processador que seja mais fácil de comprar (se der pra comprar aqui no Brasil mesmo seria melhor) e que seja compatível com a minha placa-mãe (pra eu não precisar trocar ela)?
Em relação a placa de vídeo, um amigo me ofereceu uma RX 570 por um valor bacana, você acha que vale a pena ou ela ainda é muito fraca (não vai ter tanta diferença de desempenho)?

Edit: Pelo que tenho visto, vou ter uma dorzinha de cabeça pra melhorar esse meu velho de guerra hahaha (vou gastar uma grana razoável pra trocar o processador e a placa de vídeo, mas vai continuar com muitas peças antigas e limitadas - plataforma DDR3), então estou cogitando a ideia de não mexer nele e ir usando do jeito que tá (ele tá quebrando um galho e ainda consegue rodar jogos mais leves/antigos), e ir juntando uma grana pra comprar um PC novo daqui alguns meses.

• Membro VIP
Postado

Eu imaginei que esses processadores AMD série FX seriam um pouco mais difíceis de encontrar por aqui mesmo. Mas, como eu disse, seu FX-6300 já é um processador com uma contagem decente de núcleos (6 núcleos e 6 threads), e uma boa frequência máxima (de 4.1GHz). E além disso, no segundo link que te enviei, você tem uma lista completa de processadores compatíveis com o seu, e qualquer um deles já representa alguma melhora no desempenho.

No caso da sua CPU atual, empurrar placas mais fortes do que uma GTX 760 é perfeitamente possível. E aí, ficam as sugestões de antes. Sugiro as placas com 4GB de VRAM ou mais. Elas já farão uma boa diferença no desempenho gráfico do seu setup.

2 horas atrás, ManoelX disse:

[...]

Em relação a placa de vídeo, um amigo me ofereceu uma RX 570 por um valor bacana, você acha que vale a pena ou ela ainda é muito fraca (não vai ter tanta diferença de desempenho)?

Agora que vi esse trecho do texto. Uma RX 570 fará sim muita diferença nesse setup. Sugiro que compre. Eis alguns exemplos de comparativos entre sites especializados (ignore as indicações de preço). Apenas leia os relatórios preliminares:

VERSUS:

https://versus.com/br/gigabyte-radeon-rx-570-vs-nvidia-GeForce-GTX-760

USERBENCHMARK:

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GTX-760-vs-AMD-RX-570/2159vs3924

TECHNICAL CITY:

https://technical.city/pt/Vídeo/Radeon-RX-570-vs-GeForce-GTX-760

Postado

@Gabriel U Obrigado novamente!

O único processador novo que encontrei pra comprar aqui no Brasil é o FX-8300, na faixa dos 300 reais. Você não mencionou ele, mas acredito que deva dar uma melhorada também né? A única questão é que vi alguns comentários falando que ele esquenta bastante, então tem que comprar um Air Cooler também.

Vou pensar se vale a pena pegar ele + a RX 570 do meu amigo ou se junto dinheiro por alguns meses e compro um PC novo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, ManoelX disse:

@Gabriel U Obrigado novamente!

O único processador novo que encontrei pra comprar aqui no Brasil é o FX-8300, na faixa dos 300 reais. Você não mencionou ele, mas acredito que deva dar uma melhorada também né? A única questão é que vi alguns comentários falando que ele esquenta bastante, então tem que comprar um Air Cooler também.

Vou pensar se vale a pena pegar ele + a RX 570 do meu amigo ou se junto dinheiro por alguns meses e compro um PC novo.

Certo. Não o mencionei em texto. Mas ele estava listado no segundo link. Dois núcleos a mais e 100mhz acima no clock. Melhoria de 20% no setup. Boa escolha.

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Indicação de upgrades em PC com FX 6300 e GTX 760 para CS2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...