Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos. Pessoal eu estou montando um PC do zero e vou estar adquirindo o processor: Ryzen 7 5700x 3d.

E comprei um gabinete com bastante Fans cooler. Para ser mais especifico, vem com o total de 6.

E como eu sei que este processor tem a questão de aquecer bastante, eu estou em dúvida sobre um Water cooler de apenas 1 FAN ou um Air cooler padrão. 

Teria alguma diferença a questão de desempenho ou a temperatura? 

• Pedroou alterou o título para Water cooler ou air cooler para o Ryzen 7 5700X3D?
Postado

Water cooler 120mm é gasto de dinheiro desnecessário, na minha opinião, se for pra comprar water cooler, que seja de 240mm pra cima. Mesmo assim, você não veria diferença de desempenho entre um water cooler 240mm e um air cooler 120mm comum em CPUs mais comuns. O 5700X3D não seria exatamente um CPU comum, mas ele ainda se dá bem com air cooler de entrada decente (tipo o DeepCool AG400), principalmente se for usar o PC apenas para jogar.

Water cooler 240mm só começa a mostrar seu diferencial quando lida com uma alta quantidade de calor, eu diria CPUs de 100W pra cima. Mesmo assim, dá pra ter resultados similares com air coolers com radiador único maior ou com dois radiadores separados. A desvantagem de air cooler muito grandes é que pode ser um pouco mais chato para instalar, mas eles são bem mais confiáveis a médio e longo prazo do que um water cooler.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Ótima informação meu amigo. Estava apenas nesta dúvida e você sanou ela e fico grato.

Estava puxando mais pro lado do Air cooler mesmo rsrsrs. E esse modelo que estava de olho e bom saber que suporta tranquilamente. 

Grato!

• Curtir 1
Postado

Entre WC de 120mm (1 fan) e air cooler, prefira o air cooler, vai custar mais barato e faz a mesma coisa, podendo até ter melhor desempenho.

Num gabinete com bom airflow e fans de qualidade (3-4) um air cooler DeepCOol AG400 - R$ 129,90 ou Thermaright similar é suficiente, vide teste do Guiga Games.

Mas como tem um gabinete  "aquário" -  o original 011 Dynamics foi desenhado para Water Cooler;  modelo que tem airflow complicado, e esta cheio de fans - quantidade de fans não é sinônimo de bom airflow; e provavelmente você quer "ficar na moda" (do WC), compre um de 240mm, mas compre de boa marca: Cooler Master, DeepCool...* que dão 2, 3, 5 anos de garantia (depende do modelo). Resista a tentação de comprar um "barateza" genérico, tipo os "Rizy Mody".

Resultados do teste de cooler para o Ryzen 57800X3D do Guiga Games - responda para si mesmo se vale a pena pagar mais R$ 270,00 num WC ChinLing 240mm para baixa 1-2 graus?

AG400-vs-WC-Ching-Ling.jpg

O PC estava montado num gabinete Montech AIr 903 (?) que tem ótimo airflow e vem com fans de boa qualidade: PWM, 140mm, CFM 85, pressão 2.5. Coisa que nenhum outro de gabinete de preço similar ou abaixo tem, estes vem com fans "de enfeite". 😜 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@1lokos Obrigado por esse view completa meu amigo. Esse foi o gabinete que eu adquiri a versão branca. Vi bastante comentario ótimos a ele e peguei. Bom saber que o Water cooler não iria fazer diferença e eu não queria pegar um watercooler grande por conta do gabinete já vim com bastantes fans de qualidade.

Obrigado meu amigo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!