Ir ao conteúdo

Sttuterring e travamentos no Ryzen 5 5600 e GeForce RTX 4060

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Desde de fevereiro de 2024 meu pc anda estranho ja troquei todas peças dele pelas mesmas troquei ate placa de Vídeo pela 4060 e o cooler q e um AG400 da DEEPCOOL e meus drivers sao atualizados pelo o site da fabricante, e ja troquei memória RAM e SSD tb

peças do pc

B450M PRO VDH MAX
Ryzen 5 5600

RTX 4060 GALAX 8GB

Cooler AG400 DEEPCOOL

16gb de ram 2x8 3200MHZ

1Tb de SSD KINGSTON

gabinete GOLDENTEC P2TEC

eu sinceramente não mais o que fazer ja troquei TUDO do pc, o cara me deu ate outro pc com a mesma config porém ainda continua uns sttuterring/travamentos eu sinceramente não sei o que e mais

Postado

@RiqueX16 Qual é a fonte da configuração? Modelo e marca por favor.

Se puder, comente um pouco mais sobre os sttuterings e onde eles acontecem, é somente jogando ou em uso normal?

O computador quando montado, foi você ou a assistência técnica?

Postado
1 minuto atrás, Middoken disse:

@RiqueX16 Qual é a fonte da configuração? Modelo e marca por favor.

Se puder, comente um pouco mais sobre os sttuterings e onde eles acontecem, é somente jogando ou em uso normal?

O computador quando montado, foi você ou a assistência técnica?

opa a fonte e uma fonte DAZZ 600W, já os sttuterings sao em jogos todos os jogos possiveis ate mesmo minecraft fica oscilando de 150 para 40, e o pc foi montado em assistência

Postado

@RiqueX16 Bom, de potência ela aguenta sua configuração, mas de qualidade.... Ai meu amigo, eu não faço ideia, nunca vi esse modelo estranho ai.

@TiberioConsegue dizer se essa fonte é boa?

@RiqueX16 Já verificou a saúde do SSD? Tem programas que conseguem verificar isso, e normalmente, é um dos principais causadores de problemas, HD/SSD com defeito.

Tente rodar o computador com 1 Slot de memória também, se persistir, troque o slot até testar todos, existe uma possibilidade de um dos slots estar com defeito.

Caso persista, vá a BIOS da placa-mãe e retorne o padrão dela para Default, qualquer ********** que o técnico fez ou até mesmo o XMP, será desativado, e se o XMP for o problema principal, testando você vai saber disso.

Qual o modelo dessas memórias ai?

Inclusive, esse gabinete que você usa é uma fornalha, ele não tem saida de ar na parte da frente, chegou a monitorar as temperaturas do seu computador? Existe um mundo onde o rapaz ai que montou, possa ter instalado tudo errado, inclusive, ter esquecido de tirar o plástico do Air Cooler.

Postado

qual programa que descobre q o SSD tenha defeito

o modelo da memória eu ja usei duas CUSO e ASGARD 

onde faz isso nas BIOS ?

ja tirei o plastico do air cooler 

e as temperaturas estão estáveis gpu 60 graus cpu 50/60

vou tentar trocar os slots

o modelo q estou usando dnv e a CUSO 3200mhz

e não tenho dinheiro pra trocar de gabinete

26 minutos atrás, Middoken disse:

@RiqueX16 Bom, de potência ela aguenta sua configuração, mas de qualidade.... Ai meu amigo, eu não faço ideia, nunca vi esse modelo estranho ai.

@TiberioConsegue dizer se essa fonte é boa?

@RiqueX16 Já verificou a saúde do SSD? Tem programas que conseguem verificar isso, e normalmente, é um dos principais causadores de problemas, HD/SSD com defeito.

Tente rodar o computador com 1 Slot de memória também, se persistir, troque o slot até testar todos, existe uma possibilidade de um dos slots estar com defeito.

Caso persista, vá a BIOS da placa-mãe e retorne o padrão dela para Default, qualquer ********** que o técnico fez ou até mesmo o XMP, será desativado, e se o XMP for o problema principal, testando você vai saber disso.

Qual o modelo dessas memórias ai?

Inclusive, esse gabinete que você usa é uma fornalha, ele não tem saida de ar na parte da frente, chegou a monitorar as temperaturas do seu computador? Existe um mundo onde o rapaz ai que montou, possa ter instalado tudo errado, inclusive, ter esquecido de tirar o plástico do Air Cooler.

meu SSD esta saudável ja fiz o test

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

Essa fonte da DAZZ pra ser ruim teria que melhorar bastante, o melhor a se fazer é se livrar dela.

opa boa tarde, eu tive que trocar 3 fontes por causas desse problema, uma gamemax 600W, COUGAR 600W, e essa DAZZ

Postado
7 minutos atrás, RiqueX16 disse:

gamemax 600W, COUGAR 600W, e essa DAZZ

3 fontes, mas nenhum delas boa de verdade, e a última é a pior das 3. A grana que você gastou nessas aí pagava uma fonte topo de linha, tipo uma Super Flower LEADEX III ou uma XPG Core Reactor. 

Não estou dizendo que seu problema é a fonte ou não, só que isso é algo que não é bom economizar.

51 minutos atrás, RiqueX16 disse:

o modelo da memória eu ja usei duas CUSO e ASGARD 

Memórias chinesas tem chance de causar instabilidades bem maiores que uma memória de boa marca, não é todo mundo que tem, mas pode ocorrer para algumas pessoas. A Asgard tem modelos bons, mas também tem modelos mais "ruinzinhos", e não tem exatamente um modelo exato que é bom ou ruim, meio de varia de lote pra lote. Essa Cuso eu não conheço, mas é provável que seja a mesma coisa.

O que eu sugiro é você desativar XMP ou qualquer tipo de overclock que tenha feito e testar a máquina assim.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

3 fontes, mas nenhum delas boa de verdade, e a última é a pior das 3. A grana que você gastou nessas aí pagava uma fonte topo de linha, tipo uma Super Flower LEADEX III ou uma XPG Core Reactor. 

Não estou dizendo que seu problema é a fonte ou não, só que isso é algo que não é bom economizar.

Memórias chinesas tem chance de causar instabilidades bem maiores que uma memória de boa marca, não é todo mundo que tem, mas pode ocorrer para algumas pessoas. A Asgard tem modelos bons, mas também tem modelos mais "ruinzinhos", e não tem exatamente um modelo exato que é bom ou ruim, meio de varia de lote pra lote. Essa Cuso eu não conheço, mas é provável que seja a mesma coisa.

O que eu sugiro é você desativar XMP ou qualquer tipo de overclock que tenha feito e testar a máquina assim.

vou tentar e volto daqui a 30 min

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

eu não gastei nas fontes foi tudo garantia, e o fps caiu bem mais com as coisas desativadas

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

desativei e não funcionou

• Membro VIP
Postado

Tá legal. Como a descrição do problema não nos dá tantas pistas do que poderia ser, vamos ter que isolar todas as possibilidades, uma a uma, começando pela parte de software, e depois a de Hardware.

1º Bloco: Checagem do Windows

1.1 Que versão de Windows você está usando?
1.2 Seu disco está em MBR ou GPT?
1.3 Sabe verificar a integridade dos arquivos do seu sistema?
1.4 Sabe dizer se o Windows Update ainda está trabalhando enquanto você usa a máquina em tarefas pesadas?

Postado
23 minutos atrás, Gabriel U disse:

Tá legal. Como a descrição do problema não nos dá tantas pistas do que poderia ser, vamos ter que isolar todas as possibilidades, uma a uma, começando pela parte de software, e depois a de Hardware.

1º Bloco: Checagem do Windows

1.1 Que versão de Windows você está usando?
1.2 Seu disco está em MBR ou GPT?
1.3 Sabe verificar a integridade dos arquivos do seu sistema?
1.4 Sabe dizer se o Windows Update ainda está trabalhando enquanto você usa a máquina em tarefas pesadas?

como fazer a checagem?

a versão é a 11 pro porém ja usei a 10 pro e não funcionou

meu disco e gpt

esta normal

não fica parado/desativado quando jogo

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, RiqueX16 disse:

como fazer a checagem?

a versão é a 11 pro porém ja usei a 10 pro e não funcionou

meu disco e gpt

esta normal

não fica parado/desativado quando jogo

1.1 Se seu teclado tem a tecla Pause, Break, ou Pause Break, pressione Windows + Pause Break. Role um pouco para baixo e verá o sistema (Windows 11 Pro, por exemplo) e a versão (22H2, 23H2...).

1.3 Para verificar a integridade dos arquivos do seu sistema:
1.3.1 Abra o CMD como administrador;
1.3.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.
1.3.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.
*Caso a verificação pareça pausada por tempo demais em algum momento, clique em alguma parte preta da janela do CMD e pressione Enter novamente. Às vezes o script pode ser pausado, e isso é normal.

1.4 Para impedir que o Windows Update desatualize acidentalmente seus drivers:
1.4.1 Pressione Windows + R e digite sem aspas "sysdm.cpl", pressione Enter.
1.4.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.
1.4.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.
1.4.4 No Menu Iniciar, procure por Opções Avançadas do Windows Update.
1.4.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.
1.4.6 Reinicie o computador depois disso.

Depois de o computador reiniciar, verifique como está a performance da sua máquina, e caso o problema não esteja resolvido, volte aqui e continuaremos testando outras possibilidades.

Postado
25 minutos atrás, Gabriel U disse:

1.1 Se seu teclado tem a tecla Pause, Break, ou Pause Break, pressione Windows + Pause Break. Role um pouco para baixo e verá o sistema (Windows 11 Pro, por exemplo) e a versão (22H2, 23H2...).

1.3.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.
1.3.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.
*Caso a verificação pareça pausada por tempo demais em algum momento, clique em alguma parte preta da janela do CMD e pressione Enter novamente. Às vezes o script pode ser pausado, e isso é normal.

1.4.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.
1.4.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.
1.4.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.

Depois de o computador reiniciar, verifique como está a performance da sua máquina, e caso o problema não esteja resolvido, volte aqui e continuaremos testando outras possibilidades.

não deu certo irmão, vamo tentar

49 minutos atrás, Gabriel U disse:

vamo tentar, alguma outra opção ja q n deu certo essa

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

o que a gente pode fazer gabriel?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, RiqueX16 disse:

o que a gente pode fazer gabriel?

Desculpe a demora em voltar. Eu estava ocupado. Bom, se todas as opções que listei já foram testadas e ainda não resolveram, precisamos prosseguir ao segundo bloco:

Bloco 2: Compatibilidade e Diagnósticos
Para este bloco de testes, precisaremos instalar o Chocolatey no seu sistema, um gerenciador de pacotes (programas), que funciona de forma semelhante ao Winget, e que vai facilitar muito a sua vida na hora de instalar os programas de diagnóstico e demais pacotes do Windows.

2.1 Pressione Windows + X, e selecione Windows Powershell (Admin), ou Terminal (Admin).
2.2 Digite sem aspas e pressione Enter: "Set-ExecutionPolicy AllSigned" (pressione S e Enter para a pergunta que aparece);
2.3 Copie e cole o seguinte código no Terminal, e pressione Enter (espere a execução terminar, e pode fechar o terminal):

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

2.4 Agora, o Chocolatey está instalado no seu sistema. Para usar, abra o CMD, como administrador, copie e cole o seguinte código (ou digite, para aprender, e veja as instalações acontecendo):

choco install defraggler revo-uninstaller vcredist2005 vcredist2008 vcredist2010 vcredist2012 vcredist2013 vcredist2015 vcredist2022 cpu-z gpu-z vlc 7zip crystaldiskmark crystaldiskinfo -y --force

2.5 Depois de terminadas as instalações, baixe os pacotes adicionais do Visual C++ e do DirectX:
https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35
https://kutt.it/vcpp

(Esse último é um instalador stand alone de um usuário confiável no GitHub, para evitar baixar todos os pacotes separadamente e instalar um a um).

2.6 Agora que o CrystalDisk Mark está instalado, você pode verificar a saúde dos seus discos no computador com ele, rodando os testes de benchmark (e nos mandando prints do resultado).

O CrystalDisk Info também vai te trazer informações interessantes. Dê uma olhada no relatório dele e me procure se tiver dúvida com algum dos termos.

2.7 Agora que o Revo Uninstaller está no seu computador, você pode usá-lo para excluir todos os programas que já vieram com o Windows e você não utiliza (Clique duas vezes no programa, Desmarque a Caixa de Criar Ponto de Restauração, Execute o desinstalador, Verifique as sobras e selecione todas, depois exclua. Faça o mesmo com as sobras de arquivo e de registro).

2.8 A verificação de quase todo possível defeito via software está concluída a partir daqui. Se a performance geral do sistema ainda não melhorar, aí sim é necessário checar o hardware.

Postado
10 minutos atrás, Gabriel U disse:

Desculpe a demora em voltar. Eu estava ocupado. Bom, se todas as opções que listei já foram testadas e ainda não resolveram, precisamos prosseguir ao segundo bloco:

Bloco 2: Compatibilidade e Diagnósticos
Para este bloco de testes, precisaremos instalar o Chocolatey no seu sistema, um gerenciador de pacotes (programas), que funciona de forma semelhante ao Winget, e que vai facilitar muito a sua vida na hora de instalar os programas de diagnóstico e demais pacotes do Windows.

2.1 Pressione Windows + X, e selecione Windows Powershell (Admin), ou Terminal (Admin).
2.2 Digite sem aspas e pressione Enter: "Set-ExecutionPolicy AllSigned" (pressione S e Enter para a pergunta que aparece);
2.3 Copie e cole o seguinte código no Terminal, e pressione Enter (espere a execução terminar, e pode fechar o terminal):

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

2.4 Agora, o Chocolatey está instalado no seu sistema. Para usar, abra o CMD, como administrador, copie e cole o seguinte código (ou digite, para aprender, e veja as instalações acontecendo):

choco install defraggler revo-uninstaller vcredist2005 vcredist2008 vcredist2010 vcredist2012 vcredist2013 vcredist2015 vcredist2022 cpu-z gpu-z vlc 7zip -y --force

2.5 Depois de terminadas as instalações, baixe os pacotes adicionais do Visual C++ e do DirectX:
https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35
https://kutt.it/vcpp

(Esse último é um instalador stand alone de um usuário confiável no GitHub, para evitar baixar todos os pacotes separadamente e instalar um a um).

(Prossigo o tutorial daqui a pouco, tenho compromisso agora...)

pronto, eu espero você sair do seu compromisso

• Membro VIP
Postado
agora, RiqueX16 disse:

pronto, eu espero você sair do seu compromisso

Ainda consegui terminar o texto. Leia de novo, por favor (estou prestes a sair)...

Postado
33 minutos atrás, Gabriel U disse:

Ainda consegui terminar o texto. Leia de novo, por favor (estou prestes a sair)...

Pronto acabei de ler e fazer, se poder me ajudar mais amanhã eu agradeço 

Postado
16 horas atrás, Gabriel U disse:

voltei, vamo fazer algo a mais?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
10 minutos atrás, RiqueX16 disse:

voltei, vamo fazer algo a mais?

Eu realmente não tenho nenhum problema ou ressalva em continuar te ensinando a melhorar seu sistema, mas, por enquanto, estamos apenas resolvendo seus problemas de performance originais.

Se eles já foram resolvidos em algum dos passos que te passei, peço que marque a mensagem como a solução, pra que outros usuários também achem uma solução em potencial, se enfrentarem problemas parecidos.

Se já estivermos na parte em que você está apenas otimizando seu sistema, peço que inicie outra thread, relacionada à otimização, pra facilitar a organização do fórum (a não ser que algum moderador venha aqui dizer que não há problema algum em continuar por aqui mesmo).

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Sttuterring e travamentos no Ryzen 5 5600 e GeForce RTX 4060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...