Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tarde, noite a todos.

Tenho um pc já a 8 anos e ta mais que na hora de trocar kkkk
 Tenho um orçamento de em média 4.5k no pix.

Pensei na seguinte configuração focado para jogos e pensando em futuros upgrades:

Processador: i5 12400F
placa-mãe: H610M-E
Memória: XPG 16GB (2x)
VGA: 3060 ou 4060 ( minha maior dúvida )
Fonte: 600W Corsair (ou 700w se necessário)
Gabinete: to em dúvida e esperando a escolha da VGA por conta de tamanho...

Algum conselho, outra config ? 
Obs: AMD é uma opção mas não gosto muito rs.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Renato013 disse:

Obs: AMD é uma opção mas não gosto muito rs

Eu tenho uma placa-mãe AM4 que comprei na época do teu PC antigo, comecei com um R5 2600, processador de 2018, e hoje essa mesma placa tá firme e forte com um 5700X3D, processador que dá uma surra no 12400F. Pro lado da Intel os processadores são extremamente mais limitados em termos de upgrade. Placa de vídeo também, é comum que no valor que vai pagar numa 3060 ou 4060, encontre opções com mais poder bruto (por exemplo 6700 XT, 6750 XT, 7600 XT). Beleza ter preferência por Intel, mas saiba que tendência é que isso acabe jogando o custo-benefício lá embaixo. Se tivesse orçamento alto e não se importasse daria pra relevar, mas com 4,5 k provavelmente vai acabar pagando bem mais por bem menos.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Renato013 disse:

Memória: XPG 16GB (2x)
VGA: 3060 ou 4060 ( minha maior dúvida )
Fonte: 600W Corsair (ou 700w se necessário)
Gabinete: to em dúvida e esperando a escolha da VGA por conta de tamanho...

Algumas observações sobre essa config: a RTX 4060 é uma opção horrível, muito cara pra o que oferece. A 3060 (de 12GB) é uma boa placa, mas também sofre com o problema do preço.

A Corsair realmente tem boas fontes, mas o custo-benefício no nosso mercado atual está com a XPG, Super Flower, Cooler Master, Galax, dentre outras.

Pensando nisso, eu te recomendo a seguinte configuração:

Só que essa configuração vai passar dos 4.500, com um total de R$4.823,47. Se você puder dar uma esticadinha nesse orçamento eu acho que seria vantajoso. Ou talvez não compre tudo de uma vez. O cooler por exemplo dá pra deixar pra depois e ir usando o Cooler Box do 5600 por um tempo, sem problema.

E sim, poderia cortar uns gastos pegando uma placa-mãe de menor qualidade, uma fonte mais barata, um SSD genérico como Kingston NV2 etc. Só que aí já não seria uma build que eu recomendaria, visto que essa aí está relativamente próxima do seu orçamento.

Em relação a processador, a melhor opção tem sido AMD mesmo, agora sobre a placa de vídeo, eu entendo que você prefira Nvidia, entretanto a não ser que você encontre uma RTX 3060 12GB na faixa dos R$1.500,00, mais ou menos, a 6650XT vai continuar sendo uma opção bem atrativa.

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, Renato013 disse:

A única vantagem do i5-12400F é o atual preço mais baixo que o Ryzen 5600 - já que no desempenho como  "PC gamer" perde; essa redução de preço atípica de Intel provavelmente é por causa do imbroglio dos CPUs Intel de 13ª e 14ª geração oxidando, degradando, travando.

Comprando o 12400F com placa (ASUS Prime) H610M-E - que é básica e não tem VRM para CPU Intel acima - os "AirFryer" 12/13/14600KF, i7 e i9; quando o 12400F não estiver mais satisfatório terá que comprar outra placa-mãe para comprar um novo CPU, mas isso só tem relevância para quem troca de CPU com intervalos curtos, ex. 1-2 anos. Se manter o 12400F  ~8 anos como o seu anterior a compra de nova placa-mãe esta dentro do esperado, pois neste espaço de tempo terá passado por várias gerações.

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, Batata Defumada disse:

Algumas observações sobre essa config: a RTX 4060 é uma opção horrível, muito cara pra o que oferece. A 3060 (de 12GB) é uma boa placa, mas também sofre com o problema do preço.

A Corsair realmente tem boas fontes, mas o custo-benefício no nosso mercado atual está com a XPG, Super Flower, Cooler Master, Galax, dentre outras.

Pensando nisso, eu te recomendo a seguinte configuração:

Só que essa configuração vai passar dos 4.500, com um total de R$4.823,47. Se você puder dar uma esticadinha nesse orçamento eu acho que seria vantajoso. Ou talvez não compre tudo de uma vez. O cooler por exemplo dá pra deixar pra depois e ir usando o Cooler Box do 5600 por um tempo, sem problema.

E sim, poderia cortar uns gastos pegando uma placa-mãe de menor qualidade, uma fonte mais barata, um SSD genérico como Kingston NV2 etc. Só que aí já não seria uma build que eu recomendaria, visto que essa aí está relativamente próxima do seu orçamento.

Em relação a processador, a melhor opção tem sido AMD mesmo, agora sobre a placa de vídeo, eu entendo que você prefira Nvidia, entretanto a não ser que você encontre uma RTX 3060 12GB na faixa dos R$1.500,00, mais ou menos, a 6650XT vai continuar sendo uma opção bem atrativa.

Vou orçar nessa configurações e realmente, vendo pelo upgrade a intel ta bem restrito...
Eu consigo chegar nos 5k de orçamento 

Se caso eu tiver uma 3060 de 12GB por esse valor,  vale a pena pela troca da 6650xt de 8gb?

• STAR ALPHA alterou o título para PC Gamer R$ 5000: Core i5 12400F, H610M-E, GeForce RTX 4060 vale a pena?
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, Renato013 disse:

Se caso eu tiver uma 3060 de 12GB por esse valor,  vale a pena pela troca da 6650xt de 8gb?

Olha, eu fico meio dividido aqui. De preferência eu tentaria uma placa de vídeo com mais VRAM, os 12GB da 3060 são muito bem-vindos, só que ela não tem tanta performance bruta assim, sendo até um pouco mais fraca que a 6650XT. A não ser claro que você ative Ray Tracing, aí ela tem vantagem sobre a opção da AMD, mas pra ser sincero uma 3060 não é exatamente uma opção muito boa pra quem se importa com RT, porque vai perder muito fps a depender do jogo.

Além disso, dependendo do tipo que jogo que você jogue nenhuma dessas duas opções vai ser muito "future proof", pensando em jogos Triple A estilo Cyberpunk, Elden Ring etc. Por exemplo um GTA 6 da vida quando sair nenhuma dessas duas GPUs vai oferecer um desempenho impressionante. Ou seja, quer você compre uma 3060 ou uma 6650XT, você não vai conseguir ficar com elas por muito tempo SE você for jogar jogos mais exigentes E quiser manter uma alta qualidade gráfica.

Pra quem quiser comprar hoje uma GPU que dure por uns bons anos deveria pegar pelo menos uma 6700XT, 4060 Ti 16GB ou 7700XT, pensando em Full HD. Pra Quad HD aí já teríamos que olhar pra uma RX 7800XT ou RTX 4070.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

Olha, eu fico meio dividido aqui. De preferência eu tentaria uma placa de vídeo com mais VRAM, os 12GB da 3060 são muito bem-vindos, só que ela não tem tanta performance bruta assim, sendo até um pouco mais fraca que a 6650XT. A não ser claro que você ative Ray Tracing, aí ela tem vantagem sobre a opção da AMD, mas pra ser sincero uma 3060 não é exatamente uma opção muito boa pra quem se importa com RT, porque vai perder muito fps a depender do jogo.

Além disso, dependendo do tipo que jogo que você jogue nenhuma dessas duas opções vai ser muito "future proof", pensando em jogos Triple A estilo Cyberpunk, Elden Ring etc. Por exemplo um GTA 6 da vida quando sair nenhuma dessas duas GPUs vai oferecer um desempenho impressionante. Ou seja, quer você compre uma 3060 ou uma 6650XT, você não vai conseguir ficar com elas por muito tempo SE você for jogar jogos mais exigentes E quiser manter uma alta qualidade gráfica.

Pra quem quiser comprar hoje uma GPU que dure por uns bons anos deveria pegar pelo menos uma 6700XT, 4060 Ti 16GB ou 7700XT, pensando em Full HD. Pra Quad HD aí já teríamos que olhar pra uma RX 7800XT ou RTX 4070.

Maravilha

Vou seguir sua configuração, eu jogo jogos variaveis mas como sempre joguei tudo no minimo com 20 fps, qualquer qualidade a mais que isso pra mim é impressionante hahahaha

Obrigado meu amigo!!

• Amei 1
Postado
23 horas atrás, Renato013 disse:

A propósito, comprando o 12400F compre o BCF (Bend Correction Frame ~ quadro corretor de empenamento), a suspeitas que o empenamento dos LGA1700 - que a Intel alega ser normal; também contribua para os problemas de degradação da 13ª, 14ª gerações. Não instale o CPU com o ILS original.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...