Ir ao conteúdo

Radeon RX 7900 XTX não é reconhecida no Adrenalin após update de driver

Ir à solução Resolvido por Jougiska,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, ontem a noite fiz o update de driver da 7900xtx pelo AMD: Adrenalin, estava tudo funcionando normal, hoje quando fui ligar pra jogar algo só aparece a placa integrada como opção, alguém poderia me ajudar ?
Segue os prints.

Grato !

Captura de tela 2024-08-21 122840.png

Captura de tela 2024-08-21 122934.png

Captura de tela 2024-08-21 123012.png

• Moderador
Postado

@Lufe987 Olá! Vá no Gerenciador de Dispositivos, em adaptadores de vídeo, e veja se ela está constando lá. Se estiver clique com botão direito e desinstale o dispositivo.

Ainda no Gerenciador vá na aba "Ação" ou "Action" e faça um scan para detectar mudanças de hardware e depois tente instalar novamente o driver pelo Adrenalin.

• Batata Defumada alterou o título para Radeon RX 7900 XTX não é reconhecida no Adrenalin após update de driver
Postado

@Batata Defumada Nessa aba devo marcar a aba "excluir o driver do dispositivo" né ?
Fiz e mesmo assim não mudou nada no Adrenalin, aparece como driver atualizado, como se eu não tivesse conseguido excluir o driver.

Postado

Aparece sim ! Eu desinstalo, e ele automaticamente já mostra o adaptador dela de novo, sem eu precisar clicar em nada, e vou pro aplicativo da amd adrenalin, e aparece como atualizado da mesma forma.

@Batata Defumada image.thumb.png.c2e8cdb9860d0564c4609d43363f3ab3.png

Postado

Coisa normal de placa de vídeo AMD amigo, sobrevivi isso por muitos anos. A solução é simples, passa um DDU aí pra desinstalar o driver por completo e faça uma instalação limpa do driver baixado diretamente do site da AMD. Com instalação limpa eu digo que você vai fazer essa instalação com o PC desconectado da internet, pode tirar o cabo de rede na hora mesmo, se não o Windows Update vai ver que precisa instalar o driver e vai fazer isso, o que vai te colocar na estaca zero. Cê vai perder uns 15 minutos mas estará resolvido, e não esquece que sempre que você for colocar uma versão mais recente do seu driver vai precisar repetir esse processo. Aguardo retorno.

Link do Display Driver Uninstaller: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/

Página de suporte pra você baixar o seu driver: https://www.amd.com/pt/support/download/drivers.html

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Lufe987 disse:

só estou em duvida no que marcar aqui.Capturadetela2024-08-21133605.thumb.png.e5bcd313dae6f0d6bfa3d8f092dfabcd.png

Marca tudo nas opções AMD.

2 minutos atrás, Lufe987 disse:

Capturadetela2024-08-21133637.thumb.png.1b5eccf5432f05816d2bd5492d422ed7.png

E sobre o driver, seria esse ultimo mesmo né ? Sem ser o do adrenalin. Grato

Aqui você vai baixar esse segundo, Adrenalin 24.7.1 WHQL, e instalar assim que o PC reiniciar já com o driver atual removido pelo DDU. 

Postado
36 minutos atrás, Jougiska disse:

Marca tudo nas opções AMD.

Aqui você vai baixar esse segundo, Adrenalin 24.7.1 WHQL, e instalar assim que o PC reiniciar já com o driver atual removido pelo DDU. 

Então, segui o passo a passo, Capturadetela2024-08-21141839.thumb.png.f09b08b4851ba93cfb84cedf40fd6a22.pngtentei pelo DDU, dps tentei pelo amd cleanuputility, reinstalei os drivers 2 vezes, e ele continua "não identificando", desliguei a net quando fui instalar. 

Captura de tela 2024-08-21 141901.png

Postado

@Lufe987 AMD continua surpreendendo, antes de você atualizar aparecia ali nas configurações de elementos gráficos a nomeclatura do modelo da sua placa de vídeo como RX 7900 XT? Você pode tentar instalar aquele patch de novo e ficar nela, pode ser um bug pra esse patch.

Parece ser isso, no meu PC mostra a GPU lá como GeForce RTX 4060 e aqui na buxa que utilizo pra trabalhar mostra o modelo da ponte da placa-mãe que renderiza os gráficos.image.thumb.png.e996a9ca5d86995c8b8233f92fc1f3ea.png

Postado
agora, Jougiska disse:

@Lufe987 AMD continua surpreendendo, antes de você atualizar aparecia ali nas configurações de elementos gráficos a nomeclatura do modelo da sua placa de vídeo como RX 7900 XT? Você pode tentar instalar aquele patch de novo e ficar nela, pode ser um bug esse patch.

Sim, esse é o problema, aparecia ali como 7900xtx, fui testar os jogos aqui, para ver se era bug visual, mas não, continuo com nada de fps, porque ele ta usando a placa grafica do 7800x3d... 

Postado
Em 21/08/2024 às 14:39, Jougiska disse:

@Lufe987 Cê conectou o cabo do monitor na placa-mãe, pai?

Sim, sempre esteve conectado, seria esse o "problema" ? porque já tentei colocar o cabo do monitor na placa de Vídeo, mas não da Vídeo.

Talvez seja um problema na BIOS ? Dps que rolou esse update, só que não sei mexer nisso, talvez ela esteja colocando o gráfico integrado como única opção, sei lá.

• Confuso 1
Postado
12 minutos atrás, Lufe987 disse:

Sim, sempre esteve conectado, seria esse o "problema" ? porque já tentei colocar o cabo do monitor na placa de Vídeo, mas não da Vídeo.

Amigo, você literalmente não está usando a sua placa de vídeo.

Por gentileza, desligue e ligue o PC com o cabo do monitor devidamente conectado à placa de vídeo. Me vejo agora na obrigação de perguntar também, o cabo de alimentação da sua fonte tá conectada à placa de vídeo?

• Haha 1
Postado
agora, Jougiska disse:

Amigo, você literalmente não está usando a sua placa de vídeo.

Por gentileza, desligue e ligue o PC com o cabo do monitor devidamente conectado à placa de vídeo. Me vejo agora na obrigação de perguntar também, o cabo de alimentação da sua fonte tá conectada à placa de vídeo?

Então meu querido, desde que montei o PC em outubro do ano passado, ele sempre esteve conectado assim, sacou ? Ae eu ia nas configs dos elementos gráficos e utilizava ela como primária para X programas. E nunca tinha dado problema. Mas farei isso que você disse

• Solução
Postado
2 minutos atrás, Lufe987 disse:

Então meu querido, desde que montei o PC em outubro do ano passado, ele sempre esteve conectado assim, sacou ? Ae eu ia nas configs dos elementos gráficos e utilizava ela como primária para X programas. E nunca tinha dado problema. Mas farei isso que você disse

Eu nem vou dormir a noite pensando nisso. Acontece que pra você poder utilizar a imagem renderizada pela placa de vídeo, você precisa usar a saída de vídeo da mesma. O que pode ter acontecido é que você estava usando somente o poder de processamento dela pra alguma coisa, ex.: farm de criptomoeda, onde você utiliza o poder de processamento sem usar o vídeo da placa. Desse jeito, usando o vídeo integrado, teu desempenho gráfico tá limitado pelo poder de processamento da sua GPU integrada e não da sua placa de vídeo.

Postado
6 minutos atrás, Jougiska disse:

Eu nem vou dormir a noite pensando nisso. Acontece que pra você poder utilizar a imagem renderizada pela placa de vídeo, você precisa usar a saída de vídeo da mesma. O que pode ter acontecido é que você estava usando somente o poder de processamento dela pra alguma coisa, ex.: farm de criptomoeda, onde você utiliza o poder de processamento sem usar o vídeo da placa. Desse jeito, usando o vídeo integrado, teu desempenho gráfico tá limitado pelo poder de processamento da sua GPU integrada e não da sua placa de vídeo.

HAHAHAHAHAHAHAHHA mano do ceu, e pensar que eu usei esse tempo todo só uma parte da placa, to me sentindo uma mula, quase indo comprar feno. Muito obrigado irmão, salvou meu dia ! Detalhe, estava no hdmi2 da placa-mãe kkkkkk Mas como sempre funcionou, nunca liguei, entende ? Mas mesmo assim, muito obrigado de coração.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!