Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, bom dia e boa noite a todos, eu pretendo montar um PC custo-benefício com um orçamento de R$5.000,00, e então eu fiz duas builds, uma DDR5 e outra DDR4, qual devo comprar? Eu tô com a preferência na DDR4, pelo preço principalmente, mas com a existência do DDR5 me incomoda um pouco.

Build DDR4

Processador: AMD Ryzen 5 5600

Placa de vídeo: RX 6600

placa-mãe: MSI Colorful B550 Frozen V14 ATX AM4

memória RAM: 32 gb 3200mhz (2x16)

Armazenamento: SSD mvme Kingston1T

Fonte: RedD

ragon RGPS 500 W 80+ Bronze ATX

Preço (incluindo kit de fans e gabinete): 4.198

Build DDR5

Processador: AMD Ryzen 5 8600G

placa-mãe: MSI pro 620E micro-atx

memória RAM: 32gb DDR5 6000 GHz (2x16)

Armazenamento e fonte a mesma que a anterior

Preço (incluindo kit de fans e gabinete): 4.720

Agradeço a ajuda!

Postado

Olha, pela lógica se você tem R$5.000 e pode montar uma máquina bacana com a tecnologia DDR5, é a escolha.

Agora quanto as peças que você está usando, vai ter que esperar a galera mais entendida pra ver a qualidade delas.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Yoki_the_yoshi disse:

Eu tô com a preferência na DDR4, pelo preço principalmente, mas com a existência do DDR5 me incomoda um pouco

Basta você saber quais são suas prioridades e planos futuros. Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que gosta de ir fazendo upgrades graduais no PC, a plataforma AM5 provavelmente vai ser uma opção interessante. Se você é o tipo de usuário que compra um PC, fica alguns anos com ele e depois monta um novo PC do zero pra substituir o antigo, aí a plataforma AM4 faz mais sentido. Porque a questão aqui não é a tecnologia DDR4 Vs DDR5, não tem diferença relevante de performance, a não ser em casos muito específicos, a questão aqui é a capacidade de upgrade da plataforma AM5. O fato é que com o seu orçamento você consegue montar uma máquina mais poderosa na plataforma AM4, porque as placas-mãe AM5 e as memórias DDR5 são carinhas.

placa-mãe: MSI Colorful B550 Frozen V14 ATX AM4

Em vez dessa placa-mãe, uma boa escolha é a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi. De quebra já vem com Bluetooth e Wi-Fi.

Armazenamento: SSD mvme Kingston1T

Supondo que seja o Kingston NV2, ele quebra o galho, certamente, mas é aquela coisa né, se possível eu pegaria um drive de maior qualidade. Exemplos seriam o Kingston KC3000 ou o Kingston Fury Renegade.

Fonte: RedD

ragon RGPS 500 W 80+ Bronze ATX

Não é uma boa opção essa fonte, em vez dela eu optaria por uma mais confiável, mais moderna e de maior qualidade, como por exemplo a Cooler Master MWE V2 550W. Se ficar muito cara uma alternativa é a Galax Omega GL500S.

Processador: AMD Ryzen 5 8600G

Se vai colocar GPU dedicada não precisa pegar um processador com final "G", o Ryzen 5 7600 me parece uma alternativa melhor.

Em relação ao gabinete, eu te recomendo o Montech Air 903 Base (ou o Max que tem 1 fan a mais).

• Batata Defumada alterou o título para Devo montar um PC DDR4 ou DDR5? Orçamento de R$5.000,00
Postado
6 horas atrás, Batata Defumada disse:

Se vai colocar GPU dedicada não precisa pegar um processador com final "G", o Ryzen 5 7600 me parece uma alternativa melhor.

@Yoki_the_yoshi A sugestão do 7600 é boa, só acrescentando, se for partir pro 7600, o ideal seria pegar uma placa-mãe B650 pra poder fazer uso do PBO, caso contrário vai estar subutilizando a CPU...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!