Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, ontem eu criei um post relacionado a qual placa de vídeo Radeon eu deveria pegar, entretanto, no meio da conversa, o cara que me disse qual placa devo pegar disse para eu trocar a minha placa-mãe (MSI B450M-A PRO MAX II) por causa que o modelo era fuleira? Bom, eu questionei, mas até agora eu estou tentando saber o motivo disso. Ele me recomendou pegar a MSI A520M-A PRO por causa do preço, mas será que devo fazer essa troca de placa-mãe ou não?

Minha config:

R5 5500

16GB, 2666Mhz

RX 6400

MSI B450M-A PRO MAX II

Pichau Nidus 500w

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Devo trocar a placa-mãe B450M-A PRO MAX II por uma MSI A520M-A PRO?
  • Membro VIP
Postado

@Aizen_. Bom dia, beleza?

Não vejo motivos para fazer essa troca, por conta de um processador que tem consumo baixo.

Cara é impossível agradar a todos, porque alguém sempre vai elogiar e sempre vai ter alguém que vai criticar.

Se o seu computador está funcionando direito é besteira fazer essa troca.

Use o dinheiro para melhorar algo que faça sentido como placa de vídeo ou processador.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Aizen_. disse:

o cara que me disse qual placa devo pegar disse para eu trocar a minha placa-mãe (MSI B450M-A PRO MAX II) por causa que o modelo era fuleira?

Não conferi, mas suponho que esteja falando dos VRMs dela. Nesse caso, sim, algumas B450 ou B550 até tem VRMs inferiores em relação à A520.

No seu caso, como vai usar um Ryzen 5 5500, o VRM é suficiente e não tem nada que justifique a troca (salvo se a sua estiver com algum defeito).

• Curtir 1
Postado

o cara que me disse qual placa devo pegar disse para eu trocar a minha placa-mãe (MSI B450M-A PRO MAX II) por causa que o modelo era fuleira?

Sim, é fuleira.

Não, não precisa trocar de imediato, só quando for fazer o up no processador.

Bom, eu questionei, mas até agora eu estou tentando saber o motivo disso.

Só pelo conector de 4 pinos, você já sabe que é bem ruim. O VRM fraquinho e a falta de dissipador também não ajuda.

Ele me recomendou pegar a MSI A520M-A PRO por causa do preço, mas será que devo fazer essa troca de placa-mãe ou não?

Olha o sujo falando do mal lavado, ele recomendou trocar o lixo por uma porcaria...

• Haha 1
Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

ele recomendou trocar o lixo por uma porcaria...

Mesmo que seja básica, a A520 da MSI é melhor que muita placa mentirosa ou mais cara que ela, no momento é a placa-mãe AM4 mais barata que têm uma construção decente.

Dá pra esperar alguma promoção da B450 PRO VDH MAX, ou da A520 Plus II TUF, mas ambas acabam custando 80-100 reais adicionais.

Postado
agora, RonaldoXbox disse:

Mesmo que seja básica, a A520 da MSI é melhor que muita placa mentirosa ou mais cara que ela, no momento é a placa-mãe AM4 mais barata que têm uma construção decente.

O fato dos outros serem ruins não quer dizer que ela esteja justificada. De novo, não, não é decente: é só olhar o conector de 4 pinos. Não interessa o VRM, só isso já mata a placa

Postado
8 minutos atrás, Imakuni disse:

De novo, não, não é decente: é só olhar o conector de 4 pinos. Não interessa o VRM, só isso já mata a placa

EPS 4 pinos consegue entregar tranquilamente 140w, ou seja, aguenta quase qualquer processador AM4 sem problemas.

É ideal? Não, longe disso, mas cumpre sua função bem o suficiente pra não trazer dor de cabeça ao usuário.

A não ser que a pessoa fique 24/7 rodando Prime95 ele vai dar para o gasto.

A B450 PRO VDH MAX têm basicamente a mesma construção dela (CPU 4 pinos, 4+2 fases para o VRM) e vejo você a recomendando.

Por curiosidade, conhece alguma placa-mãe

melhor que ela só que mais barata?

Abaixo da A520 A PRO há alguma porcaria da "Gigabomba" que mal aguenta um 5700X3D ou alguma chinesa que frita com qualquer coisa.

Postado
1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

EPS 4 pinos consegue entregar tranquilamente 140w, ou seja, aguenta quase qualquer processador AM4 sem problemas.

Não questão da quantidade de energia, isso é de boa. O problema é que a estabilidade cai se não tiver pelo menos 8 pinos.

11 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

A B450 PRO VDH MAX têm basicamente a mesma construção dela (CPU 4 pinos, 4+2 fases para o VRM) e vejo você a recomendando.

Só que com chipset B450, que é consideravelmente superior, e dissipador de calor.

17 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Por curiosidade, conhece alguma placa-mãe melhor que ela só que mais barata?

Abaixo da A520 A PRO há alguma porcaria da "Gigabomba" que mal aguenta um 5700X3D ou alguma chinesa que frita com qualquer coisa.

Primeira coisa, definamos o preço. No caso, 424R$, olhando no Kabum.

Tendo isso em mente, será que tem alguma melhor por menos? Sim, essa. De novo, não compre essa placa. Eu não aconselho pegar, e claro, não é para recomendar essa. Mas tecnicamente, atende a sua pergunta: melhor E mais barata.

Postado
4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Use o dinheiro para melhorar algo que faça sentido como placa de vídeo ou processador.

@Edvaldo J. Frederico O que eu vou fazer é comprar uma GPU melhor que a minha RX 6400, estou pensando mais em pegar a RX 6650 XT, ou caso abaixe o preço a rx 7600.

3 horas atrás, Imakuni disse:

Sim, é fuleira.

Não, não precisa trocar de imediato, só quando for fazer o up no processador.

@Imakuni Não pretendo trocar o processador tão cedo, vou ficar com o 5500 por um bom tempo. Provavelmente o meu próximo grande upgrade que irei fazer daqui alguns anos é migrar para a plataforma AM5, isso quando ficar mais barata, só daqui uns 4~5 anos, eu acho.

Graças a uma das das tuas fala que é: "Regra para AMD: Não compre a320m/a520m, e sim b450 ou b550" (algo assim), foi por isso que comprei um B450 em vez de uma A520 ou A320. Junto, claro, com a indicação do @Pedroou, que me recomendou a B450M-A PRO MAX II em um post antigo.

Bom, resumindo: Eu não terei problema ao utilizar a minha placa-mãe junto com uma GPU nova, certo? Vou trocar a minha 6400 por uma 6650xt ou se não 7600.

Postado
24 minutos atrás, Aizen_. disse:

O que eu vou fazer é comprar uma GPU melhor que a minha RX 6400, estou pensando mais em pegar a RX 6650 XT, ou caso abaixe o preço a rx 7600.

O ganho de desempenho que terá não justifica a grana que irá gastar, primeiro venda sua placa e compre no mínimo uma RX 6700/6750 XT ou RTX 4060 TI (se estiver com bom preço), Idealmente uma RX 7700 XT.

25 minutos atrás, Aizen_. disse:

Regra para AMD: Não compre a320m/a520m, e sim b450 ou b550" (algo assim), foi por isso que comprei um B450 em vez de uma A520 ou A320

Não cometa o mesmo erro novamente:

Julgar uma placa-mãe por seu chipset.

Ele influencia sim em muita coisa, mas presta mais atenção no modelo dela que o chipset, há placas B550 que não valem nem metade do que custam, e placas A520 que superam elas custando muito menos.

A520 Plus II TUF é um ótimo exemplo, roda um 5900X sem problema algum, mesmo que possua chipset "de entrada". B550 Aorus Elite mal aguenta um 5700X3D, e é muito mais cara que a anterior.

No pior dos casos as únicas perdas perceptíveis são a inclusão de 2 slots M.2, trilhas PCI levemente mais limitadas, talvez algum recurso bobinho ou outro que venha nas boas B550.

Caso deseje saber quais os melhores modelos, procure futuramente aqui no fórum que o pessoal costuma ajudar.

32 minutos atrás, Aizen_. disse:

Bom, resumindo: Eu não terei problema ao utilizar a minha placa-mãe junto com uma GPU nova, certo? Vou trocar a minha 6400 por uma 6650xt ou se não 7600.

Não precisa, não é um bom modelo para se comprar nova mas já que têm fique com ela até que não funcione mais.

Sua fonte supre um novo upgrade de placa de vídeo, só faça o que indiquei anteriormente para que ele valha a pena.

Postado
3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

O ganho de desempenho que terá não justifica a grana que irá gastar, primeiro venda sua placa e compre no mínimo uma RX 6700/6750 XT ou RTX 4060 TI (se estiver com bom preço), Idealmente uma RX 7700 XT.

Jesus cristo, será que minha Pichau Nidus aguenta essas RX 6700, 6750 e 7700 xt?

13 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

primeiro venda sua placa

@RonaldoXbox Eu ainda tô muito indeciso em que preço eu devo por na minha 6400 para vender. Lembro que paguei R$ 713,14, tem 1 ano de uso, nunca foi aberta e nunca teve problema (100% funcionando). Devo por em qual preço?

Postado

Não sendo bomba (este felizmente é o caso) segura sim todas estas placas.

A 6750 XT é um pouco gulosa, quase 300w em estresse na média e têm spikes de 380.

O restante de sua máquina não deve consumir mais de 100w, então mesmo em picos sua fonte deve dar conta.

É possível? Sim.

É recomendado ou seguro? Não, o próprio TechPowerUp indica como mínimo uma fonte de 600w, mas talvez com undervolt consiga fazer com que seu consumo seja reduzido.

Já para a 6700 XT a situação é mais tranquila, recomendam uma fonte com 550w de potência.

Mesmo se aplica para a 7700 XT, seu único defeito é preço elevado no momento (3.000 reais, sendo 2.700 como o máximo que se deve pagar nela para que valha a pena.

Outra boa opção seria a RX 6800 XT, mas aí a troca da fonte não pode mais ser discutida, e também precisaria esperar para que aparecesse por um preço bom.

• Membro VIP
Postado

IMG-20240322-WA0013.jpg

36 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

O que eu vou fazer é comprar uma GPU melhor que a minha RX 6400, estou pensando mais em pegar a RX 6650 XT, ou caso abaixe o preço a rx 7600.

Como não justifica? É pelo menos o dobro de desempenho.

Junto, claro, com a indicação do @Pedroou, que me recomendou a B450M-A PRO MAX II em um post antigo.

Recomendações são de acordo com disponibilidade e orçamento. Certamente não é a melhor, mas não é ruim e não deve ter problemas.

Com seu processador, pensando em jogos competitivos como COD, CS2... uma RX 7600 vai entregar todo desempenho que precisa.

Bom, resumindo: Eu não terei problema ao utilizar a minha placa-mãe junto com uma GPU nova, certo?

Não vai ter problema. Só vai ter a pequena limitação do PCIe 3.0 por conta do processador e da placa-mãe, mas não é algo relevante no momento.

Sua troca de placa-mãe só se justificaria indo para uma B550M PRO VDH e um Ryzen 7 5700X3D.

• Obrigado 1
Postado
12 minutos atrás, Pedroou disse:

Com seu processador, pensando em jogos competitivos como COD, CS2... uma RX 7600 vai entregar todo desempenho que precisa.

Infelizmente hoje em dia não jogo mais jogo competitivo, hoje em dia é mais casual e online. Mas uma 6650 xt ou 7600 já entregaria todo o desempenho que preciso. Não tenho monitor 1080p, infelizmente vou ter que enviar o meu monitor 900p pra garantia da tera, pois apareceu uma linha horizontal (e o problema não é na gpu, e sim no monitor. Cheguei a testar em um notebook para ver se era a gpu, e não é) e aparentemente o monitor nem tem mais estoque disponível, é provável que devolvam meu dinheiro. Infelizmente quando eu enviar para a garantia, vou ter que ficar com o meu monitor 768p.

49 minutos atrás, Aizen_. disse:

Eu ainda tô muito indeciso em que preço eu devo por na minha 6400 para vender. Lembro que paguei R$ 713,14, tem 1 ano de uso, nunca foi aberta e nunca teve problema (100% funcionando). Devo por em qual preço?

Eu tava pensando em por R$ 450, mas não sei se é muito ou é abaixo do recomendado esse preço. Não sei se o pessoal iria comprar. Mas estou precisando saber quais testes devo fazer para comprovar que a placa esteja funcionando para o "possível comprador".

• Triste 1
Postado

@Pedroou Agradeço pela correção, acabei me confundindo com o desempenho das duas, por algum motivo lembrava que a RX 6400 era pouca coisa mais fraca que uma RX 6650 XT.

9 horas atrás, Aizen_. disse:

infelizmente vou ter que enviar o meu monitor 900p pra garantia da tera, pois apareceu uma linha horizontal

Caramba, provavelmente foi vítima de algum monitor white label vendido por eles.

A Tera infelizmente têm um pós vendas ruim, não sei como fica a garantia mas acho difícil que não passe por dor de cabeça.

Não aceite descontos para comprar outro monitor deles, se oferecerem peça para poder gastar em alguma outra coisa. É preferível que te estornem, mas podem demorar até 3 meses para te devolver o valor.

9 horas atrás, Aizen_. disse:

Eu tava pensando em por R$ 450, mas não sei se é muito ou é abaixo do recomendado esse preço. Não sei se o pessoal iria comprar. Mas estou precisando saber quais testes devo fazer para comprovar que a placa esteja funcionando para o "possível comprador

Acredito que seja um preço justo, mas recomendo que não tome somente minha opinião como base, crie um tópico neste setor para que outros possam sugerir valores.

Após isso poderá tentar anunciar nos maiores sites (Mercado Livre, OLX, Enjoei, Facebook Marketplace, Clube do Hardware) e esperar.

Provavelmente a venda irá demorar, para facilitar pode tentar procurar algum conhecido que jogue ocasionalmente ou para o PC de uma criança, acredito que será o público alvo.

Postado
7 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Caramba, provavelmente foi vítima de algum monitor white label vendido por eles.

Comprei um monitor da DR OFFICE no fim de 2023, primeiro dia que usei ele apresentou um dead-pixel na cor azul ciano, nem me importei muito já que era minúsculo e aparecia em cores especificas. Depois de 7 meses apareceu essa linha horizontal enquanto eu jogava RDR 2, mandei tudo pra eles e estou há 2 dias esperando uma resposta.

É preferível que te estornem, mas podem demorar até 3 meses para te devolver o valor.

Jesus Cristo.

Acredito que seja um preço justo, mas recomendo que não tome somente minha opinião como base, crie um tópico neste setor para que outros possam sugerir valores.

Após isso poderá tentar anunciar nos maiores sites (Mercado Livre, OLX, Enjoei, Facebook Marketplace, Clube do Hardware) e esperar.

Provavelmente a venda irá demorar, para facilitar pode tentar procurar algum conhecido que jogue ocasionalmente ou para o PC de uma criança, acredito que será o público alvo.

Beleza, valeu.

por algum motivo lembrava que a RX 6400 era pouca coisa mais fraca que uma RX 6650 XT.

Acredito que era a RX 6500 XT com 4gb, talvez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...