Ir ao conteúdo

Uma B550m Aorus elite + placa de Vídeo + 2 SSD NVMe, tudo estaria com vl normal?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Uma B550m Aorus elite com placa de Vídeo com 2 SSD NVMe, tudos os componentes estaria com velocidade normal? a placa de Vídeo funcionaria 100% normal? Porque eu vi umas pessoas dizendo que quando tem 2nvme eles pegam 8 pcie express e a placa fica limitada, mas eu vi gente dizendo que o processador pode "se comunicar" com a placa e isso não daria nada, mas eu vi um teste de um cara que colocou 2 SSD NVMe e os SSD ficaram limitados e eu queria saber se eu colocar nos 2 slot nmve na aorus isso vai ter alguma limitação nos SSD ou na placa de vídeo.

Resumindo: colocar 2 SSD + placa de vídeo, isso limitaria alguns desses componentes em performance? Meu processador tem 40 pcie, isso vai fazer diferença? A placa de Vídeo vai usar o pcie do  processador e os  SSD vão usar os da placa-mãe? E ai tudo vai funcionar normal?

Ryzen54600gpcieexpless.png.3629f1495a33d143b1fb6688e7d62bc9.png

• Solução
Postado
10 minutos atrás, Rivaille disse:

Porque eu vi umas pessoas dizendo que quando tem 2nvme eles pegam 8 pcie express e a placa fica limitada

Quando o CPU é capado (em alguns Athlon, por exemplo), o CPU pode ficar sem canais PCI-Express suficientes, e precisa dividir entre SSD e GPU. Não é o caso dos CPUs mainstream da linha Ryzen (EDIT: com mainstream eu quero dizer os CPUs que não são APUs) que tem bastante canais PCI-Express disponíveis. Ainda mais porque o segundo slot NVMe oferecido pela placa-mãe é gerenciado diretamente pelo chipset B550, diferente do primeiro slot que é ligado diretamente ao CPU. Por isso mesmo o segundo slot não suporte velocidade PCI-E 4.0 x4, ele é limitado ao padrão PCI-E 3.0 x4.

Só  te alerto que a B550M Aorus Elite é não é uma boa compra. Ela é uma placa "comum" com estética de placa premium. A concorrência oferece placas melhores e mais baratas, como o caso da MSI B550M PRO-VDH e PRO-VDH WiFi. O visual delas não chama tanta atenção, mas a construção é superior, e você terá menos chance de problemas com BIOS.

• Curtir 2
Postado

@guilherme_dr @GuilhermeGB Eu ia comprar essa, mas eu vi que ela tinha um VRM "pior" que o Aorus e também ela é mais cara que a Aorus, então para mim eu achei que Aorus era melhor(eu ainda nn comprei a Aorus), no caso eu vou usar o Ryzen 5 4600g com Vídeo integrado e usar um SN 770 no gen 3 e depois eu vou comprar placa de Vídeo e o SSD pro slot gen 4 e talvez um processador mais parrudo um Ryzen 9 ou 7. 

@GuilhermeGB Esse MSI B550M PRO-VDH

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

MSI B550M PRO-VDH

Tem o mesmo VRM e vem com aquele dissipador igual ao Pro wifi? Se for, você me salvou uma grana, você sabe qual processador mais parrudo que ele suporta sem ter uma temp alta?

Postado
45 minutos atrás, Rivaille disse:

@1lokos  você sabe qual processador mais parrudo que ele suporta sem ter uma temp alta(que nn vá estragar ela)?

Mais "parrudo" para que?

O CPU AM4 mais "parrudo" para jogos é o Ryzen 5800X3D - mas não compensa comprar, porque o 5700X3D faz praticamente a mesma coisa custando bem menos.

Já para uso profissional com renderização, multitask.. é o Ryzen 5900X, 5950X.

Pode qualquer um destes CPU na MSI B550M PRO-VDH ou WiFi, no caso do 5900X ou 5950X em stock - sem overclock. Para overclock existe placa-mãe adequada, que custa o dobro ou o triplo desta MSI.

• Curtir 3
Postado
13 minutos atrás, Swalls disse:

você vai acabar com a vida útil do NVMe.

A "vida útil" de um NVMe é teoricamente igual ou até melhor que um SATA. Se for levar em conta apenas a "resistência" (TBW), a maioria dos SSDs de 1TB de baixo custo tem um TBW na casa dos 300TB, alguns NVMe um pouco mais caros são de 600TB pra cima. Ainda assim, gravando 100GB todos os dias, levaria mais de 8 anos para chegar no limite dos 300TB.

• Curtir 2
Postado

@Swalls dei uma pesquisada aqui num modelo decente de SSD SATA, que seria o Crucial BX500, a versão de 1TB dele tem um TBW de 360TB, e o mais barato que achei por R$426. O Kingston NV2 1TB tem um TBW de 320TB, atualmente por R$450, mas pode aparecer por menos em algumas ofertas. É uma diferença boa de TBW, mas ainda assim não acho que valeria a pena escolher um SATA no lugar de um NVMe por causa disso.

EDIT: Por R$530 teria o XPG S11 Pro, que é o SSD principal do meu PC, ele tem 640TB de TBW, o dobro do NV2.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

dei uma pesquisada aqui num modelo decente de SSD SATA, que seria o Crucial BX500

Esse SSD é péssimo. Tenho um que tem bug no firmware que durante a escrita ele indica uma temperatura inválida e fica engasgando. Vi relatos a fora com pessoas com o mesmo problema.

Melhor comprar o modelo MX.

• Curtir 1
Postado

@Lord_Dracon o BX500 sofreu diversas revisões, mas antes dos NVMe se tornarem tão comuns, ele ainda era considerado um bom SSD com custo razoável. Claro que não se compara ao MX500, que é um dos únicos SATA do DRAM cache, mas esse já custa bem mais que um NVMe comum, quanto você acha com estoque no Brasil. Inclusive o XPG S11 Pro que eu tenho é um SSD NVMe com DRAM cache, e sai até mais barato que o MX500.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!