Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu note é de 2016 o processador é um Intel Core i7-6500 e a placa de vídeo é uma 940m. Quando abro vídeos 4k o pc fica travando. Quero comprar um novo note e queria saber se esses pcs novos sem placa de vídeo dedicada, com gpu  Intel Iris Xe Graphics G7 (80 EUs) reproduzem vídeo 4k de boa sem travar. Abri um comparativo e essa intel iris é melhor que a gpu do meu processador e da minha placa de Vídeo.

Eu deixo o meu ligado na tv 4k mas uso resolução mais baixa porque fica travando. Não suporta.

• Membro VIP
Postado

A GPU decodificando codecs modernos em 4K é o que importa. Wikipedia diz que a GPU integrada do Core i5-1335U (Raptor Lake-U) desse Samsung suporta decodificação de H.264 2160/60p, H.265 4320/60p, VP9 4320/60p, AV1 4320/60p:

https://en.wikipedia.org/wiki/Intel_Graphics_Technology#Capabilities_(GPU_video_acceleration)

Com exceção do vovô H.264, que é suportado em até 4K, os demais podem ser até 8K.

Cuide que o Media Player Classic foi descontinuado faz tempo. A menos que exista um fork mantido atualmente, talvez você possa ter problemas com decodificação de vídeo via GPU com ele. O Reprodutor Multimídia nativo do Windows ou o VLC são opções nesse caso. Navegadores possuem suporte faz tempo. Mantenha o driver da GPU atualizado e seja feliz. 🍷

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Para aplicativos reprodutores de mídia em 4K, sugiro o VLC Media Player.
Para vídeo integrado que suporte a reprodução dessa resolução sem muitos problemas, recomendo processadores Intel de 11ª Geração em diante, com versões da Iris Xe Graphics com 80 ou 96 núcleos de execução, ou os Ryzen série 4000 ou 5000, equipados com Vega 7 ou Vega 8. A exemplo dos seguintes modelos de notebook:
https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/?_sfm_spec_gpu_model=G7+(80+EUs)-%2B-G7+(96+EUs)-%2B-RX+Vega+7+(4000%2F5000)-%2B-RX+Vega+8+(4000%2F5000)&_sfm_spec_gpu_type=Integrada&post_types=notebooks&sort_order=_sfm_sale_lowest-price+asc+num

Dicas adicionais para escolher bem o seu notebook:
1. Para modelos com 4GB ou 8GB RAM, verifique se a memória está em 2 pentes. Caso não, considere a compra de um segundo pente de RAM. Isso porque usar um só pente de RAM com vídeo integrado reduz a performance dele em cerca de 40%;
2. Na ferramenta de pesquisa do site Que Notebook Comprar, priorize as ofertas com preços marcados em Azul ou Verde;
3. Os modelos de notebook com Linux são mais baratos, por se tratar de um SO sem necessidade de licença. No entanto, o Windows pode ser instalado facilmente depois;
4. Notebooks com tela IPS ou WVA são mais bonitos, mas as telas TN são mais baratas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!