Ir ao conteúdo

Intel turbo boost fazendo chegar 100 ºC no processador Core i7-14700k

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Senhores, Recentemente, montei um kit com i7-14700k, MSI Z790 Gaming Plus Wi-Fi, 32GB DDR5 6000 MHz, e water cooler XPG Levante 240mm. 

Desde do inicio, apenas ao ligar o pc, a temperatura já subia para 100º, fiz diversos testes, hardware, software. E depois de varias tentativas, descobri que é Intel turbo boost que está fazendo com que a temperatura chegue ao máximo. 

E infelizmente ao desativar, o processador fica muito lento, gostaria de saber uma forma de como configurar (visto que não sei) ou outra alternativa. 

WhatsApp Image 2024-08-23 at 10.55.12.jpeg

Captura de tela 2024-08-23 104912.png

• Pedroou alterou o título para Intel turbo boost fazendo chegar 100 ºC no processador Core i7-14700k
Postado

@Flávio Pedroza Creio que não, já usava ele no processador anterior i7 8700k, e ele está bem instalado, mas supondo que fosse ele, por que quando desligo Intel turbo boost a temperatura fica em 43 ºC e ao jogar, no max. sobe pra 80 ºC. 

Mudei o CPU Lite Load de Mode 16 para Mode 9, vi no site gringo. Mas não sei se com isso perco desempenho. 

Captura de tela 2024-08-23 112039.png

Viu que no anterior a utilização estava em 87,4% e nesse de agora está em 1,6%. E os dois estavam apenas com windows aberto.  Não sei como funciona o LIte load, mas apos mudar, diminuiu.

• Solução
Postado

@Sprock_ nem se compara, amigo, 8700K com 14700K. Você mesmo pode ver que seu CPU está ultrapassando os 200W de consumo, não é qualquer cooler que consegue segurar isso. Esses CPUs da Intel são rápidos, porém bastante ineficientes, a Intel teve que apelar para altos níveis energéticos para atingir alto desempenho, e por conta disso mesmo que apareceram os problemas de degradação.

Sugiro você dar uma estudada em formas de fazer undervolting, assim você reduz o consumo e temperatura sem afetar tanto o desempenho. Mas para CPUs que consomem mais do que 200W, é mais interessante pensar em bons Water Coolers de 360mm ou maiores.

EDIT: Também gostaria de notar que é "normal" esses CPUs high-end da Intel operarem acima dos 90ºC, mesmo com cooler bem potente. Pode verificar reviews e relatos de usuários, todos dirão a mesma coisa.

cpu-temperature-blender.png

• Curtir 2
Postado

Sim sim, eu vi que na própria intel ela fala que é normal esse processador até ter picos acima de 100º.

Entendi amigo, então a ideia é trocar o Water cooler por um mais potente 360mm , e estudar o undervolting. 

Vou vê como se comporta nos jogos a ideia de usar CPU Lite Load no Mode 9, que é uma forma bem básica de controlar.

Agradeço pela ajuda de vocês.

Obs. Me arrependendo de não ter pego um AMD 😞 

Postado

@Sprock_ se você conseguir fazer um bom undervoltig, talvez nem precise mudar o cooler. O negócio é conseguir fazer o CPU ficar abaixo dos 100ºC. Veja na BIOS que o limite térmico está em 100ºC, então seu processador está dando o máximo que ele consegue sem passar dos 100ºC, se você liberasse mais temperatura, ele acabaria esquentando mais. Se você conseguir fazer ele atingir o mesmo desempenho ou um pouco mais, só que abaixo dos 100ºC, já será uma boa melhoria.

• Curtir 1
Postado

Você atualizou o BIOS da MSI com o novo microcode da Intel (Ox129), que supostamente evitará do CPU ser "cozinhado" por excesso de tensão e degrade de forma irreversível em pouco tempo?

Também, não deixe o MCE (Multi Core Enhancement)  - pode ser que a MSI use outro nome;*  o que coloca o clock Turbo em todos os cores habilitado, é outro suspeito da causa da degradação.

Se não fez isso, faça antes que seja tarde demais.

* Talvez seja este "Long Limit Power Limit Duration".

Esse vídeo desta semana do (chato) JayTwoCents mostra as configurações de BIOS de uma MSI, é sobre como detectar se o Intel 13ª-14ª esta sendo afetado pelo "meltdown do núcleo". 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, Sprock_ disse:

Senhores, Recentemente, montei um kit com i7-14700k, MSI Z790 Gaming Plus Wi-Fi, 32GB DDR5 6000 MHz, e water cooler XPG Levante 240mm. 

Desde do inicio, apenas ao ligar o pc, a temperatura já subia para 100º, fiz diversos testes, hardware, software. E depois de varias tentativas, descobri que é Intel turbo boost que está fazendo com que a temperatura chegue ao máximo. 

E infelizmente ao desativar, o processador fica muito lento, gostaria de saber uma forma de como configurar (visto que não sei) ou outra alternativa. 

WhatsApp Image 2024-08-23 at 10.55.12.jpeg

Captura de tela 2024-08-23 104912.png

Dia

O CPU Lite Loud está muito auto o valor "16" mude para para menos de 9 que vai cair a temperatura.

Aqui estou usando em 12 porque estou com overclock.

image.png

Imagem do WhatsApp de 2024-08-21 à(s) 18.17.51_5ffb9a8f.jpg

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico @1lokos @GuilhermeGB

Senhores, agradeço a ajuda de todos. Realmente, é isso: monitorar, configurar o CPU Lite Load, e fazer undervolting. A questão do MCE vou procurar entender melhor, mas só de deixar o Lite Load abaixo de 9, a potência já foi bem controlada.

Agora, a questão é analisar o desempenho... Isso é o que vou observar daqui pra frente.

Posteriormente, vou comprar um water cooler de 360 mm, que acredito que vai ajudar bastante, e sempre monitorar as atualizações da BIOS.

Por ser um 'fan boy' da Intel, nem me atentei a esse TDP  absurdo dos processadores Intel em comparação com os da AMD. Não sei se foi uma boa escolha para alguém que apenas vai jogar e projetar. Mas vamos lá.

Novamente, obrigado a todos.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Sprock_ disse:

@Edvaldo J. Frederico @1lokos @GuilhermeGB

Senhores, agradeço a ajuda de todos. Realmente, é isso: monitorar, configurar o CPU Lite Load, e fazer undervolting. A questão do MCE vou procurar entender melhor, mas só de deixar o Lite Load abaixo de 9, a potência já foi bem controlada.

Agora, a questão é analisar o desempenho... Isso é o que vou observar daqui pra frente.

Posteriormente, vou comprar um water cooler de 360 mm, que acredito que vai ajudar bastante, e sempre monitorar as atualizações da BIOS.

Por ser um 'fan boy' da Intel, nem me atentei a esse TDP  absurdo dos processadores Intel em comparação com os da AMD. Não sei se foi uma boa escolha para alguém que apenas vai jogar e projetar. Mas vamos lá.

Novamente, obrigado a todos.

Bom dia 

Que bom que deu certo 😊.

A BIOS da minha placa-mãe também estou aprendendo como se tira o melhor aproveito.

O "long duration power limit" pode por  abaixo dos 200w que também ajuda.

Compre o frame LGA 1700 igual o da foto que também vai te ajudar a melhorar a temperatura.

frame_pasta_termica.jpg

Ontem eu instalei a nova BIOS da minha placa-mãe e fiz um teste com meu processador em stock, e a temperatura ficou igual após eu ter feito overclock no processador de 5.1Ghz para 5.5Ghz no núcleos de performance e 3.9Ghz para 4.4Ghz no núcleos de eficiência e ter colocado o CPU Lite Loud para 12 (o padrão estava em 16 ou 18 não lembro) e o  "long duration power limit" o padrão era 181w e mudei para 220w.

Teve um cara aqui do fórum que ele tem um processador e placa-mãe igual a sua ele testou o CPU Lite Loud em 0 (zero) e falou que ficou top.

Resumindo da para deixar uma configuração da BIOS melhor que o original, pelo menos na placa-mãe da MSI achei simples resolver isso rsrsrs, mais é claro eu pesquisei nos site gringo.

Em jogos a temperatura fica na casa dos 47º +/- e só fica nisso por conta da placa de vídeo fica jogando ar quente na cara do water cooler, com a lateral do gabinete aberta a temperatura ficaria mais baixa  e stressando o processador por mais de 10 minutos o núcleo mais quente bate só um pico em 91ºC e depois fica na media dos 86ºC.

image.thumb.png.1217741137329ea25f5535d5235cc1fc.png

No meu computador zero problema de cpu throttling que é aquele problema que reduz o desempenho do processador, zero instabilidade graças a Deus.

E você não falou qual o modelo do seu gabinete a quantidade de fans e o principal qual a posição do mesmo, isso faz um diferença bacana, tanto em placa de vídeo e processador.

• Curtir 1
Postado

Não sei se a MSI faz igual na Intel, mas pela minha experiência com minha placa-mãe e também vendo reviews de outras placas MSI para CPUs AM4, eu percebo que ela gosta de forçar um poquinho os limites de energia nas configurações stock, então o usuário tem que ficar esperto e aprender a dar uma ajustada para usar o CPU de forma mais eficiente.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @Edvaldo J. Frederico A única coisa que eu ainda não entendi é por que, assim que ligo o PC, ele é forçado a trabalhar no máximo, mesmo sem eu estar utilizando nada. Não lembro se no i7-8700k era assim, visto que eu não monitorava isso, mas acho muito estranho ligar o PC e ver que o processador está sendo utilizado no máximo sem que eu esteja fazendo nada. Era isso que eu queria configurar: deixar a potência padrão dele, mas que fosse utilizada só quando houvesse necessidade.

Ontem após reiniciar umas 5 vezes tentando configurar isso, ele parou sozinho de forçar alta potencia assim que inicia. Mas não aprendi a configurar. 

Na imagem mostra 89% de utilização, mas não estava usando nem 5%, o outro processador era diferente, se a velocidade base é 3,4 GHz, ele fica na velocidade base e só aumenta se tiver necessidade. Queria configurar para que ficasse assim. 

Captura de tela 2024-08-25 112046.png

Captura de tela 2024-08-25 112303.png

• Curtir 1
Postado

@Sprock_ no caso, o Windows mostra um uso baixo e o HWMonitor um uso mais alto, é isso? Eu não confio muito no HWMonitor, eu já vi casos dele reportando informações incorretas. Eu confio mais no HWiNFO64, até porque ele tem acesso a muito mais sensores, o que pode até ser mais confuso para iniciantes.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Sprock_ disse:

@GuilhermeGB @Edvaldo J. Frederico A única coisa que eu ainda não entendi é por que, assim que ligo o PC, ele é forçado a trabalhar no máximo, mesmo sem eu estar utilizando nada. Não lembro se no i7-8700k era assim, visto que eu não monitorava isso, mas acho muito estranho ligar o PC e ver que o processador está sendo utilizado no máximo sem que eu esteja fazendo nada. Era isso que eu queria configurar: deixar a potência padrão dele, mas que fosse utilizada só quando houvesse necessidade.

Ontem após reiniciar umas 5 vezes tentando configurar isso, ele parou sozinho de forçar alta potencia assim que inicia. Mas não aprendi a configurar. 

Na imagem mostra 89% de utilização, mas não estava usando nem 5%, o outro processador era diferente, se a velocidade base é 3,4 GHz, ele fica na velocidade base e só aumenta se tiver necessidade. Queria configurar para que ficasse assim. 

Captura de tela 2024-08-25 112046.png

Captura de tela 2024-08-25 112303.png

Tarde

Se for ao ligar aqui também acontece.

Quando ligo todos os coolers ligam no máximo e depois vai reduzindo.

Postado

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Esse é o grande problema, se fosse só no inicio e a utilização baixasse depois, ok. Problema que não baixa, se eu deixar 4 horas ligado, fica assim 4 horas com utilização maxima, e testei o Hwin, mesma coisa. Não sei o que é, as vezes resolve ai volta de novo. Não sei mais o que configurar. Vou entrar em contato com a MSI. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sprock_ disse:

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Esse é o grande problema, se fosse só no inicio e a utilização baixasse depois, ok. Problema que não baixa, se eu deixar 4 horas ligado, fica assim 4 horas com utilização maxima, e testei o Hwin, mesma coisa. Não sei o que é, as vezes resolve ai volta de novo. Não sei mais o que configurar. Vou entrar em contato com a MSI. 

No meu computador tenho 6 fans duas delas é do water cooler e todas estão ligado na placa-mãe, todas as fans tem conector de 4 pinos ou seja tem controle por PWM.

Agora pode exemplo a temperatura está por volta de 37ºC, e rotação de todas as fans bem baixa (entre 600 á 100RPM), e em dia de calor a temperatura fica na média de 41ºC é 50ºC e só a partir dos 60ºC +/- que a rotação das fans começa a aumentar.

Eu não coloquei a temperatura inicial mais baixa porque se não fica incomodando, você está usando o pc de boa e qualquer coisa que vai fazer a rotação fica subindo e descendo.

msi_snapshot_21-fan1-png.154173

Postado

Galeraaaaaa, lado positivo, descobri que não tem nada a ver com BIOS, ou processador, pelo menos não diretamente. Reinstalei o windows, só que sendo o 10, em outro SSD. Sem drive nenhum atualizado, apenas o windows. O Processador está normaaaaaaaaaaaaaal, sem ficar com alta utilização 24 horas. Amém 
Agora vou na busca de descobrir o que é, primeiro vou fazer todas as atualizações do windows, posteriormente atualizar os drivers, e procurar. Se eu descobrir, volto aqui. @Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB @1lokos

Capturar.PNG

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Sprock_ só que tem um detalhe: o Windows 10 não tem otimizações para esses novos processadores Intel com P-cores e E-cores, então você pode acabar perdendo desempenho em alguns cenários.

Boa noite 

Verdade, eu estava usando o windows 10 quando atualizei para o windows 11 percebi melhora de desempenho em alguns programas.

Sou viciado em rodar programa do tipo benchmark 🤣🤣🤣🤣🤣, e rodando o cinebench R23 e R15 teve uma boa diferença.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico é uma forma da Microsoft forçar a gente usar Windows 11 também kkkk. Agora tem até uma versão insider do Windows 11 que aumentou bem o desempenho dos Ryzen 7000 e 9000, o Hardware Unboxed fez um teste. Tem jogo que o salto foi de mais de 30%, mas a maioria ficou entre 5-15%. Pelo que foi falado, essa versão também traria melhoria para os Ryzen 5000, mas ainda não vi testes deles.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...