Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola instalei um roteador e coloquei os dispositivos para acesso por Mac e ip !

Estava tudo funcionando, ate que meu smartphone parou de SE connectar não consigo mais acessar a rede , e na lista de Mac e ip estava mais um endereco o mesmo Mac e Nome do PC mais com um ip 10.0.0.104 diferente do 10.0.0.100 e possível que tenham mexido na Minha rede e por qual Motivo eu não consigo mais connectar na rede Pelo smartphone? Os outros dispositivos estão normais um tablet e a Roku tv? 

Na lista de dispositivos vinculados os ips estão 10.0.0.10# e mudam o Ultimo digito Acho que cada um tinha um ip diferente ? alguém iluminado podia ajudar

• Membro VIP
Postado

A sua configuração "IP x MAC" foi feita em qual roteador?

Foi feita na lista de "MAC Filter" ou no DHCP, para designar um IP único à cada host da rede?

O seu DHCP atualmente está configurado para designar IPs de forma dinâmica ou está desativado? Configurou IP fixo nos hosts da sua rede?

Poste detalhes/print da página de configuração do roteador da tela específica, no seu tópico para os outros poderem entender melhor o que foi feito e o resultado que você esperava.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Linio Alan disse:

A sua configuração "IP x MAC" foi feita em qual roteador?

Foi feita na lista de "MAC Filter" ou no DHCP, para designar um IP único à cada host da rede?

O seu DHCP atualmente está configurado para designar IPs de forma dinâmica ou está desativado? Configurou IP fixo nos hosts da sua rede?

Poste detalhes/print da página de configuração do roteador da tela específica, no seu tópico para os outros poderem entender melhor o que foi feito e o resultado que você esperava.

Ola obrigado por responder meu roteador e um TP- LINK Archer C6,

Eu coloquei no mac- filter todos os dispositivos e ativei depois o controle de acesso para permitir so os meus dispositivos com permissao pra acessar a rede mais o estranho que olhando agora nas opções de dhcp em reserva de endereco ip esta incluido 3 dispositivos,  mais eu não coloquei eles la e possível que o roteador faca isso automaticamente e nessa lista de reserva de endereco não esta incluido meu smartphone sera que e por isso que não connecta? Isso e normal? Em internet esta ip dinamico 

Lembrando que quando fiz a configuração eu connectei os aparelhos na rede e peguei o ip deles que eram diferente, desses agora e coloquei no vinculo Mac e ip,  e possível que alguém tenham mexido ou o roteador fez alguma coisa sozinho

IMG_20240813_080801.jpg

IMG_20240813_080749.jpg

Postado

Ola, estranhamente não consigo mais me connectar com o smartphone mesmo desativando o controle de acesso , simplesmente no smartphone aparece rede salva e não SE connecta, tambem não consigo mais ver o ip do smartphone no mesmo.

Tambem Acho que eu tinha desativando o wps e agora ele esta ativo.

mais fotos

IMG_20240813_200759.jpg

• Membro VIP
Postado
Em 13/08/2024 às 11:30, cometa8899 disse:

possível que o roteador faca isso automaticamente e nessa lista de reserva de endereco não esta incluido meu smartphone sera que e por isso que não connecta? Isso e normal? Em internet esta ip dinamico 

Lembrando que quando fiz a configuração eu connectei os aparelhos na rede e peguei o ip deles que eram diferente, desses agora e coloquei no vinculo Mac e ip,  e possível que alguém tenham mexido ou o roteador fez alguma coisa sozinho

IMG_20240813_080801.jpg

IMG_20240813_080749.jpg

O primeiro print desta mensagem é exatamente da configuração do DHCP para a sua rede interna e, ao menos por este print não apresenta nenhuma configuração de reserva de IP via MAC address / MAC filter / IP x MAC.

O segundo print dessa mesma mensagem refere-se à configuração de IPs na interface WAN, essa proveniente da rede da sua operadora de internet (ISP). Esses IPs 100.64.x.x são do CGNAT da sua operadora e podem sim mudar à depender do que eles realizarem de alterações de configuração do lado deles.

17 horas atrás, cometa8899 disse:

Ola, estranhamente não consigo mais me connectar com o smartphone mesmo desativando o controle de acesso , simplesmente no smartphone aparece rede salva e não SE connecta, tambem não consigo mais ver o ip do smartphone no mesmo.

Tambem Acho que eu tinha desativando o wps e agora ele esta ativo.

mais fotos

IMG_20240813_200759.jpg

À esta altura, o seu roteador pode estar operando com falha para gravação/sobrescrição de novas configurações. O ideal seria resetá-lo aos padrões de fábrica, fazer upgrade de firmware e reconfigurá-lo novamente. Sim a TP-Link tem alguns modelos que especificamente esta configuração costuma dar problemas mesmo. Não vejo necessariamente alguma possível relação com malware ou invasão.

• Curtir 1
Postado

não saberia me dizer o motivo de apenas o smartphone parar de se conectar no caso.

após eu configurar o roteador eu fiz uma atualização do firmware estáva tudo funcionando normal 

na configuração DHCP aparece os dispositivos da rede menos o smartphone acredita que seja problema do roteador mesmo? 

Qual roteador você recomendaria ?

• Membro VIP
Postado

Apague a rede WiFi que está salva no smartphone e tente novamente, tanto no seu WiFi do roteado quanto em outras redes WiFi para excluir possibilidade de falha no WiFi do smart.

• Curtir 1
Postado

Olha o que fiz só isso consegui conectar de novo ativei o ssid do wi-fi tentei conectar pelo smartphone inseri um IP no celular ai não funcionou desliguei e liguei o roteador e ativei o ssid e o smartphone se conectou 

O que acontece se eu inserir os dispositivos no DHCP em reserva de endereço ? Colocando mac e IP?

E saberia me dizer se o próprio roteador pode incluir IP na lista de Mac e filter por exemplo o mesmo endereços Mac com dois IP diferentes?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, cometa8899 disse:

Olha o que fiz só isso consegui conectar de novo ativei o ssid do wi-fi tentei conectar pelo smartphone inseri um IP no celular ai não funcionou desliguei e liguei o roteador e ativei o ssid e o smartphone se conectou

Então todo esse tempo você estava usando WiFi com SSID oculto, entendi. Agora o motivo de você desativar/reativar/reboot pra voltar à funcionar pode ir de encontro ao que descrevi anteriormente: seu roteador estar com funcionamento errático, seja por questões de hardware our firmware.

O que acontece se eu inserir os dispositivos no DHCP em reserva de endereço ? Colocando mac e IP?

Neste quesito o  roteador irá SEMPRE atrelar um endereço IP específico ao mesmo host, mesmo que você remova a rede WiFi no smart/note/PC, quando conectar novamente o mesmo IP será atribuído.

E saberia me dizer se o próprio roteador pode incluir IP na lista de Mac e filter por exemplo o mesmo endereços Mac com dois IP diferentes?

Sim esta configuração geralmente funciona desta forma mesmo, ou seja, dinamicamente o próprio roteador passaria à atrelar "IP x MAC address" quando a opção é habilitada, mas existe também a opção mais 'manual', ou seja, você definir manualmente esta configuração ao invés do roteador toda vez, varia de roteador pra roteador e se o mesmo possui essa função.

E respondendo à última pergunta: não, o mesmo endereço MAC nunca terá atribuído IPs diferentes, em uma situação hipotética caso isso fosse possível, seria ocorrer a falha no encaminhamento de tráfego para ambos hosts com IP igual.

Postado
53 minutos atrás, Linio Alan disse:

E respondendo à última pergunta: não, o mesmo endereço MAC nunca terá atribuído IPs diferentes, em uma situação hipotética caso isso fosse possível, seria ocorrer a falha no encaminhamento de tráfego para ambos hosts com IP igual.

Estranho por que em Mac filter tinha o mesmo Mac adress em duas entradas e IPS diferentes para meu Pc um que eu realmente tinha inserido e uma que acredito que o próprio roteador criou um IP 10.0.0.100 e o outro 10.0.0.104

No caso não tinha ativado SSID eu ativei e desativei por acaso mais o que eu acredito que funcionou foi eu ter colocado um IP no smartphone fixo o mesmo IP que ele tinha e muito estranho o roteador tá viajando porque mesmo tirando o controle de acesso não tava conseguindo connectar

Postado

@cometa8899 Rotas nada tem a ver com isso. Rotas são entre redes e não entre dispositivos.

image.png.2252bd42a9c7ed23cfe0c319f1a0d438.pngSeu intervalo de lease é de 120 minutos, duas horas no popular. Durante esse período um endereço de um dispositivo que não está mais na rede pode continuar na lista.

Em 12/08/2024 às 20:34, cometa8899 disse:

Na lista de dispositivos vinculados os ips estão 10.0.0.10# e mudam o Ultimo digito

Não, não muda o último dígito. Os endereços vão de 100 (inclusive) a 249 (inclusive) porque você assim definiu. Esse é o intervalo.

19 minutos atrás, cometa8899 disse:

que o próprio roteador criou um IP 10.0.0.100 e o outro 10.0.0.104

Roteadores não criam nada. Endereços IP são atribuídos pelo servidor DHCP que roda em seu roteador, de acordo com o que você programou. 

Se quer que use sempre o mesmo programe isso na lista

image.png.eee76c7ce6eeac0e339c9e83bf06fce3.png

Você não reservou nenhum..

Quanto ao celular apague a rede dele e insira de novo. Reserve um IP para ele e veja o que acontece...

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, cometa8899 disse:

Estranho por que em Mac filter tinha o mesmo Mac adress em duas entradas e IPS diferentes para meu Pc um que eu realmente tinha inserido e uma que acredito que o próprio roteador criou um IP 10.0.0.100 e o outro 10.0.0.10

MAC Filter é a configuração referente ao bloqueio por MAC address, com DHCP ativado na rede, um mesmo host pode adqurir diferentes endereços IP ao longo dos dias/meses de uso, e portanto, a tabela MAC Filter irá correlacionar vários IPs à um mesmo MAC address PORÉM nunca simultaneamente, o que você viu ali é um histórico de uso/bloqueio ao longo do tempo, não significa que um único host está usando vários IPs ao mesmo tempo.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Linio Alan disse:

não significa que um único host está usando vários IPs ao mesmo tempo.

A minha preocupação era que alguém tinha alterado as configurações acho que isso não aconteceu então obrigado

• Curtir 1
Postado

é possível atribuir um ip para cada MAC mesmo com DHCP ativo, mas isso seria o mesmo que deixar a rede estática.

Lembre também que celulares e notebooks tem uma função chamada MAC aleatório, que coloca um MAC "falso" para o roteador, desative isso se quiser limitar por MAC.

Postado
3 minutos atrás, Swalls disse:

é possível atribuir um ip para cada MAC mesmo com DHCP ativo, mas isso seria o mesmo que deixar a rede estática.

Não é. E a diferença é sutil mas importante.

• (1) Quando você reserva um IP para um dispositivo a partir do MAC lá no servidor DHCP o endereço continua sendo dinâmico, mas fica estático. Vai ser sempre o mesmo se tiver um só servidor DHCP na rede.
  • (2) Se o IP for fixado, estático, você não vai usar um endereço dentro da faixa de DHCP para isso, porque não seria nada esperto.

Se usar (1) não precisa mudar nada nos dispositivos. Apenas fixa. E nem sempre pode fazer isso nos dispositivos: veja por exemplo os decodificadores de TV por assinatura. Muitos deles só usam DHCP.  Mas praticamente NUNCA quer isso numa rede doméstica.

Se usar (2) vai precisar ir lá na máquina e configurar os protocolos. E se ligar a máquina em outro lugar não vai funcionar. E se mudar a rede vai precisar mudar de máquina em máquina. Um porre.

No caso (1) fica tudo automático mas permanente. É muito bom por exemplo com aquela infeliz impressora sem fio se toda hora some da rede. 

Só que tem um limite, em geral perto de 20 entradas na lista de reserva. E se usa mais de um servidor DHCP e o servidor que deveria atender esse dispositivo falha ele vai acabar com um endereço de outra faixa até acabar o Lease...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...