Ir ao conteúdo

Frequência de memória RAM faz diferença no fps?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

estou montando um pc com um Ryzen 5

ja comprei o processador e a fonte

só falta a placa-mãe e a memória

o orçamento é meio curto mas preciso montar o computador nesse mês

e eu queria saber se a frequência de memória ram vai afetar meu desempenho nos jogos

pois eu vi que se eu comprar pentes de 2600 MHz sai consideravelmente mais barato que se for de 3200 MHz

eu pretendo ficar com o vídeo integrado por um tempo, claro que no futuro posso até pegar memórias melhores, mas se não for necessário eu não pretendo fazer isso tão cedo

mas também não quero perder muito fps nos jogos por conta da memória

então se alguém souber me responder ficarei extremamente agradecido.

Postado

@Warrior27 Faz diferença sim, ainda mais no caso de gráficos integrados. Quanto a frequência, mesmo que adquira uma memória de 2666Mhz, poderá realizar o XMP (resumidamente, um overclock de potência), fazendo a subir seus MHz. Porém, terá de saber a frequência máxima em que sua placa-mãe aguenta antes de realizar o overclock, pois não dará vídeo se for além da frequência suportada.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Warrior27 disse:

eu vi que se eu comprar pentes de 2600 MHz sai consideravelmente mais barato que se for de 3200 MHz

Será ? Não ví tanto a mais comparando com 3200 ou mesmo 3600.

Além do mais vai usar vídeo integrado. o que deve levar em conta é o CL, pois mesmo um 3600 se tiver CL alto vai comprometer o desempenho.

No seu caso, primeiro tem que ver se não tem restrições na CPU e na MB primeiro, pois o desempenho da memória é muito afetado se não tiver corrente estável.

Melhor dizer tb o modelo da MB e da CPU.

Postado

A frequência de RAM padrão dos CPUs Ryzen 3000/4000/5000 é 3200MHz para até 2 módulos de RAM. Usar RAMs abaixo disso pode afetar significativamente o desempenho do processador e mais ainda o desempenho do vídeo integrado, que usa a memória RAM como memória de vídeo. Não compensa você economizar em memórias, primeiro porque a diferença de preço é muito pequena, segundo porque você vai acabar perdendo muito, e terceiro, a troca de memórias mais tarde vai sair bem mais caro pra você no fim das contas.

O maior problema das memórias com frequência abaixo de 3200MHz é que elas são combinadas com latências ligeiramente altas, já que o foco delas não é alto desempenho. Frequência baixa + latência alta acaba prejudicando o desempenho de forma até bem significativa, dependendo do jogo.

Postado
58 minutos atrás, Warrior27 disse:

eu pretendo ficar com o vídeo integrado por um tempo

Quanto mais frequência, melhor.

58 minutos atrás, Warrior27 disse:

pois eu vi que se eu comprar pentes de 2600 MHz sai consideravelmente mais barato que se for de 3200 MHz

O que você pode fazer é comprar esses pentes mais baratos e depois dar o OC manualmente.

59 minutos atrás, Warrior27 disse:

claro que no futuro posso até pegar memórias melhores,

Não. Seja lá o que você comprar agora, não vai fazer sentido trocar mais para frente.

Postado

@Gabriel Jose Lauro então, a ideia é colocar 2 pentes para fazer dual chanel mesmo

@pedrin_howzz pelo o que eu pude ver, a placa que vou pegar aguenta até 3200 MHz

@PedraX a placa-mãe que vou pegar é a ASUS prime a520m-e, pelo o que eu andei pesquisando ela dá pro gasto e não sai muito caro, o cpu é um Ryzen 5 4600g

@GuilhermeGB perfeito, é um Ryzen 5 4600g o processador que tenho em mãos, pelo o que andei pesquisando a placa-mãe que vou pegar suporta 3200 MHz sim, então acredito que realmente seja a melhor opção pegar essas memórias

@Imakuni mas se eu fizer o OC manualmente com os pentes de 2600, ainda assim ficaria mais fraco que se eu colocasse pentes de 3200mhz, certo? porque sendo assim acho que a melhor opção é realmente eu pegar os pentes de 3200

Postado
2 minutos atrás, Warrior27 disse:

então, a ideia é colocar 2 pentes para fazer dual chanel mesmo

Sempre.

2 minutos atrás, Warrior27 disse:

pelo o que eu pude ver, a placa que vou pegar aguenta até 3200 MHz

Sendo B450 / B550, ignore o que diz no site, suporta qualquer valor.

3 minutos atrás, Warrior27 disse:

a placa-mãe que vou pegar é a ASUS prime a520m-e, pelo o que eu andei pesquisando ela dá pro gasto e não sai muito caro, o cpu é um Ryzen 5 4600g

Não faça isso. Eu sei que é caro, mas pegue essa que vale bem mais.

mas se eu fizer o OC manualmente com os pentes de 2600, ainda assim ficaria mais fraco que se eu colocasse pentes de 3200mhz, certo? porque sendo assim acho que a melhor opção é realmente eu pegar os pentes de 3200

Assumindo que todos os timings sejam os mesmos, não vai ter diferença. E se você conseguir timings melhores, melhor ainda. E se fizer um OC para mais que o perfil padrão, mais melhor ainda.

Postado

@pedrin_howzz pelo o que eu pude ver, a placa que vou pegar aguenta até 3200 MHz

Na verdade a controladora de RAM fica no CPU, então é o processador quem manda nisso. A placa-mãe só vai influenciar na frequência se ela tiver uma BIOS ou trilhas elétricas que dificultem a comunicação entre CPU e RAM.

Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

Sempre.

Sendo B450 / B550, ignore o que diz no site, suporta qualquer valor.

Não faça isso. Eu sei que é caro, mas pegue essa que vale bem mais.

Assumindo que todos os timings sejam os mesmos, não vai ter diferença. E se você conseguir timings melhores, melhor ainda. E se fizer um OC para mais que o perfil padrão, mais melhor ainda.

qual seria a diferença dessa b450 pra a520? achei que era só a opção pra upgrades de cpu

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Na verdade a controladora de RAM fica no CPU, então é o processador quem manda nisso. A placa-mãe só vai influenciar na frequência se ela tiver uma BIOS ou trilhas elétricas que dificultem a comunicação entre CPU e RAM.

ah entendi, então, acredito que um 5 4600g funcione com 3200mhz

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Warrior27 disse:

qual seria a diferença dessa b450 pra a520? achei que era só a opção pra upgrades de cpu

Compatibilidade com mais processadores, suporte para OC, e melhor suporte para OC na RAM.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Imakuni disse:

Compatibilidade com mais processadores, suporte para OC, e melhor suporte para OC na RAM.

assim, eu não tenho ideia de fazer overclock no processador e nem de trocar por um bom tempo

mas realmente a placa parece uma opção bem melhor mesmo, eu vou tentar pegar ela então

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!