Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhores, Recentemente, montei um kit com i7-14700k, MSI Z790 Gaming Plus Wi-Fi, 32GB DDR5 6000 MHz, e water cooler XPG Levante 240mm. 

Desde do inicio, apenas ao ligar o pc, a temperatura já subia para 100º, fiz diversos testes, hardware, software. E depois de varias tentativas, descobri que é Intel turbo boost que está fazendo com que a temperatura chegue ao máximo. 

E infelizmente ao desativar, o processador fica muito lento, gostaria de saber uma forma de como configurar (visto que não sei) ou outra alternativa. 

WhatsApp Image 2024-08-23 at 10.55.12.jpeg

Captura de tela 2024-08-23 104912.png

• Pedroou alterou o título para Intel turbo boost fazendo chegar 100 ºC no processador Core i7-14700k
Postado

@Flávio Pedroza Creio que não, já usava ele no processador anterior i7 8700k, e ele está bem instalado, mas supondo que fosse ele, por que quando desligo Intel turbo boost a temperatura fica em 43 ºC e ao jogar, no max. sobe pra 80 ºC. 

Mudei o CPU Lite Load de Mode 16 para Mode 9, vi no site gringo. Mas não sei se com isso perco desempenho. 

Captura de tela 2024-08-23 112039.png

Viu que no anterior a utilização estava em 87,4% e nesse de agora está em 1,6%. E os dois estavam apenas com windows aberto.  Não sei como funciona o LIte load, mas apos mudar, diminuiu.

• Solução
Postado

@Sprock_ nem se compara, amigo, 8700K com 14700K. Você mesmo pode ver que seu CPU está ultrapassando os 200W de consumo, não é qualquer cooler que consegue segurar isso. Esses CPUs da Intel são rápidos, porém bastante ineficientes, a Intel teve que apelar para altos níveis energéticos para atingir alto desempenho, e por conta disso mesmo que apareceram os problemas de degradação.

Sugiro você dar uma estudada em formas de fazer undervolting, assim você reduz o consumo e temperatura sem afetar tanto o desempenho. Mas para CPUs que consomem mais do que 200W, é mais interessante pensar em bons Water Coolers de 360mm ou maiores.

EDIT: Também gostaria de notar que é "normal" esses CPUs high-end da Intel operarem acima dos 90ºC, mesmo com cooler bem potente. Pode verificar reviews e relatos de usuários, todos dirão a mesma coisa.

cpu-temperature-blender.png

• Curtir 2
Postado

Sim sim, eu vi que na própria intel ela fala que é normal esse processador até ter picos acima de 100º.

Entendi amigo, então a ideia é trocar o Water cooler por um mais potente 360mm , e estudar o undervolting. 

Vou vê como se comporta nos jogos a ideia de usar CPU Lite Load no Mode 9, que é uma forma bem básica de controlar.

Agradeço pela ajuda de vocês.

Obs. Me arrependendo de não ter pego um AMD 😞 

Postado

@Sprock_ se você conseguir fazer um bom undervoltig, talvez nem precise mudar o cooler. O negócio é conseguir fazer o CPU ficar abaixo dos 100ºC. Veja na BIOS que o limite térmico está em 100ºC, então seu processador está dando o máximo que ele consegue sem passar dos 100ºC, se você liberasse mais temperatura, ele acabaria esquentando mais. Se você conseguir fazer ele atingir o mesmo desempenho ou um pouco mais, só que abaixo dos 100ºC, já será uma boa melhoria.

• Curtir 1
Postado

Você atualizou o BIOS da MSI com o novo microcode da Intel (Ox129), que supostamente evitará do CPU ser "cozinhado" por excesso de tensão e degrade de forma irreversível em pouco tempo?

Também, não deixe o MCE (Multi Core Enhancement)  - pode ser que a MSI use outro nome;*  o que coloca o clock Turbo em todos os cores habilitado, é outro suspeito da causa da degradação.

Se não fez isso, faça antes que seja tarde demais.

* Talvez seja este "Long Limit Power Limit Duration".

Esse vídeo desta semana do (chato) JayTwoCents mostra as configurações de BIOS de uma MSI, é sobre como detectar se o Intel 13ª-14ª esta sendo afetado pelo "meltdown do núcleo". 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, Sprock_ disse:

Senhores, Recentemente, montei um kit com i7-14700k, MSI Z790 Gaming Plus Wi-Fi, 32GB DDR5 6000 MHz, e water cooler XPG Levante 240mm. 

Desde do inicio, apenas ao ligar o pc, a temperatura já subia para 100º, fiz diversos testes, hardware, software. E depois de varias tentativas, descobri que é Intel turbo boost que está fazendo com que a temperatura chegue ao máximo. 

E infelizmente ao desativar, o processador fica muito lento, gostaria de saber uma forma de como configurar (visto que não sei) ou outra alternativa. 

WhatsApp Image 2024-08-23 at 10.55.12.jpeg

Captura de tela 2024-08-23 104912.png

Dia

O CPU Lite Loud está muito auto o valor "16" mude para para menos de 9 que vai cair a temperatura.

Aqui estou usando em 12 porque estou com overclock.

image.png

Imagem do WhatsApp de 2024-08-21 à(s) 18.17.51_5ffb9a8f.jpg

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico @1lokos @GuilhermeGB

Senhores, agradeço a ajuda de todos. Realmente, é isso: monitorar, configurar o CPU Lite Load, e fazer undervolting. A questão do MCE vou procurar entender melhor, mas só de deixar o Lite Load abaixo de 9, a potência já foi bem controlada.

Agora, a questão é analisar o desempenho... Isso é o que vou observar daqui pra frente.

Posteriormente, vou comprar um water cooler de 360 mm, que acredito que vai ajudar bastante, e sempre monitorar as atualizações da BIOS.

Por ser um 'fan boy' da Intel, nem me atentei a esse TDP  absurdo dos processadores Intel em comparação com os da AMD. Não sei se foi uma boa escolha para alguém que apenas vai jogar e projetar. Mas vamos lá.

Novamente, obrigado a todos.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Sprock_ disse:

@Edvaldo J. Frederico @1lokos @GuilhermeGB

Senhores, agradeço a ajuda de todos. Realmente, é isso: monitorar, configurar o CPU Lite Load, e fazer undervolting. A questão do MCE vou procurar entender melhor, mas só de deixar o Lite Load abaixo de 9, a potência já foi bem controlada.

Agora, a questão é analisar o desempenho... Isso é o que vou observar daqui pra frente.

Posteriormente, vou comprar um water cooler de 360 mm, que acredito que vai ajudar bastante, e sempre monitorar as atualizações da BIOS.

Por ser um 'fan boy' da Intel, nem me atentei a esse TDP  absurdo dos processadores Intel em comparação com os da AMD. Não sei se foi uma boa escolha para alguém que apenas vai jogar e projetar. Mas vamos lá.

Novamente, obrigado a todos.

Bom dia 

Que bom que deu certo 😊.

A BIOS da minha placa-mãe também estou aprendendo como se tira o melhor aproveito.

O "long duration power limit" pode por  abaixo dos 200w que também ajuda.

Compre o frame LGA 1700 igual o da foto que também vai te ajudar a melhorar a temperatura.

frame_pasta_termica.jpg

Ontem eu instalei a nova BIOS da minha placa-mãe e fiz um teste com meu processador em stock, e a temperatura ficou igual após eu ter feito overclock no processador de 5.1Ghz para 5.5Ghz no núcleos de performance e 3.9Ghz para 4.4Ghz no núcleos de eficiência e ter colocado o CPU Lite Loud para 12 (o padrão estava em 16 ou 18 não lembro) e o  "long duration power limit" o padrão era 181w e mudei para 220w.

Teve um cara aqui do fórum que ele tem um processador e placa-mãe igual a sua ele testou o CPU Lite Loud em 0 (zero) e falou que ficou top.

Resumindo da para deixar uma configuração da BIOS melhor que o original, pelo menos na placa-mãe da MSI achei simples resolver isso rsrsrs, mais é claro eu pesquisei nos site gringo.

Em jogos a temperatura fica na casa dos 47º +/- e só fica nisso por conta da placa de vídeo fica jogando ar quente na cara do water cooler, com a lateral do gabinete aberta a temperatura ficaria mais baixa  e stressando o processador por mais de 10 minutos o núcleo mais quente bate só um pico em 91ºC e depois fica na media dos 86ºC.

image.thumb.png.1217741137329ea25f5535d5235cc1fc.png

No meu computador zero problema de cpu throttling que é aquele problema que reduz o desempenho do processador, zero instabilidade graças a Deus.

E você não falou qual o modelo do seu gabinete a quantidade de fans e o principal qual a posição do mesmo, isso faz um diferença bacana, tanto em placa de vídeo e processador.

• Curtir 1
Postado

Não sei se a MSI faz igual na Intel, mas pela minha experiência com minha placa-mãe e também vendo reviews de outras placas MSI para CPUs AM4, eu percebo que ela gosta de forçar um poquinho os limites de energia nas configurações stock, então o usuário tem que ficar esperto e aprender a dar uma ajustada para usar o CPU de forma mais eficiente.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @Edvaldo J. Frederico A única coisa que eu ainda não entendi é por que, assim que ligo o PC, ele é forçado a trabalhar no máximo, mesmo sem eu estar utilizando nada. Não lembro se no i7-8700k era assim, visto que eu não monitorava isso, mas acho muito estranho ligar o PC e ver que o processador está sendo utilizado no máximo sem que eu esteja fazendo nada. Era isso que eu queria configurar: deixar a potência padrão dele, mas que fosse utilizada só quando houvesse necessidade.

Ontem após reiniciar umas 5 vezes tentando configurar isso, ele parou sozinho de forçar alta potencia assim que inicia. Mas não aprendi a configurar. 

Na imagem mostra 89% de utilização, mas não estava usando nem 5%, o outro processador era diferente, se a velocidade base é 3,4 GHz, ele fica na velocidade base e só aumenta se tiver necessidade. Queria configurar para que ficasse assim. 

Captura de tela 2024-08-25 112046.png

Captura de tela 2024-08-25 112303.png

• Curtir 1
Postado

@Sprock_ no caso, o Windows mostra um uso baixo e o HWMonitor um uso mais alto, é isso? Eu não confio muito no HWMonitor, eu já vi casos dele reportando informações incorretas. Eu confio mais no HWiNFO64, até porque ele tem acesso a muito mais sensores, o que pode até ser mais confuso para iniciantes.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Sprock_ disse:

@GuilhermeGB @Edvaldo J. Frederico A única coisa que eu ainda não entendi é por que, assim que ligo o PC, ele é forçado a trabalhar no máximo, mesmo sem eu estar utilizando nada. Não lembro se no i7-8700k era assim, visto que eu não monitorava isso, mas acho muito estranho ligar o PC e ver que o processador está sendo utilizado no máximo sem que eu esteja fazendo nada. Era isso que eu queria configurar: deixar a potência padrão dele, mas que fosse utilizada só quando houvesse necessidade.

Ontem após reiniciar umas 5 vezes tentando configurar isso, ele parou sozinho de forçar alta potencia assim que inicia. Mas não aprendi a configurar. 

Na imagem mostra 89% de utilização, mas não estava usando nem 5%, o outro processador era diferente, se a velocidade base é 3,4 GHz, ele fica na velocidade base e só aumenta se tiver necessidade. Queria configurar para que ficasse assim. 

Captura de tela 2024-08-25 112046.png

Captura de tela 2024-08-25 112303.png

Tarde

Se for ao ligar aqui também acontece.

Quando ligo todos os coolers ligam no máximo e depois vai reduzindo.

Postado

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Esse é o grande problema, se fosse só no inicio e a utilização baixasse depois, ok. Problema que não baixa, se eu deixar 4 horas ligado, fica assim 4 horas com utilização maxima, e testei o Hwin, mesma coisa. Não sei o que é, as vezes resolve ai volta de novo. Não sei mais o que configurar. Vou entrar em contato com a MSI. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sprock_ disse:

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Esse é o grande problema, se fosse só no inicio e a utilização baixasse depois, ok. Problema que não baixa, se eu deixar 4 horas ligado, fica assim 4 horas com utilização maxima, e testei o Hwin, mesma coisa. Não sei o que é, as vezes resolve ai volta de novo. Não sei mais o que configurar. Vou entrar em contato com a MSI. 

No meu computador tenho 6 fans duas delas é do water cooler e todas estão ligado na placa-mãe, todas as fans tem conector de 4 pinos ou seja tem controle por PWM.

Agora pode exemplo a temperatura está por volta de 37ºC, e rotação de todas as fans bem baixa (entre 600 á 100RPM), e em dia de calor a temperatura fica na média de 41ºC é 50ºC e só a partir dos 60ºC +/- que a rotação das fans começa a aumentar.

Eu não coloquei a temperatura inicial mais baixa porque se não fica incomodando, você está usando o pc de boa e qualquer coisa que vai fazer a rotação fica subindo e descendo.

msi_snapshot_21-fan1-png.154173

Postado

Galeraaaaaa, lado positivo, descobri que não tem nada a ver com BIOS, ou processador, pelo menos não diretamente. Reinstalei o windows, só que sendo o 10, em outro SSD. Sem drive nenhum atualizado, apenas o windows. O Processador está normaaaaaaaaaaaaaal, sem ficar com alta utilização 24 horas. Amém 
Agora vou na busca de descobrir o que é, primeiro vou fazer todas as atualizações do windows, posteriormente atualizar os drivers, e procurar. Se eu descobrir, volto aqui. @Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB @1lokos

Capturar.PNG

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Sprock_ só que tem um detalhe: o Windows 10 não tem otimizações para esses novos processadores Intel com P-cores e E-cores, então você pode acabar perdendo desempenho em alguns cenários.

Boa noite 

Verdade, eu estava usando o windows 10 quando atualizei para o windows 11 percebi melhora de desempenho em alguns programas.

Sou viciado em rodar programa do tipo benchmark 🤣🤣🤣🤣🤣, e rodando o cinebench R23 e R15 teve uma boa diferença.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico é uma forma da Microsoft forçar a gente usar Windows 11 também kkkk. Agora tem até uma versão insider do Windows 11 que aumentou bem o desempenho dos Ryzen 7000 e 9000, o Hardware Unboxed fez um teste. Tem jogo que o salto foi de mais de 30%, mas a maioria ficou entre 5-15%. Pelo que foi falado, essa versão também traria melhoria para os Ryzen 5000, mas ainda não vi testes deles.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...