Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Acabei de comprar uma placa-mãe SuperFrame A520M Gaming https://www.terabyteshop.com.br/produto/25657/placa-mãe-superframe-a520m-gaming-chipset-a520-amd-am4-matx-DDR4-sf-a520-gs

Só que tem um porém, não consigo de forma alguma ativar o XMP pra as memórias rodar a 3200mhz, atualmente elas ficam apenas em 2400mhz... e não tem site do fabricante, link e o suporte deles é terrível!

alguém que tenha e conseguiu ativar?

• Pedroou alterou o título para Como faço pra ativar o XMP na placa-mãe SuperFrame A520M Gaming?
Postado

@ricardo_br Ela suporta até 3200mhz, olhei no manual e na caixa da placa-mãe... fiz testes colocando em 2933 MHz também e inferiores, só que não muda de jeito nenhum! Não sai dos 2400

Postado

@westzera algumas placas genéricas não tem suporte própria para XMP, o usuário é obrigado é configurar manualmente a memória para as especificações do XMP no menu de overclock da BIOS. É por esse e outros motivos que não recomendamos a compra de placas genéricas.

Postado
2 horas atrás, westzera disse:

Acabei de comprar uma placa-mãe SuperFrame A520M Gaming 

Tente devolver  e comprar uma placa da MSI, ASUS, Gigabyte, ASRock... assim tem suporte adequado. Preço abaixo do mercado não tem milagre, tem baixa qualidade. 😜 

Algumas placas SuperFrame são OEM da ASRock, mas essa A520M não é.

Aparentemente é OEM da ECS - a irmã menos pobre da praga da PCChips de má lembrança; e piorada pois parece ter menos fase no VRM.

ECS A520AM4-M9(v1.1) - engraçado é que tem uma versão 2.0 para Windows 10 e uma 1.1 para Windows 11.

A520AM4-M9_V1.1-445.png

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@westzera algumas placas genéricas não tem suporte própria para XMP, o usuário é obrigado é configurar manualmente a memória para as especificações do XMP no menu de overclock da BIOS. É por esse e outros motivos que não recomendamos a compra de placas genéricas.

Sim… o mais interessante é que ela tem na BIOS a sessão tweaker e lá está pra setar a quantidade de MHz e tal, só que mesmo colocando 3200 e quando inicia o pc no gerenciador fica 2400… não sei se é algum segredo ou se realmente não suporta xmp.

Agora seria uma baita sacanagem deles vender algo e nas especificações falar que a placa roda memória com 3200mhz, inclusive eu quase comprei o kit upgrade juntamente com as memórias ram 16gb Orion 3200mhz

Postado

@westzera você provavelmente não está configurando corretamente. Não pode simplesmente colocar 3200MHz e esperar que o PC funcione assim, vai ter que configurar todos os parâmetros de tensão e timings do XMP. O XMP é simplesmente um overclock automático que já em salvo na memória, você só ativa e começa a usar. No caso das placas que não conseguem ler o perfil XMP, você terá que setar tudo manualmente.

A tensão padrão da memória DDR4 em JEDEC é 1.2V, com o XMP ativado ela vai operar de 1.35V a 1.45V, vai depender do modelo da memória e do nível do overclock. A grande maioria usa 1.35V de tensão, somente memórias mais caras com overclocks mais agressivos usam 1.4V ou 1.45V (não é qualquer chip que aguenta esse nível de tensão). Então o primeiro passo para você conseguir usar esse overclock de 3200MHz é ajustar a tensão para 1.35V.

Depois vem os timings (latências), se você deixar tudo no automático, a placa-mãe provavelmente vai jogar latências horríveis, o que pode ser até pior do que usar sem overclock. Você poderá ler as latências do XMP dentro do próprio Windows usando o CPU-Z, por exemplo, na aba SPD. Se a sua memória for um modelo comum de 3200MHz, provavelmente as primeiras latências dela será 16-20-20, mas tem memórias mais baratas por aí que são 18-22-22, algumas 22-22-22, etc.

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@westzera você provavelmente não está configurando corretamente. Não pode simplesmente colocar 3200MHz e esperar que o PC funcione assim, vai ter que configurar todos os parâmetros de tensão e timings do XMP. O XMP é simplesmente um overclock automático que já em salvo na memória, você só ativa e começa a usar. No caso das placas que não conseguem ler o perfil XMP, você terá que setar tudo manualmente.

A tensão padrão da memória DDR4 em JEDEC é 1.2V, com o XMP ativado ela vai operar de 1.35V a 1.45V, vai depender do modelo da memória e do nível do overclock. A grande maioria usa 1.35V de tensão, somente memórias mais caras com overclocks mais agressivos usam 1.4V ou 1.45V (não é qualquer chip que aguenta esse nível de tensão). Então o primeiro passo para você conseguir usar esse overclock de 3200MHz é ajustar a tensão para 1.35V.

Depois vem os timings (latências), se você deixar tudo no automático, a placa-mãe provavelmente vai jogar latências horríveis, o que pode ser até pior do que usar sem overclock. Você poderá ler as latências do XMP dentro do próprio Windows usando o CPU-Z, por exemplo, na aba SPD. Se a sua memória for um modelo comum de 3200MHz, provavelmente as primeiras latências dela será 16-20-20, mas tem memórias mais baratas por aí que são 18-22-22, algumas 22-22-22, etc.

Cara, pior que nem tem opções, procurei opções pra eu setar e ver se funciona só que não tem

Imagem do WhatsApp de 2024-08-13 à(s) 12.43.30_  591a69d5.jpg

Postado

@westzera isso aí tudo que está em "Auto" são as latências. Você não precisa configurar todas, só as principais que vem no perfil XMP, que são as primeiras.

Com relação a tensão, provavelmente você terá que configurar em outro local da placa-mãe (talvez na aba "Advanced"), isso se não tiver mais pra baixo aí na lista de configurações.

Mas se fosse você nem perdia tempo com essa placa-mãe aí, devolver vai ser mais vantajoso pra você.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@westzera isso aí tudo que está em "Auto" são as latências. Você não precisa configurar todas, só as principais que vem no perfil XMP, que são as primeiras.

Com relação a tensão, provavelmente você terá que configurar em outro local da placa-mãe (talvez na aba "Advanced"), isso se não tiver mais pra baixo aí na lista de configurações.

Mas se fosse você nem perdia tempo com essa placa-mãe aí, devolver vai ser mais vantajoso pra você.

O problema é que o suporte deles é horrív3l, não tem telefone, não responde ticket de literalmente ninguém, tem uma cacetada de reclamações referente a isso... e tem pessoas dizendo que eles demoram 3 meses pra trocar um produto, prefiro ficar c essa porc4ria e comprar uma melhor daqui a 3 meses em outro site

Postado
1 hora atrás, westzera disse:

O problema é que o suporte deles é horrív3l, não tem telefone, não responde ticket de literalmente ninguém, tem uma cacetada de reclamações referente a isso... e tem pessoas dizendo que eles demoram 3 meses pra trocar um produto, prefiro ficar c essa porc4ria e comprar uma melhor daqui a 3 meses em outro site

Comprou na Terabyte?
Sério que estão com esse nível de atendimento?

Eu abriria uma devolução e já abriria uma reclamação no Reclame Aqui caso ficasse sem resposta.

Se realmente resolver ficar com a placa, você terá que achar onde altera a tensão da memória.

Postado
5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@westzera é complicado então. Mas você conseguiu achar o local pra configurar a tensão da RAM?

Rapaz, única parte que tem algo relacionado a memória RAM é essa abaixo...

Isso aparentemente é uma propaganda enganosa, a placa cujo nome possui "Gaming" que pelo sentido significa que ela foi feita pra jogos etc, mas não passa dos 2400 MHz? incrível kkkkkkkkk, a BIOS dela é uma loucura total, a antiga dá de 10x0 fácil

Imagem do WhatsApp de 2024-08-13 à(s) 12.43.30_  591a69d5.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-08-13 à(s) 19.22.38_3992c1d1.jpg

Postado

@westzera bom, a controladora de RAM fica dentro do processador e não na placa-mãe. Como os CPUs Ryzen 3000/4000/5000 tem suporte oficial para 3200MHz, então a placa-mãe também vai suportar. Mas 99% das memórias vendidas hoje só pegam 3200+MHz com XMP, existem pouquíssimos chips DRAM (que são caros) que conseguem 3200MHz via JEDEC, que seria só ligar o PC com uma RAM dessas e um CPU compatível com 3200MHz que já funcionaria.

É importante observar que em nenhum lugar a memória menciona o suporte a overclock, o que livra um pouco a barra deles. Algumas placas-mãe colocam no suporte para memória, por exemplo, "3200MHz (OC), 3600MHz (OC)".

• 5 semanas depois...
Postado

você conseguiu alguma coisa?

porque estou tentando a mesma coisa e não consigo.

não consigo configurar e não consigo devolver. 

tem alguma informaçao nova?

• 4 semanas depois...
Postado

@GuilhermeGB olá, amigo. Comprei esta mesma placa-mãe, com um processador Ryzen 5 4600g e duas memória RAM DDR4 da Kingston fury superframe de 8gb cada. Me ajuda a configurar por favor o XMP? Quais timings e tensão eu coloco?

Postado
Em 11/10/2024 às 21:29, GuilhermeGB disse:

@HudsonTolota boa noite, amigo. Você deve verificar quais são as configurações do XMP dessa memória, dá pra ver isso pelo CPU-Z. Tira uma foto da tela e depois tenta colocar tudo igual dentro da BIOS.

Opa boa noite Guilherme estou com o mesmo problema que o amigo ai, tenho a mesma placa-mãe e comprei uma memória com 3200mhz e não funciona sempre volta pros 2400, se eu te mandar as fotos tudo certo será que voce me ajudaria a configurar manualmente @GuilhermeGB?

Postado

@jx0t4 boa tarde. Você só precisaria pegar as configurações do perfil XMP que aparecem no CPU-Z, por exemplo:

Semttulo.png.8267afa8c311a911f3a267828b7f9f2b.png

Agora você coloca esses primeiros timings na BIOS no lugar de onde está "Auto", conforme o print do dono do post.

BIOS.jpg.c0ec15a585e37a0aec027cae9a7a2ec8.jpg

No caso da minha memória acima, que é 3600MHz, ali no lugar de "DDR4 3200" seria "DDR4 3600", e depois:

Tcl = 18

Trcdrd = 22

Trcdwr = 22

Trp = 22

Tras = 42

Trc ctrl = 76

O valor que aparecer ali no "RAS# to CAS#" você vai repetir pro "Trcdrd" e "Trcdwr", que no meu caso seria 22. O problema agora seria encontrar onde está a parte que você configuraria a tensão da memória para 1.35V, porque se não provavelmente o PC não vai nem bootar depois de configurar isso tudo.

Postado
Em 21/10/2024 às 15:57, GuilhermeGB disse:

@HudsonTolota nessa placa-mãe aí não, teria que "fuçar" as configurações dela pra ver se é possível.

Será que existe a possibilidade da placa não ter essa opção de troca ou todas tem ? Eu não entendo muito posso fazer uma call com você e me ajudar a ''fuçar'' pra poder achar isso, se não for muito incomodo ?

achei esse Vídeo, seria isso que tem que fazer ? https://www.youtube.com/watch?v=VZF0cWjT5N8

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...