Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tudo bom, seguinte está completando 1 ano que troquei meu sistema zen 1 (Ryzen 7 1700) para um zen 4 (Ryzen 5 7600). Neste 1 ano tudo funcionando maravilhosamente bem.

Porém na última semana o PC passou a apresentar um comportamento errático da seguinte forma:

- Começou com o sistema em suspensão e não voltando, travando e só retornando com o desligamento forçado.

- Após isso o PC passou a alternar entre bootar normal ou não bootar e a placa-mãe acender o led de debug da RAM.

- Em muitos momentos o sistema só voltava após eu remover e inserir as memórias.
- As vezes subia com 1 memória no slot 2 e as vezes subia no slot 4, seja qual for o módulo. E as vezes subia com as 2 juntas.

- Em uma dessas subidas e travadas uma vez apresentou um erro no post relacionado a fTPM parecido com essa imagem abaixo, no caso eu confirmei apertando Y para resetar. Quando fiz isso, ao subir no Windows, o sistema me solicitou trocar o meu pin de acesso, imagino que pelo fato de o fTPM gerenciar essas questões de segurança, senha, etc.

https://imgur.com/a/7rpPs1r#NPJg0FC

TENTATIVAS DE DIAGNÓSTICO
- Após cada congelamento, quando voltava eu verificava o visualizador de eventos do windows e haviam diversos erros de TPM WMI ou apenas TPM. O erro era algo assim: (Description: The device driver for the Trusted Platform Module (TPM) encountered a non-recoverable error in the TPM hardware, which prevents TPM services (such as data encryption) from being used. For further help, please contact the computer manufacturer.)

- O PC congelava ou de manhã logo após eu ligar ou não congelava e ficava funcionando normal até de noite quando eu ia jogar especificamente Elden RIng por uns 30 minutos e após uns engasgos, finalmente o jogo travava e rolava o congelamento. E o ciclo se repetia.

- Importante mencionar que em nenhum momento percebi qualquer problema relacionado a temperatura. Tudo sempre dentro do esperado: no máximo uns 80 graus na GPU uns 70, 80 graus na CPU em plena carga, mas o limite térmico desse modelo é mais de 90.

1) Passei os teste de diagnóstico de memória do windows 3 vezes e nenhum deles apresentou qualquer erro.

2) Atualizei a BIOS 1616 para a última (2613) para ver se poderia ser alguma incompatibilidade da memória.
Resultado: nada mudou

3) Desativei o fTPM na BIOS. Lendo sobre descobri que esse módulo poderia apresentar bugs.
Resultado: nada mudou

4) Formatei o Windows para o W10 e já desabilitando logo de cara o fTPM na BIOS.
Resultado: nada mudou.

5) Como fazia 1 ano que não abria e limpava bem o gabinete, resolvi fazer isso.
Primeiro removi GPU, memórias e CPU. Fiz o clear CMOS dando curto nos pininhos conforme informa o manual, limpei os contatos da GPU e da RAM com álcool isopropílico, e usando um aspirador de mão e um pincel fui sugando todo pó que encontrava. Removi os cabos de alimentação da CPU e da placa-mãe e recoloquei.
Resultado: desde a tarde de 21/07/2024 o PC ficou mais estável e congelou apenas 2 vezes. O primeiros congelamentos eram direto no desktop com a imagem congelada de fato.
Esses dois últimos travamentos ocorreram enquanto a tela estava apagada devido as configurações de energia que desligam o monitor. 
Acontece que nessas duas ocasiões em que o PC travou após o clear CMOS e limpeza eu não estava usando o PC. Eu fui fazer alguma coisa e quando voltei estava com a tela desligada e com o led de debug da RAM acesso na RAM.

Durante esses dias joguei por horas e usei o PC normalmente com blender, photoshop, furmark e tudo que tem direito e não apresentou esse problema.

Observações de antes do ocorrido:
- Fazia algum tempo usando o windows 11 que de forma mais ou menos aleatória o menu iniciar ficava "lagado" como se estivesse lerdo. E alguns apps, como o chrome e o Photoshop ficavam lerdos, com os elementos de interface com atraso no carregamento e "lagados" igual o menu. Só reiniciado para voltar ao normal.

- Descobri algo inusitado, kk, que estava me deixando maluco fazia uns meses: de forma aparentemente aleatória o windows dava uma travadinhas rápidas e emitia um som que eu não conseguia reconhecer. Uma espécie de bip. Durante esse problema de instabilidade percebi que depois dessas travadinhas e bips o jogo travava.

Pois bem, eu fui descobrir por puro acaso o que era isso: em algum lugar eu li sobre erros de dispositivos desconectando e o exemplo que o sujeito trouxe me mostrou que o barulho que ocorria era de dispoistivo USB conectando. Só que como eu quase não uso USB e troquei lá no início para o Windows 11 eu não estava habituado com o som que isso fazia kkkkkkk.
Então, num determinado momento descobri o que era: eu tenho um monitor conectado ao display port da placa. E eu tinha colocado um cabo HDMI conectando a TV ao PC, para fazer uma troca rápida, Recentemente acabei lesionando o tornozelo e precisei ficar um tempo de molho e essa solução de troca de telas que encontrei pra continuar trabalhando.

Acontece que após eu receber o OK do médico pra poder sentar normal, esse problema de bips voltou e era o seguinte: minha TV tem uma função onde ela desliga e volta a ligar quando ela detecta presença e ativa o modo arte pra mostrar umas pinturas. Todas vez que isso acontecia, rolava e tal o bip e o windows meio que desconectava e reconectava o vídeo, gerando o engasgo momentâneo.

Conclusões parciais:
- Por enquanto o sistema está indo para o sexto dia aparentemente sem problemas, exceto pelas duas travadas que mencionei. Ai eu queria a opinião de vocês se já tiveram alguma coisa semelhante.
- Eu estava cogitando ser a fonte, já que ela tem uns 7, 8 anos. Mas tentando o Furmark e outros teste que puxando potência nunca tive travamento nenhum e nem desligamentos aleatórios.
- Cogitei ser a RAM, porém, o PC não apresentou BSODs em nenhum momento.

- Li em alguns lugares que a plataforma AM5/DDR5 tinha problemas de tempos de inicialização e travamentos devido a retraining de RAM. Mas confesso que eu não saberia dizer, já que sou novo na plataforma.

• Membro VIP
Postado

@eros.menezes Boa noite

Sempre que essa tela 👇🏿 aparece é porque a placa-mãe reconheceu um novo processador, esse problema deve estar acontecendo por mau contato do processador com o soquete do processador.

NPJg0FC.jpeg

Como todo cuidado remova o processador e limpe os contato do processador.

naoliga_09.jpg

E faça o mesmo soquete do processador mais use álcool isopropílico ou limpa contato.

naoliga_12.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!